Desde 1995, o Laboratório de Solos da Uesb e a comunidade de agricultores da região Sudoeste da Bahia e do norte de Minas Gerais trabalham em conjunto na tomada de decisões úteis para o uso da terra no cultivo de frutas. Localizado no campus de Vitória da Conquista, o espaço compreende o Laboratório de Química do Solo e, por meio da análise de amostras enviadas, auxilia na produção regional.
O setor ainda presta serviço aos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal, enviando informações sobre a química dos solos de matas nativas para o uso em florestas plantadas. Além disso, o Laboratório contribui com o trabalho desenvolvido nos cursos de pós-graduação, realizando análise de solos para pastagens e produção de milho, e observando amostras de água para uso em irrigações.
As análises observam os aspectos relacionados à quantidade de nutrientes presentes no solo, bem como a acidez e a presença de compostos que possam ser prejudiciais para as plantas que serão cultivadas na área. A partir disso, os cientistas podem sugerir aos produtores medidas para correção de problemas no solo, como o acréscimo de gesso ou calcário para a correção da acidez, ou, por exemplo, a indicação da quantidade de fertilizantes necessária para o condicionamento do solo, a partir da quantidade de nutrientes detectada na análise.
As análises são feitas de acordo com as demandas enviadas pelos produtores. Os interessados devem levar as amostras até o Laboratório, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, seguindo os protocolos de biossegurança. Qualquer dúvida, entre em contato pelo telefone (77) 3424 8635.