Grupo de Estudos LEMarx/UESB – 2022. Módulo I ao III

Módulo I: Apontamentos para uma introdução ao pensamento marxista.

Sessão I: A categoria trabalho em Marx e sua centralidade ontológica.

Bibliografia Básica:

MARX, K. O Capital. Crítica da economia política. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013. Livro I, Cap.5.
Bibliografia Complementar:
ANTUNES, R. Século XXI: Nova era da precarização estrutural do trabalho? Seminário nacional de saúde mental e trabalho. São Paulo, 2008.

TUMOLO, P. S. O significado do trabalho no capitalismo e o trabalho como princípio educativo: ensaio de análise crítica. Trabalho necessário. Niterói: UFF, ano1, n° 1, p. 1-16, 2003.

Indicação:

Curso “Estudos sobre o Capital – Módulo II: Trabalho” ministrado pelo professor Ms. Marcos Tavares (UESB).


Link: http://https://youtu.be/fkkRDYJ7Q3s

Sessão II: O “Estado no sistema sociometabólico do capital”.

Bibliografia Básica:

MARX, K. Crítica da filosofia do direito de Hegel (1843). 2ª edição. São Paulo: Boitempo, 2010, p.145-157.

Bibliografia complementar:

MÉSZÁROS, I. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2011, p. 94-132.

Indicação:
Vídeo: Marx, Engels e a crítica do Estado e do direito.
Prof. Alisson Mascaro. Disponível no Youtube: https://youtu.be/7bM4y9hsJS4

Sessão III: Direitos, direitos Humanos e emancipação.

Bibliografia Básica:

Mascaro, Alysson Leandro. DIREITOS HUMANOS: UMA CRÍTICA MARXISTA. Lua Nova: Revista de Cultura e Política [online]. 2017, n. 101, pp. 109-137.

Bibliografia complementar:

CISNE, Mirla. Direitos humanos e violência contra as mulheres: uma luta contra a sociedade patriarcal-racista-capitalista. Serv. Soc. Rev., Londrina, v. 18, n. 1, p.138-154, 2015.

Indicação:

Vídeo: Humanidade
Canal Tempero Drag, com Rita Von Hunty. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=pj3kSSKunzQ&t=237s

Documentário “Que Bom te Ver Viva”. Disponível: https://youtu.be/zqpybT37k9A

Sessão IV: Consciência e revolução no pensamento marxista.

Bibliografia Básica:

IASI, Mauro Luís. Consciência e revolução no pensamento marxista. In: O dilema de Hamlet: o ser e o não ser da consciência. 1ª ed. São Paulo: Viramundo, 2014.

Bibliografia complementar:

ENGELS, Friedrich; MARX, Karl. Feuerbach e História, rascunhos e anotações. In: A Ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

Módulo II: Categorias marxistas e a formação social brasileira.

Sessão V: A teoria da reprodução social e a divisão sexual do trabalho.

Bibliografia Básica:

ARRUZZA, Cinzia. Funcionalista, determinista e reducionista. Tradução: Murillo van der Laan. Revisão: Mariana Shinohara Roncato e Rafael Dias Toitio. Revista Science and Society, vol. 80, n. 1, Janeiro de 2016.
Hirata, H. (2015). Mudanças e permanências nas desigualdades de gênero: divisão sexual do trabalho numa perspectiva comparativa. [Análise, n. 7/2015], Friedrich Ebert Stiftung (FES) Brasil, São Paulo. Disponível em: https://library.fes.de/pdf-files/bueros/brasilien/12133.pdf

Bibliografia complementar:

GONZALES, Lélia. Racismo e Sexismo na Cultura Brasileira. In: Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 1984, p. 223-244.

Sessão VI: O patriarcado na epistemologia feminista: debates e controvérsias.

Bibliografia Básica:

ARRUZZA, Cinzia. Considerações sobre gênero: reabrindo o debate sobre patriarcado e/ou capitalismo. Outubro Revista, n. 23, p. 33-58, 2015.

Bibliografia complementar:

LERNER, Gerda. A criação do patriarcado: história da opressão das mulheres pelos homens. Tradução: Luiza Sellera. São Paulo: Cultrix, 2019.
SAFFIOTI, Heleieth. A realidade nua e crua. In: Gênero, patriarcado, violência. 2ª ed, São Paulo: Expressão Popular: Fundação Perseu Abramo, 2015, p. 11 – 40.
SAFFIOTI, Heleieth. Não há revolução sem teoria (frase de Lenin). In: Gênero, patriarcado, violência. 2ª ed, São Paulo: Expressão Popular: Fundação Perseu Abramo, 2015, p. 101 – 149.

Indicação:Vídeo: Entrevista com Cinza Aruza para o canal Tese Onze.
Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=1tP-oBZXD4k

Sessão VII: Aparelhos de hegemonia e controle social.

Bibliografia Básica:

BIANCHI, Alvaro; MUSSI, Daniela. Pequeno glossário gramsciano. Revista Cult, 2021. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/pequeno-glossario-gramsciniano/
JESSOP, Bob. Althusser Poulantzas Buci-Glucksmann – desenvolvimentos ulteriores do conceito gramsciano de Estado integral. Crítica Marxista, n.29, p.97-121, 2009.

Indicações complementares sobre: Hegemonia, aparelhos privados de hegemonia, papel do Estado, disputa de posição. Feita pelo professor Dr. Cristiano Ferraz

Bibliografia Básica:

ALTHUSSER, Louis. Por Marx. 1ª Ed., Editora da Unicamp: Campinas, 2015.
FERRAZ, Cristiano L. Os EUA e o Bloco Histórico Americanista: Hegemonia, Crise e Estratégias de Recomposição. In: Politéia: História e Sociedade. Vol. 4, n.1, p. 183-210, 2004.
GRAMSCI, Antônio. Cadernos do Cárcere Vol. 1. 3º Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
GRAMSCI, Antônio. Cadernos do Cárcere Vol. 4. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
POULANTZAS, Nicos. O Estado, o poder, o socialismo. Paz e Terra: São Paulo, 2000.
POULANTZAS, Nicos. Poder Político e Classes Sociais. 1ª Ed., Editora da Unicamp: Campinas, 2019.
SEMERARO, Giovanni. Gramsci e a Sociedade Civil: cultura e educação para a democracia. Petrópolís-RJ: Vozes, 1999.

Bibliografia complementar:

BOITO JR, Armando. Estado, Política e Classes Sociais. São Paulo: Editora UNESP.
DE SOUZA, Ângela Tude. Sobre o Americanismo e Fordismo de Antonio Gramsci. Coleção Textos Didáticos (nº 5). Campinas-SP: IFCH/Unicamp, 1992.
HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo-SP: Edições Loyola, 1992.
JESUS, Antônio Tavares de. Educação e Hegemonia no Pensamento de Antônio Gramsci. São Paulo-SP: Cortez; Campinas-SP: Editora da Unicamp, 1989.
KUENZER, Acácia Zeneida. Pedagogia da Fábrica. 4ª Ed. rev. São Paulo-SP: Cortez, 1995.
MANACORDA, Mario A. O Princípio Educativo em Gramsci. Porto Alegre-RS: Artes Médicas, 1990.
NEVES, Lúcia M. W. Educação e Política no Brasil de Hoje. 2ª Ed. São Paulo-SP: Cortez, 1999.
NEVES, Lúcia M. W.. (Org). Educação e Política no Limiar do Século XXI. São Paulo- SP: Autores Associados, 2001.
PRZEWORSKI, Adam. Capitalismo e Social-Democracia. São Paulo: Cia das Letras, 1989.
RODRIGUES, José dos S. O Moderno Príncipe Industrial: o pensamento pedagógico da Confederação Nacional da Indústria. Campinas-SP: Autores Associados, 1998.
RUMMERT, Sônia Maria. Educação e Identidade dos Trabalhadores: as concepções do capital e do trabalho. São Paulo-SP: Xamã; Niterói-RJ: Intertexto, 2000.
TSÉ-TUNG, Mao. Sobre a Prática e Sobre a Contradição. São Paulo-SP: Edições Populares, 1999.

Sessão VIII: Capitalismo dependente e a “questão social” no Brasil.

Bibliografia Básica:

CASTELO, Rodrigo. A violência como potência econômica na gênese da “questão social” no Brasil. Temporalis, Brasília, v.21, n.42, p.94-109, jul./dez. 2021.
Bibliografia complementar:
DOS SANTOS, Theotônio. Evolução histórica do Brasil. São Paulo: Expressão Popular, 2021.
FERNANDES, Florestan. Significado do protesto negro. São Paulo: Expressão Popular; Fundação Perseu Abramo, 2017.
FOOT HARDMAN, Francisco; LEONARDI, Victor. História da indústria e do trabalho no Brasil. 2. ed. São Paulo: Ática, 1991.
IANNI, Octavio. A ideia de Brasil moderno. São Paulo: Brasiliense, 1992.
MATTOS, Marcelo Badaró. Escravizados e livres: experiências comuns na formação da classe trabalhadora carioca. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2008.
MOURA, Clovis. Escravismo, colonialismo, imperialismo e racismo. Afro-Ásia, n. 14, p.124-137, 1983.
SOUZA, Cristiane Luíza Sabino de. Racismo e luta de classes na América Latina: as veias abertas do capitalismo dependente. São Paulo: Hucitec, 2020.

Indicação:
Vídeo: Módulo 4 – Exploração – Curso “Estudos sobre o Capital”, LEMarx/UESB.
Disponível: https://youtu.be/ghT8zQocH1Y

Módulo III: Categorias marxistas e o estudo da linguagem.

Sessão IX: A gênese da linguagem e a transformação do cérebro.

Bibliografia Básica:

SANTA, Fernando Dala; BARONI, Vivian. As raízes marxistas do pensamento de Vigotki. Kínesis, Vol. VI, n° 12, Dezembro 2014, p.1-16. Disponível em: <https://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/Kinesis/1_fernandoevivian.pdf>.

BEZERRA, Giovani Ferreira; ARAUJO, Doracina Aparecida de Castro. Sobre a linguagem: considerações sobre a atividade verbal a partir da psicologia histórico-cultural. Temas psicol., Ribeirão Preto, v. 21, n. 1, p. 83-96, jun. 2013. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S1413389X2013000100006&lng=pt&nrm=iso>.

Bibliografia Complementar:

ENGELS, F. O Papel do Trabalho na Transformação do macaco em homem. 4ª ed., Ribeirão Preto: Editora Universidade Popular, 1990.

Link do drive:
https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1AJ4STsXJMv_DKY–SVPd-lYhZaG26JH3

 

Sessão X: O pensamento e a linguagem.

Bibliografia Básica:

VIGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e palavra. In: A construção do pensamento e da linguagem. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 395 – 486.

Bibliografia Complementar:

KRUSZIELSKI, L. Teoria do Sistema Funcional. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/301895/mod_resource/content/1/Teoria_do_Sistema _Funcional_texto_LEANDRO%5B1%5D.pdf, acesso em 11 de jun de 2022.

PASQUALINI, Juliana Campeegher. A perspectiva histórico-dialética da periodização do desenvolvimento infantil. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 14, n. 1, p. 32-40, jan./mar. 2009.

SESSÃO XI: A periodização e a formação dos conceitos.

Bibliografia básica:

SACCOMANI. Maria Cláudia da Silva. A periodização histórico-cultural e o desenvolvimento da linguagem: contribuições ao trabalho pedagógico na educação infantil. Obutchénie: R. de Didat. e Psic. Pedag.|Uberlândia, MG|v.3|n.3|p.1-24|set./dez. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.14393/OBv3n3.a2019-51697

Bibliografia completar:
PASQUALINI, Juliana Campregher. A perspectiva histórico-dialética da periodização do desenvolvimento infantil. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 14, n. 1, p. 31-40, jan./mar. 2009

Cursos

Grupo de Estudos LEMarx/UESB – 2022. Módulo I ao III
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I Curso Nacional de Formação Feminista
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Curso Interno – O Estado e a Vida das Mulheres
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II Curso de Formação Feminista
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Curso “Estudos sobre O Capital”
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Seminário “Genero, Sexualidade e Trabalho”
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