O Colegiado
Eventos
Links Especiais
Login Form
DEFESAS DE TCCS
Formação de Professores de Matemática para a Educação Especial. |
Autor(a): Marcelo de Araújo Lino |
Orientador(a): Janice Cássia Lando |
Data:12 de setembro de 2007 |
Softwares Aplicados no Ensino de Matemática: PossíContradições no Processo Ensino-Aprendizagem. |
Autor(a):Heitor Cordeiro Fragoso |
Orientador(a): |
Data: 13 setembro de 2007 |
As concepções de Ensino de Matemática dos Alunos do Curso de Licenciatura em Matemática: Um Estudo de Caso na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- Jequié. |
Autor(a): Bruno Pereira Pinheiro |
Orientador(a): Januária Araújo Bertane e Janice Cássia Lando (Co-Orientadora) |
Data: 31 de agosto de 2007 |
Utilizando a Recursão de Levison na Resolução de Sistemas Lineares Envolvendo Matrizes Teoplitz. |
Autor(a): Dário Mota Pimenta |
Orientador(a): Telesson Neves Teles |
Data:19 de dezembro de 2006 |
Uma reflexão sobre o uso da criatividade nas aulas de Matemática no Ensino Fundamental das Escolas Públicas. |
Autor(a): Igor Roberto Gonçalves Teixeira |
Orientador(a): Janice Cássia Lando |
Data: 15 de dezembro de 2006 |
Cálculo de Raízes de funções Polinomiais por Redes Neurais Artificiais. |
Autor(a): Márcio Andrade Dias |
Orientador(a): Telesson Neves Teles |
Data: 19 de dezembro de 2006 |
Práticas Docentes no Ensino Fundamental de Matemática: Uma análise Entre Professores Licenciados e não Licenciados em Matemática. |
Autor(a): Maria da Conceição Santos Oliveira |
Orientador(a): Márcia Graci de Oliveira Matos |
Data: 28 de julho de 2008 |
As Metodologias Utilizadas para Trabalhar a Matemática em Algumas Escolaa do Ensino Fundamental da Rede Pública de Jequié. |
Autor(a): Marta Mariele Barreto de Almeida |
Orientador(a): Roberta D' Ângela Menduni Bortoloti |
Data: 06 de fevereiro de 2008 |
Avaliação de Matemática: Meio ou Fim? Uma Nova Leitura no Processo do Ensino-Aprendizagem. |
Autor(a): Carlos José Coutinho Bião |
Orientador(a): Roberta D'Ângela Menduni Bortoloti |
Data: 31 de janeiro de 2008 |
Séries Iniciais e as Atividades dos Professores em Relação à Matemática: Um estudo de Caso em Lafaiete Coutinho. |
Autor(a): Leonardo Dias Chaves |
Orientador(a): Roberta D'Ângela Menduni Bortoloti |
Data: 06 de fevereiro de 2008 |
As Concepções sobre: A Matemática, o Ser Professor e o Ser Aluno na Formação Inicial dos Alunos do Curso de Licenciatura em Matemática de UESB-Jequié. |
Autor(a): Elaine Maria Coutinho de Jesus |
Orientador(a): Roberta D'Ângela Mendini Bortoloti |
Data: 07 de fevereiro de 2008 |
Resolução de Problema e Comunicação Matemática: As Concepções dos Professores de Matemática 5ª a 8ª Série, de um Colégio Estadual de Barra da Estiva. |
Autor(a): Jadiane Novais Alves |
Orientador(a): Jorge Costa Nascimento |
Data: 31 de janeiro de 2008 |
Primalidade: Análise Comparativa de Algoritmo AK5 |
Autor(a): Thiago Souza Paim |
Orientador(a): Fernando dos Santos Silva |
Data: 06 de fevereiro de 2008 |
Dificuldade de Aprendizagem em Álgebra na 6ª Série do Ensino Fundamental. |
Autor(a): Edelzita Dias Caroso Duarte |
Orientador(a): Janice Cássia Lando |
Data: 06 de fevereiro de 2008 |
Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: Um Estudo de Caso na Creche Santa Tereza. |
Autor(a): Thalita Souza Santos |
Orientador(a): Inês Angélica Andrade Freire e Janice Cássia Lando (Co-Orientadora) |
Data: 06 de fevereiro de 2008 |
A História da Matemática como Instrumento Pedagógico. |
Autor(a): Vagner Santos Couto |
Orientador(a): Janice Cássia Lando |
Data: 06 de fevereiro de 2008 |
Implementação do Algoritmo de Criptografia RSA: Análise entre Segurança e Volcidade. |
Autor(a): Rafael dos Santos Andrade |
Orientador(a): Fernanado dos Santos Silva |
Data:30 de janeiro de 2008 |
Estudo Preliminar sobre a Utilização de Redes Neurais Artificiais na Substituição de Algoritmos de Rotinas Computacionais de Validação. |
Autor(a): Iran Barros Lima |
Orientador(a): Telesson Neves Teles |
Data:06 de fevereiro de 2008 |
O Ensino de Cálculo I no Curso de Licenciatura de Matemática: Obstáculos na Aprendizagem. |
Autor(a): Sílvia Pereira dos Santos |
Orientador(a): Márcia Graci de Oliveira Matos |
Data: 06 de fevereiro de 2008 |
A utilização de jogos no processo ensino-apredizagem da matemática: Superação dos Limites e Desenvolvimento de Possibilidades. |
Autor(a):Sivaldo Rodrigues |
Orientador(a):Janice Cassia Lando |
Data:19 de dezembro de 2008 |
Uma análise da "História da Matemática" no programa de formação de professores de Licenciatura em Matemática da UESB |
Autor(a):Thiago Lima De Oliveira |
Orientador(a):Inês Angélica Andrade Freire |
Data:19 de dezembro de 2008 |
O Ensino de Matemática em Jequié, no período do Movimento da Matemática Moderna (MMM) na perspectiva de Itamaré Madalena SIlva |
Autor(a):Everton Andrade Pereira |
Orientador(a):Janice Cassia Lando e Maria Nilsa SIlva Braga (Co-orientadora) |
Data:19 de dezembro de 2008 |
Concepções dos professores em relação ao uso da História da Matemática como auxílio no processo Ensino-Apredizagem da Matemática. |
Autor(a):José Luiz Santos De Farias |
Orientador(a): |
Data:19 de dezembro de 2008 |
Dificuldades dos alunos na aprendizagem de Álgebra |
Autor(a):Davi Vieira Ramos De Oliveira |
Orientador(a): |
Data:19 de dezembro de 2008 |
Dificuldades encontradas pelos professores no processo de ensino dos conceitos da Geometria Euclidiana. |
Autor(a):Alex Arruda Santos |
Orientador(a): |
Data:19 de desembro de 2008 |
Contrato Didático na Prática Docente. |
Autor(a):Deise Nunes Silva Ferreira |
Orientador(a):Maria Nilsa SIlva Braga |
Data:19 de dezembro de 2008 |
Obstáculos na aprendizagem dos números racionais na educação de jovens e adultos. |
Autor(a):Ariane Valasques de Souza |
Orientador(a):Jorge Costa Do Nascimento |
Data:19 de desembro de 2008 |
Formação continua de professores licenciados em Matemática na Educação Básica da rede pública da cidade de Jequié. |
Autor(a):Darlan Santos Rodrigues |
Orientador(a):Márcia Graci De Oliveira Matos |
Data:19 de dezembro de 2008 |
A utilização do laboratório de informática como complemento das aulas de Matemática. |
Autor(a):Jacson Adriano Dos Santos Cruz |
Orientador(a):Janice Cassia Lando |
Data:19 de dezembro de 2008 |
Método Montessoriano: contribuições para o ensino-aprendizagem da Matemática nas séries iniciais. |
Autor(a):Kely Viviane Gonçalves De Oliveira |
Orientador(a):Roberta D'ângela Menduni Bortoloti |
Data:19 de dezembro de 2008 |
Um estudo comFunções de Polinômios de 1º e 2º graus em ambiente informatizado. |
Autor(a):João Batista SIlva Caires |
Orientador(a):Jorge Costa Do Nascimento |
Data:19 de dezembrio de 2008 |
A avaliação da aprendizagem e as concepções dos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática: um estudo de caso na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB - Jequié. |
Autor(a):Edimilson Morais Dos Reis |
Orientador(a):Márcia Graci De Oliveira Matos |
Data:19 de dezembro de 2008 |
Como os professores de matemática do município de Ibirataia abordam a resolução de problemas. |
Autor(a):Emiraldo Pinheiro Sena Filho |
Orientador(a):Márcia Graci De Oliveira Matos |
Data:19 de dezembro de 2008 |
Ensino de matemática de jovens e adultos no nível médio. |
Autor(a):Ianara Moraes Dos Santos |
Orientador(a):Janice Cassia Lando |
Data:19 de dezembro de 2008 |
A Utilzação do Jogo de Palitinhos no Estudo dos Conceitos Iniciais de Probabilidade, no Ensino Médio. |
Autor(a): Pedro Nivaldo Gomes Lima |
Orientador(a): Jorges Costa do Nascimento |
Data: 19 de dezembro de 2009 |
Crença de Auto-Eficaçia em Matemática dos Alunos do Primeiro e do Último Semestre do Curso de Licenciatura em Matamática: Auto-Conceito e Desempenho. |
Autor(a): Anderson Costa Leone |
Orientador(a): Roberta D'Angela Menduni Bortoloti |
Data: 19 de dezembro de 2009 |
Dificuldade no Aprendizado Matático e suas Crenças. |
Autor(a): Raphael Almeida Nascimento |
Orientador(a): Janice Cássia Lando |
Data: 19 de dezembro de 2009 |
Etnomatática: A Valorização do Conhecimento do Cotidiano para o Ensino da Matemática. |
Autor(a): Wagenr Borges Pinheiro |
Orientador(a): |
Data: 19 de dezembro de 2009 |
Crença e Concepções dos Professores sobre o uso de Jogos no Ensino de Matemática nas Séries Íniciais do Ensino Fundamental. |
Autor(a): Daiane de Jesus Santos |
Orientador(a): Roberta D'Ângela Menduni Bortoloti |
Data: 19 de dezembro de 2009 |
Informática e Educaçõa Matemática: Possível Contribuições do Uso da Informática na Formação do Futuro Professor de Matemática: o Caso de UESB-Jequié. |
Autor(a): Juliana Gomes da Conceição |
Orientador(a): Márcia Graci de Oliveira Matos |
Data: 19 de dezembro de 2009 |
Difilculdades Encontradas pelos Docentes no Ensino dos Conceitos Geométricos pelos Docentes no Ensino dos Conceitos Geométricos na 8ª Série do Ensino Fundamental II na Escola Pública. |
Autor(a): Genbaldo Cruz Filho |
Orientador(a): |
Data: 19 de dezembro de2009 |
Aproximações Numéricas dos Zeros Reais de Funções Continuas. |
Autor(a): Julio Macedo de Oliveiro Neto |
Orientador(a): Márcio Antonio de Andrade Bortoloti |
Data: 19 de dezembro de 2009 |
O Problema do Valor Total Máximo de um Fluxo em uma Rede e o Teorema de Ford e Fulkerson. |
Autor(a): Vinícius Santos Barros |
Orientador(a): Ademakson Souza Araújo |
Data: 19 de dezembro de 2009 |
O Uso de Calculadora no Ensino e na Aprendizagem de Matemáca nas Séries Finais do Ensino Fundamental. |
Autor(a): Fernanda Ferreira dos Satos |
Orientador(a): Maria Nilza Siva Braga |
Data: 20 de julho de 2009 |
A Investigação Matemática e a Construção do Pensamento Algébrico: O Uso da Inestigação Matémática como Metodologia de Ensino para a Construção e Desenvolvimento do Pensamento Algébrico, e a Particular, para a Compreensão de Incógnitas. |
Autor(a): Gabriela Nery Pereira |
Orientador(a): Maria Nilza Silva Braga |
Data: 21 de julho de 2009 |
Dificuldades no Ensino e Apresdizagem da Matemática na Educação de Jovens e Adultos. |
Autor(a): Petrônio Martins da Cunha Neto |
Orientador(a): Janice Cássia Lando |
Data: 19 de dezembro de 2009 |
Simulações Computacionais em Sistemas Presa-Predador. |
Autor(a): Valdex de Jesus Santos |
Orientador(a): Márcio Antonio de Andrade Bortoloti |
Data: 20 de julho de 2009 |
Saber Matemático: Uma análise dos 21 anos de Edições do Problema. |
Autor(a): Malu Rosa Brito Gomes |
Orientador(a):Janice Cássia Lando |
Data: 01 de julho de 2010 |
Dificuldades na Apredizagem de Didsciplina Geometria Analítica e Algébra Vetorial. |
Autor(a): Amauri Silva do Nascimento |
Orientador(a): Daniela Batista Santos |
Data: 01 de julho de 2010 |
Aversão à Matemática no Ensino Fundamental |
Autor(a): Carolina dos Santos Barreto |
Orientador(a): Márcio Graci Oliveira Matos |
Data: 01 de julho de 2010 |
A Ralação entre Porcentagem, Fração e Números Decimais. |
Autor(a): Antonio Roberto dos Santos Sampaio |
Orientador(a): Maria Nilsa Silva Braga |
Data: 01 de julho de 2010 |
O Ensino de Geometria, na 5ª Série, na Cidade de Jequié. |
Autor(a): Jsaamille Santana Gonçalves |
Orientador(a): |
Data: 01 de julho de 2010 |
Análisa de Produção Escrita do 1ºe 6º Semestre do Curso de Licenciatura em Matemática na UESB Campus de Jequié: Compreenção de alguns Conceitos de Conjuntos. |
Autor(a): Ib Couto Ribeiro |
Orientador(a):Roberta D'Angela Menduni Bortoloti |
Data: 01 de julho de 2010 |
As Concepções dos Professores de Matemática de um Colégio Estadual de Jequié acerca da Resolução de Problemas. |
Autor(a): Celceane Marcelo Santos |
Orientador(a): Janice Cássia Lando |
Data: 02 de fevereiro de 2011 |
Números Racionais Frações: Um Estudo acerca dos enfoques dados aos artigos sobre esses conceitos publicados nas Ediçoes do Barema. |
Autor(a): Darlan Santana Martins |
Orientador(a): Janice Cássia Lando |
Data: 11 de fevereiro de 2011 |
As Relações entre o ensino de Matemática e Cidadania feitas pelos Professores de duas Escolas Públicas do Ensino Fundamental II do Município de Lagedso de Tabocal- Ba. |
Autor(a): Melânia Thaysa Santos Pires |
Orientador(a): Janice Cássia Lando |
Data: 02 de fevereiro de 2011 |
Enfoque abordado pelos artigos publicados no Boletim de Educação de Matemática acerca da Investigação Matemática como Metodologia de Ensino. |
Autor(a): Vitor Marcelo Goiabeira de Oliveira |
Orientador(a): Janice Cássia Lando |
Data: 16 de dezembro de 2010 |
A O Ensino de Matemática Financeira: A Formação de Profeesores Empreendedores, em Matemática. |
Autor(a): Sintia Lima de Almeida Santos |
Orientador(a): Jorge Costa do Nascimento |
Data: 02 de fevereiro de 2011 |
A Construção do Saber Matemático no Ensino Fundamental II. |
Autor(a): Carina de Souza Gomes Sena |
Orientador(a): Jorge Costa do Nascimento |
Data: 02 de fevereiro de 2011 |
A Prova: Motivação para Aprendisagem Matemática no 3º ano de Ensino Médio. |
Autor(a): Átila Asntos Oliveira |
Orientador(a): Jorge Costa do Nascimento |
Data: 02 de fevereiro de 2011 |
A Informática, especificamente o uso do Computador e a Formação de Professores Matémática: Investigando a Formação Inicial de Disccentes em um Curso Regular de Graduação. |
Autor(a): Vilma Oliveira Fernandes |
Orientador(a): Jorge Costa do Nascimento |
Data: 03 de fevereiro de 2011 |
Prova Brasil: Inflência e Relações no Ensino-Apredizagem de Matemática. |
Autor(a): Marcia Cleide Santos Silva |
Orientador(a): Inês Angélica Andrade Freire |
Data: 10 de fevereiro de 2011 |
Análise de Perfil de Velocidade dos Flúidos de Bingham Regularizados. |
Autor(a): Silvana Santos Amorim |
Orientador(a): Márcio Antônio de Andrade Bortoloti |
Data: 18 de fevereiro de 2011 |
Utilização de Tecnologia de Informação e Comunicação (TICs) no Ensino e Aprendizagem de Matemática. |
Autor(a): Elson Venancio Oliveira Santos |
Orientador(a): thiago Souza Paim |
Data: 10 de fevereiro de 2011 |
Funções Trigonométricas no Ensino Superior. |
Autor(a): Mateus Souza de Oliveira |
Orientador(a): Jorge Costa do Nascimento |
Data: 11 de fevereiro de 2011 |
A Equação Algébrica do 1º grau, seu Processo de Ensino-Aprendizagem e suas Relações com o Cotidiano. |
Autor(a): Jaquelina Oliveira Santos |
Orientador(a): Inês Angélica Andrade Freire |
Data: 11 de fevereiro de 2011 |
Simulações Computacionais da Dinâmica Populacional do Bicho-Mineiro usando um Modelo de Autômatos Celulares. |
Autor(a): Luciana dos Santos Andrade |
Orientador(a): Nemésio Matos de Oliveira Neto |
Data: 14 de fevereiro de 2011 |
Análise de Erros em Matemáticas. |
Autor(a): Roberta Andrade Souza de Araújo |
Orientador(a): Roberta D'Angela Menduni Bortoloti |
Data: 03 de fevereiro de 2011 |
Cálculo Diferencial: do Conceito, ao Algebrismo e às Múltiplas Representações de Graduandos Matemáticas. |
Autor(a): Denize Palmito dos Santos |
Orientador(a): Jorge Costa do Nascimento |
Data: 19 de dezembro de 2011 |
Sustentação Aeorodinâmica Bernouli/Newton |
Autor(a): Gésio Gino de Oliveira |
Orientador(a): Nemésio Matos de Oliveira |
Data: 19 de novembro de 2011 |
teste
DEFESAS DE TCCS 2011 a 2014
Cálculo Diferencial: do Conceito, ao Algebrismo e ás Múltiplas Representações de Graduando de Matemática. |
Autor(a): Denize Palmito dos Santos |
Orientador(a): Jorge Costa do Nascimento |
Disciplinas do curso
Disciplinas
Disciplinas do Curso de Licenciatura em Matemática Com Enfoque em Informática distribuidas por semestre. Para informações mais detalhadas, consulte o Plano Pedagógico do curso na seção O Colegiado.
Egressos
O Curso de Matemática com Enfoque em Informática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié, já formou, até a presente data, 141 professores. Esses profissionais têm atuação, principalmente, no ensino médio e fundamental de escolas municipais, estaduais, particulares e federais da região e de outras regiões da Bahia e de outros estados. Essa é uma contribuição muito significativa para o desenvolvimento educacional, social, cultural e econômico de cidades da Bahia e de outros estados da federação.
EGRESSOS
2016.1
137 - CALINE FERREIRA SANTOS
138 - DENISE SOUZA QUEIROZ
139 - HIRLA VIEIRA FERREIRA
140 - LEILIANE DE OLIVEIRA ALMEIDA
141 - MARCELO SILVA OLIVEIRA
2015.2
132 - JOSÉ FERNANDO SANTOS RODRIGUES JÚNIOR
133 - LUIZ PAULO LOPES CAMURUGY
134 - MARIÂNGELA SANTANA SANTOS
135 - MARCOS SANTOS SILVA
136 - PATRÍCIA ALVES DE OLIVEIRA
2015.1
127 - CHRISTIANO SANTOS LIMA DIAS
128 - ERIVAN SANTOS ARAGÃO
129 - FÁBIO VINICIUS SOUZA ANDRADE
130 - GILMAR NASCIMENTO SANTOS
131 - IAGO BARROS DOS ANJOS SILVA
2014.2
121 - ÂNGEL SANTOS FONTES
122 - ELBA LIMA DOS SANTOS
123 - FÁBIO SILVA PIRES
124 - JACSON PEREIRA DOS SANTOS
125 - RAFAEL SOUZA BARROS
126 - THIAGO PORTO DE SOUZA
2014.1
118 - ALAILSON JESUS DOS SANTOS
119 - GÉSIO GINO DE OLIVEIRA
120 - LORENA ALVES BRITO
2013.2
114 - EDUARDO ANDRADE SANTOS
115 - JOSÉ CASSIANO TEIXEIRA SANTOS
116 - MARCOS ALBERTO DOS SANTOS BORGES
117 - RODRIGO SCHROEDER DOS SANTOS
2013.1
109 - FRANCISCO CARLOS BRITO DE SOUZA
110 - GABRIEL MENEZES CARDOSO
111 - RAFAEL DA CONCEIÇÃO SANTANA
112 - RITA DE CÁSSIA DE JESUS SANTOS
113 - WECSLEY DOS REIS OLIVEIRA
2012.2
107 - FABIANE GOMES PAIM
108 - MARIVALDO CONCEIÇÃO GONÇALVES
2012.1
103 - ALON DE JESUS PINHEIRO
104 - EVANEILA LIMA FRANÇA
105 - FERNANDO NERES GOMIDE
106 - VALÉRIA LAGO DA SILVA
2011.2
94 - ANNI BARRETO LYRA
95 - DENIZE PALMITO DOS SANTOS
96 - ERIDIANA SOUZA SILVA
97 - FLÁVIO DE JESUS ARAUJO
98 - IB COUTO RIBEIRO
99 - IGOR LAÉLIO BARBOSA SOUZA
100 - LUIZ FERNANDO SILVA FERREIRA
101 - MARCELO SILVA BISPO
102 - SARA BARTIRA SANTOS SOUZA
2011.1
86 - ANTONIO ROBERTO DOS SANTOS SAMPAIO
87 - CAROLINA DOS SANTOS BARRETO
88 - CELCEANE MARCELO SANTOS
89 - DARLAN SANTANA MARTINS
90 - GENEBALDO CRUZ FILHO
91 - MALÚ ROSA BRITO GOMES
92 - RONNIE JOSÉ DOS SANTOS MALHEIROS
93 - VITOR MARCELO GOIABEIRA DE OLIVEIRA
2010.2
73 - ÁTILA SANTOS OLIVEIRA
74 - CARINA DE SOUSA GOMES SENA
75 - ELSON VENANCIO OLIVEIRA SANTOS
76 - JAQUELINE OLIVEIRA SANTOS
77 - LUCIANA DOS SANTOS ANDRADE
78 - MARCIA CLEIDE SANTOS SILVA
79 - MATEUS SOUZA DE OLIVEIRA
80 - MELANIA THAYSA SANTOS PIRES GOMES
81 - PEDRO NIVALDO GOMES LIMA
82 - ROBERTA ANDRADE SOUZA DE ARAÚJO
83 - SILVANA SANTOS AMORIM
84 - SÍNTIA LIMA DE ALMEIDA SANTOS
85 - VILMA OLIVEIRA FERNANDES
2010.1
70 - AMAURI SILVA DO NASCIMENTO
71 - JAMILLE SANTANA GONÇALVES
72 - JOÃO BATISTA SILVA CAIRES
2009.2
61 - ANDERSON COSTA LEONE
62 - DAIANE DE JESUS SANTOS
63 - EMIRALDO PINHEIRO SENA FILHO
64 - JULIANA GOMES DA CONCEIÇÃO
65 - JULIO MACEDO DE OLIVEIRA NETO
66 - PETRÔNIO MARTINS DA CUNHA NETO
67 - RAPHAEL ALMEIDA NASCIMENTO
68 - VINICIUS SANTOS BARROS
69 - WAGNER BORGES PINHEIRO
2009.1
53 - ARIANE VALASQUES DE SOUZA
54 - EVERTON ANDRADE PEREIRA
55 - FERNANDA DOS SANTOS MUSSI
56 - GABRIELA NERY PEREIRA
57 - JOSÉ LUIZ SANTOS DE FARIAS
58 - KELY VIVIANE GONÇALVES DE OLIVEIRA
59 - LEONARDO DIAS CHAVES
60 - VALDEX DE JESUS SANTOS
2008.1
43 - ALEX ARRUDA SANTOS
44 - DARLAN SANTOS RODRIGUES
45 - DAVI VIEIRA RAMOS DE OLIVEIRA
46 - DEISE NUNES SILVA FERREIRA
47 - EDIMILSON MORAIS DOS REIS
48 - IANARA MORAES PEREIRA
49 - JACSON ADRIANO DOS SANTOS CRUZ
50 - MILLI ROSA BRITO GOMES CHAVES
51 - SIVALDO RODRIGUES VIEIRA
52 - THIAGO LIMA DE OLIVEIRA
2007.2
41 - IVANELZA DOS SANTOS CERQUEIRA
42 - MARIA DA CONCEIÇÃO SANTOS OLIVEIRA
2007.1
27 - BRUNO PEREIRA PINHEIRO
28 - CARLOS JOSÉ COUTINHO BIÃO
29 - EDELZITA DIAS CAROSO DUARTE
30 - ELAINE MARIA COUTINHO DE JESUS
31 - ÍGOR ROBERTO GONÇALVES TEIXEIRA
32 - IRAN BARROS LIMA
33 - JADIANE NOVAIS ALVES
34 - MARCELO DE ARAUJO LINO
35 - MARTA MARIELE BARRÊTO DE ALMEIDA
36 - RAFAEL SANTOS ANDRADE
37 - SILVIA PEREIRA DOS SANTOS
38 - THALITA SOUSA SANTOS
39 - THIAGO SOUZA PAIM
40 - VAGNER SANTOS COUTO
2006.2
22 - DARIO MOTTA PIMENTA
23 - HEITOR CORDEIRO FRAGOSO
24 - JOAN LEANDRO SANTOS NEVES
25 - LUCICLÉA DOS SANTOS SILVA FURTADO
26 - RENILDO SANTANA BASTOS
2006.1
18 - MILENA BARROS SOUZA
19 - NAYRON BRITO ROCHA
20 - RITA ALVES RIBEIRO
21 - VALMIRANDO BOMFIM DE ANDRADE
2005.2
15 - JOÃO CORREIA DOS SANTOS JÚNIOR
16 - MARCOS GERTRUDES OLIVEIRA RAMOS
17 - THAYSI SANTOS DATTOLI
2005.1
4 - ADÃO ÂNGELI DO LAGO
5 - ALEX BRUNO DE ALMEIDA
6 - ALZENI BORGES DE SOUZA
7 - CARLOS EDUARDO GUIMARAES DE CARVALHO JUNIOR
8 - CLÁUDIO FERREIRA SILVA
9 - DANIELA BATISTA SANTOS
10 - DJANANE SOUZA DOS ANJOS
11 - LILIAN ICÓ NERY
12 - MÁRCIO ANDRADE ROCHA
13 - REGINA MARIA FROES FONTES
14 - VALDENILTON BOMFIM DE ANDRADE
2004.2
3 - MARCOS FREIRE DA SILVA
2003.2
1 - ANDRÉ CARLOS PEREIRA DA SILVA
2 - AUTÍLER FERREIRA SEÁRA
EVENTOS
EVENTOS 2017 ( )
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
37th CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION – PME 37
Local: Kiel University – Kiel - Alemanha
Data: 28 de julho a 02 de agosto de 2013
Maiores Informações: http://www.pme2013.de/en
VII CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA – VII CIBEM
Local: Montevideo - Uruguay
Data: 16 a 20 de setembro de 2013
Maiores Informações: http://www.cibem7.semur.edu.uy/home.php
THIRD INTERNATIONAL CONFERENCE FOR THE HISTORY OF MATHEMATICS EDUCATION
Local: Department of Education, Uppsala University – Uppsala - Sweden
Data: 25 a 28 de setembro de 2013
Maiores Informações: http://www.blasenhus.uu.se/3ICHME/
14º ENCUENTRO COLOMBIANO DE MATEMÁTICA EDUCATIVA – ECME 14
Local Universidad de Atlántico – Barranquilla – Colômbia
Data: 09 a 11 de outubro de 2013
Maiores Informações: http://asocolme.org/
II CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – II CIHEM
Local: Cancun - México
Data: 04 a 07 de novembro de 2013
Maiores Informações:
9th DELTA CONFERENCE ON THE TEACHING AND LEARNING OF UNDERGRADUATE MATHEMATICS AND STATISTICS – DELTA 2013
Local: The Pavilion Conference Centre – Kiama, New South Wales - Australia
Data: 24 a 29 de novembro de 2013
Maiores Informações: http://www.delta2013.net/
MATEMÁTICA
XVII ESCOLA BRASILEIRA DE PROBABILIDADE
Local: Hotel do Bosque – Mambucada - RJ
Data: 04 a 10 de agosto de 2013
Maiores Informações: http://www.im.ufrj.br/ebp17/
MATHEMATICAL CONGRESS OF THE AMERICAS MCA 2013
Local: Guanajuato - México
Data: 05 a 09 de agosto de 2013
Maiores Informações: http://www.mca2013.org/
CONGRESSO DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL - SUDESTE
Local: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – (UNESP) – Bauru - SP
Data: 23 a 27 de setembro de 2013
Maiores Informações: http://www.sbmac.org.br/index.php
XVI ENCONTRO DE MODELAGEM COMPUTACIONAL / IV ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS /III ENCONTRO REGIONAL DE MATEMÁTICA APLICADA E COMPUTACIONAL (BAHIA – ALAGOAS – SERGIPE)
Local: Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC – Ilhéus-BA
Data: 23 a 25 de outubro da 2013
Maiores Informações: http://nbcgib.uesc.br/emc2013
III COLÓQUIO DE MATEMÁTICA DA REGIÃO CENTRO OESTE
Local: Universidade Federal de Goiás – Campus de Jataí – GO
Data: 18 a 23 de novembro de 2013
Maiores informações: http://www.matematica.jatai.ufg.br/
OUTROS EVENTOS
6º CONGRESSO NACIONAL DE AMBIENTES HIPERMÍDIA PARA APRENDIZAGEM – 6º CONAHPA
Local: João Pessoa - PB
Data: 04 a 06 de setembro de 2013
Maiores Informações: http://www.conahpa.org/
19º CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÂO A DISTÂNCIA – 19º CIAED
Local: Centro de Convenções da Bahia – Salvador - Bahia
Data: 09 a 12 de setembro de 2013
Maiores Informações: http://www2.abed.org.br/
IX CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN LA DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS
Local: Universidade de Girona – Girona - Espanha
Data: 9 a 12 de setembro de 2013
Maiores Informações: http://www.congresoenseciencias.com/PT/index.php
36ª REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPEd)
Local: Universidade Federal de Goiás – Goiânia - GO
Data: 29 de setembro a 02 de outubro de 2013
Maiores Informações: http://www.anped.org.br/home
IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ENSINO DE CIÊNCIAS - IX ENPEC
Local: Hotel Magestic – Águas de Lindóia - SP
Data: 10 a 14 de novembro de 2013
Maiores Informações: http://www.anped.org.br/home
Extensão
Concepção de Extensão
A extensão, no Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática, está vinculada, em especial, às atividades complementares. Nesse sentido, o curso mantém, entre outras atividades, uma programação de eventos e cursos de extensão, através do Núcleo de Extensão e Atividades Complementares.
Informações Gerais
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA COM ENFOQUE EM INFORMÁTICA
O Curso objetiva formar professor de Matemática para atuar na segunda fase do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. A missão deste Curso é formar profissionais com sólidos conhecimentos em Matemática pura e aplicada, bem como destacar a importância do computador como ferramenta tecnológica e facilitadora da relação ensino-aprendizagem na educação matemática, estabelecendo um equilíbrio entre as teorias fundamentais da Lógica Matemática, Álgebra, Geometria, Análise Matemática com os vários domínios da Informática.
O profissional licenciado terá uma sólida formação de conteúdos matemáticos, ultrapassando aqueles explorados no ensino fundamental e médio, bem como uma formação complementar na Área de Informática.
O licenciado tem como função básica a habilidade de comunicar conceitos e formar a consciência crítica nos receptores de suas mensagens, desenvolvendo as características do: Organizador, Facilitador, Mediador, Incentivador, Avaliador, Educador, Gestor e Empreendedor.
Terá uma formação didático-pedagógica suficiente para atender às inovações tecnológicas do mundo moderno e os conhecimentos específicos da área profissionalizante.
Poderá atuar no ensino fundamental e médio na disciplina Matemática. O profissional poderá ampliar o seu campo de atuação nas escolas de nível fundamental e médio exercendo atividades em laboratórios de Informática, oferecendo cursos básicos de linguagem de programação e softwares matemáticos para alunos, dando assessoria aos professores de outras áreas na utilização do computador como ferramenta motivadora no processo ensino-aprendizagem, assim como trabalhar na escola utilizando software que organiza toda a estrutura administrativa, financeira e pedagógica.
INFORMAÇÕES GERAIS
Coordenação do Colegiado
José Eduardo Jesus da Silva
Vice: Francisleide da Silva Pires de Santana
Mandato: 2015/2017
E-mail
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site
http://www2.uesb.br/matematicajq
Telefone:
(73) 3528.9642
Horário de Atendimento:
14:00 às 20:00 horas
Ano de Criação: 2000
Reconhecimento:
Dec. nº 9.618
DOE 03/11/05.
Validade: 6 anos.
Renovação de Reconhecimento:
Publicado no DOE o decreto 17.152 de 21 de Outubro de 2016
contendo a Renovação de Reconhecimento do Curso por mais
cinco anos - até 21 de outubro de 2021.
Modalidade:
Licenciatura
Duração:
Mínimo: 4 anos
Máximo: 7 anos
Número de vagas:
40 vagas
Carga horária:
3.260 h.
Entrada:
2º Período Letivo
Regime acadêmico:
Semestral
Turno:
Noturno
LABGEO
LABGEO - LABORATÓRIO DE GEOMETRIA
O laboratório de Geometria é um ambiente próprio do curso de Licenciatura em Matemática com enfoque em informática.
Objetivos:
- Apoiar os docentes e discentes do curso de licenciatura em matemática com enfoque em informática,
-Proporcionar um ambiente adequado para construção de materiais concretos, utilizando ferramentas como régua, compasso, esquadros, etc.
-Atender aos projetos de Pesquisa e/ou Extensão dos professores do Departamento de Química e Exatas, relacionados à geometria aplicada ao ensino de matemática.
Espaço Físico e Recursos:
O laboratório de Geometria conta com oito computadores, um projetor multimídia, uma lousa quadriculada e materiais consumíveis.
Conta com as seguintes ferramentas próprias para o ensino de geometria:
1. aranha trinor
2. régua de aço com tabela de conversão 40 cm
3. régua de aço com tabela de conversão 50 cm
4. esquadro ajustável com transferidor 30 cm
5. escalimetro 30 cm m:7830/1
6. escalimetro 30 cm m : 7830/2
7. disco de custo venda lucro 10 cm
8. disco de custo venda lucro 12,5 cm
9. disco de proporção 12,5 cm
10. formulário geométrico m: fg-1
11. computador para navegação aérea m: 8400
12. plotador para navegação aérea m: 8401
13. tabela de tolerância m: 7930
14. régua em t 50 cm m: 5605
15. régua em t 100 cm m: 5610
16. régua em t 120 cm m: 5612
17. régua em t 150 cm m: 5610
18. compasso técnico completo m: 900
Localização: Módulo de Laboratórios – Térreo.
Usuários autorizados: Alunos de graduação do Curso de Licenciatura em matemática com enfoque em informática , UESB - campus Jequié.
Infraestrutura: 20 alunos
Expediente: Matutino - vespertino – noturno
Coordenador: José Eduardo Jesus da Silva
Telefone: (73) 3528 - 9746
LABIEM
LABIEM - LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
O Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB, Campus de Jequié, conta com laboratório de Informática para o Ensino de Matemática, LABIEM, desde 2007.
Objetivos
-Apoiar os Docentes e Discentes na utilização das Tecnologias para o Ensino de Matemática.
-Criar um espaço de avaliação crítica e experimentação de programas computacionais voltados para o Ensino de Matemática.
-Atender os interessados da UESB-JQ em desenvolver Projetos de Pesquisa e/ou Extensão relacionados à Informática aplicada
ao Ensino de Matemática.
-Oferecer cursos de informática educativa para a comunidade acadêmica e aquela atingida por projetos de extensão do curso de Licenciatura em Matemática.
Espaço Físico e Recursos
O LABIEM conta com duas salas, LABIEM I e II, climatizadas, contendo computadores ligados a redes em tempo integral possuem ainda duas impressoras (lasers), um projetor multimídia, um scanner e dois quadros de vidro. A coordenação encontra-se num módulo do LABIEM I.
Infraestrutura de Software
Grande parte da infraestrutura de software dos Laboratórios é baseada em softwares livres. Também estão disponíveis para a nossa comunidade alguns softwares proprietários, sobretudo de uso acadêmico. No LABIEM I é possível emular softwares do Windows.
Laboratório de Ensino de Matemática I – LABIEM I
Este laboratório é destinado preferencialmente à realização de aulas práticas de disciplinas do curso de Licenciatura de Matemática - JQ, que utilizam ferramentas computacionais. Fora destes horários, pode ser utilizado para a realização das atividades extraclasse dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática – JQ, mini cursos e outros cursos realizados na UESB-JQ.
Localização: Módulo de Laboratório ( sala LABIEM I/Térreo)
Usuários autorizados: Alunos de graduação do Curso de Licenciatura em Matemática - JQ.
Equipamentos: 17 (Máximo de 17 alunos por turma)
Sistema Operacional: Linux Ubuntu / Windows XP virtual
Expediente: Matutino - vespertino - noturno
Laboratório de Ensino de Matemática II – LABIEM II
Este laboratório é destinado prioritariamente à realização de aulas práticas de disciplinas do curso de Licenciatura de Matemática - JQ, que utilizam ferramentas computacionais.
Localização:Módulo de Laboratórios ( sala LABIEM II/Térreo)
Equipamentos: 20 (Máximo de 20 alunos por turma)
Sistema Operacional: Windows XP
Expediente: Matutino –vespertino – noturno
Coordenador: Márcia Braga de Carvalho Ferreira
Email:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Estagiários:
Denise Souza Queiroz
Turno: matutino 8:00 - 12:00
Joane de Souza Santos
Turno: vespertino 14:00 - 18:00
Luzia Gabriele Souza Pereira
Turno: noturno 18:00 - 22:00
Tel.: +55 (73) 3528 9743
Normas de utilização do Laboratório
Condições Gerais
A sala de informática deve ser exclusivamente utilizada para fins pedagógicos e científicos, no âmbito das atividades acadêmicas.
Todos os utilizadores devem usar a sala de informática com civismo, sentido de organização e disciplina, e devem ajudar, a preservar os equipamentos, a sala e um bom ambiente de trabalho.
Não é permitido fumar ou utilizar comidas e bebidas na sala de informática.
Sem autorização específica, não são permitidos mais de dois utilizadores por computador.
É obrigatório respeitar o direito de trabalho dos outros utilizadores, evitando fazer barulho.
Deve manter a sala limpa e arrumada.
Não deixar lixo em cima das mesas ou no chão.
Não é permitido alterar a posição dos equipamentos ou do mobiliário.
Sem autorização específica, nenhum utilizador poderá retirar das salas de informática qualquer recurso, seja de que tipo for.
Não é permitido alterar ou tentar alterar a configuração de hardware ou de software dos equipamentos.
Não é permitido instalar qualquer tipo de software nos computadores. A instalação de software deve ser sempre feita por um elemento
da Coordenação Setorial de Informática (CSI).
O utilizador deve ter o cuidado de desligar o respectivo computador e monitor no final de cada sessão.
O não cumprimento das normas de utilização, ou a utilização indevida dos equipamentos podem levar ao cancelamento da permissão de
acesso à sala.
O utilizador deve obrigatoriamente assinar a lista de freqüência do LABIEM I e II, respectivamente.
Documentos
O utilizador deve guardar cópias dos seus documentos em suporte externo (como pendrive etc).
Todos os documentos desnecessários serão eliminados sem aviso prévio.
Só é permitida a permanência nas salas do LABIEM com a presença de um Docente ou um estagiário.
A não observação destas regras pode levar à perda de dados e/ou arquivos, sendo a responsabilidade exclusiva do utilizador.
Impressões
Não é permitida a utilização da impressora.
Anomalias
Todas as anomalias devem ser comunicadas, de imediato, a coordenação do LABIEM.
Caso um equipamento não esteja a funcionar corretamente é obrigação do utilizador avisar o responsável pela sala.
Qualquer utilizador que verifique existir uma utilização inadequada dos equipamentos tem o dever de corrigir a situação, ou solicitar a presença do responsável pela sala.
Cumprimento das Normas
O não cumprimento destas normas pode levar ao condicionamento da utilização dos laboratórios de informática.
LABMAT
LABMAT - LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA
O Curso de Licenciatura em matemática conta com um equipado laboartório de educação matemática, o LabMat, atualmento coordenado pelo Professor Marcelo Lino, o LabMat conta com rico acrevo bibliografico, computadores, notebooks, projetores Multimidia em amplo espaço climatizado.
Coordenador: Prof. Dr. Jorge Costa do Nascimento
Secretária: Aline
Horário de funcionamento: das 13:30 às 18:00he das 18:00 às 22:30h
Tel: 3528 9650
membros
Coordenador: Profa. Dra. Janice Cassia Lando
Docentes:
- Prof. Msc. Abilio Souza Costa Neto
- Prof. Msc. Fernando dos Santos Silva
- Prof. Msc. Francisleide da Silva Pires
- Profa. Msc. Francislene Cerqueira de Jesus
- Prof. Dr. Jorge Costa do Nascimento
- Prof. Msc. José Eduardo Jesus da Silva (Vice-Coordenador)
- Prof. Marcelo de Araújo Lino
- Profa. Dra. Márcia Braga de Carvalho Ferreira
- Prof. Msc. Vital Ataíde da Silva
Discentes:
- Ariskleber Moraes Santos
- Naiara Dias Santos
Núcleos
Núcleo de Pesquisa e Divulgação do Conhecimento em Educação Matemática (NUPDCEM)
Em março de 2005, formou-se na UESB, em Jequié, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e em maio, deste mesmo ano, constituiu-se um Núcleo da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), uma parceria entre a UESB e a SBEM e objetiva a pesquisa e divulgação do conhecimento em Educação Matemática. Foram atividades de pesquisa deste Núcleo os projetos “Os Saberes Docentes dos Discentes dos Cursos de Licenciatura em Matemática da UESB”, “Analise dos erros Cometidos pelos Discentes de Cursos de Licenciaturas em Matemática das Universidades Estaduais Baianas” e “ Um Estudo Sobre o Domínio das Estruturas Aditivas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental no Estado da Bahia”, todos com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Além desses, ocorreu o projeto de extensão “Formação Continuada de Professores de Matemática nas Séries Iniciais”,com financiamento interno.
Atualmente, apresenta a pesquisa “História do Curso de Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1977-2002)” e o projeto de extensão “A Geometria e a Etnomatemática em uma Escola Quilombola de Jequié (BA)”. Nestas atividades temos a participação de vários docentes do Curso de Matemática com Enfoque em Informática, de uma estagiária e a contribuição de cinco alunos deste Curso. Também faz parte das atividades do núcleo a organização da comunidade acadêmica e escolar para a participação de congressos, palestras e eventos. Maiores informações para contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou visite o núcleo localizado no Pavilhão Josélia Navarro, no 2º andar (entre as salas 18 e 19).
pesquisa
Concepção de Pesquisa
A pesquisa, como atividade institucional do Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática, está fundamentalmente centrada no estudo e resolução de problemas. Em razão disso, foram inclusive criadas disciplinas especificamente voltadas à preparação para a pesquisa: Metodologia da Pesquisa Científica, Projetos Específicos e Pesquisa e Prática como componente curricular. Esta última voltada para pesquisa em ensino, bem como espaços específicos para a sua orientação e desenvolvimento, denominados esses de Laboratório de Ensino de Matemática, Laboratório de Informática para o Ensino de Matemática I e II e Laboratório de Geometria.
Prof. Abílio Souza Costa Neto
Titulação: Mestre pela UFBA | |
Área de Interesse: Geometria Diferencial | |
Currículo Lattes | |
E-mail: |
|
Informações Adicionais: Dedicação Exclusiva |
Lista de Exercícios para as disciplinas: Álgebra Linear II
Lista 1.pdf
Prof. Ana Paula Teles de Oliveira
Titulação: Mestre pela USP | |
Área de Interesse: Álgebra Abstrata | |
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | |
Informações Adicionais: Dedicação Exclusiva, Coordenador Laboratório de Geometria |
Prof. Cleusiane Vieira Silva
Titulação: Mestre pela UNICAMP | |
Área de Interesse: Geometria e Topologia | |
E-mail: |
|
Informações Adicionais: Afastada para doutoramento na PUC-SP |
Prof. Derval Gomes Pereira
Titulação: Doutor pela UFV | |
Área de Interesse: Melhoramento Vegetal | |
E-mail: |
|
Informações Adicionais: |
Prof. Edson Ramos de Jesus Almeida
Titulação: Mestre pela UFBA | |
Área de Interesse: Topologia | |
E-mail: | |
Informações Adicionais: |
Informações
Prof. Fernando dos Santos Silva
Titulação: Mestre pela UNICAMP | |
Área de Interesse: Análise | |
E-mail: |
|
Informações Adicionais: Coordenador do LABIEM |
Prof. Inês Angélica Andrade Freire
Titulação: Mestre UFBA | |
Área de Interesse: História das Ciências | |
E-mail: |
|
Informações Adicionais: Afastada para doutoramento Université Paris 1 - Panthéon - Sorbonne |
Prof. Janice Cássia Lando
Titulação: Doutora pela UFBA | |
Área de Interesse: Educação Matemática e História das Ciências | |
E-mail: |
|
Informações Adicionais: Coordenadora do Laboratório de Geométria |
Prof. Januária Araújo Bertani
Titulação: Doutora pela UFBA | |
Área de Interesse: Educação Matemática e História das Ciências | |
E-mail: | |
Informações Adicionais: Licença Maternidade |
Prof. Jorge Barros
Titulação: Especialista pela UFBA | |
Área de Interesse: Educação | |
E-mail: | |
Informações Adicionais: |
Prof. Jorge Costa Nascimento
Titulação: Doutor pela UFPE | |
Área de Interesse: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem | |
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | |
Informações Adicionais: Dedicação Exclusiva, Coordenador OBMEP |
ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
GEOMETRIA ANALÍTICA II
Textos Interessantes
Prof. José Eduardo Jesus da Silva
Titulação: Mestre pela UFPB | |
Área de Interesse: Geometria e Topologia | |
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | |
Informações Adicionais: Regime de trabalho de 40 horas, Coordenador da área de matemática |
Prof. Márcia Graci de Oliveira Matos
Titulação: Mestre pela UFPE | |
Área de Interesse: Combinatória: Teoria de Grafos | |
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. |
|
Informações Adicionais: Dedicação Exclusiva, Afastada para cursar doutorado na UFBA |
Prof. Nemésio Matos de Oliveira Neto
|
|
Titulação: Bacharel pela UFV; Dr. pelo CBPF | |
Área de Interesse: Física da Matéria Condensada e Educação Científica | |
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
|
|
Informações Adicionais: Professor Titula A. Áreas de atuação: Física Biológica; Magnetismo; Educação Científica; Físico-Química; Álgebras de Heisenberg Generalizadas. |
Física Geral (e Experimental) I
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Orientados
2009
Manoel Alves Machado
2011
Luciana dos Santos Andrade
Dinâmica Populacional do Bicho-Mineiro Leucoptera Coffeella Usando um Modelo de Autômatos Celulares
Gesio Gino de Oliveira
Sustentação Aerodinâmica: Bernoulli vs Newton
2012
Igor Laélio Barbosa Souza
Estudo da Dinâmica Populacional do Bicho-Mineiro via Equações Diferenciais Ordinárias
Luiz Fernando Silva Ferreira
Simulação Computacional de Nanodiscos Magnéticos
Ravir Rodrigues Farias
Uma Análise das Reações Química Homogêneas e Elementares via Método de Monte Carlo
2013
Francis Pereira Nascimento
Uma Introdução ao Estudo de Reações Químicas Monomoleculares e Elementares Via Método de Monte Carlo
Projeto Pedagógico
Objetivos do Curso
O Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática tem por objetivo formar profissionais na área da Educação, ou seja, professores de Matemática, para atuar na Educação Básica. Especificamente na segunda fase do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, em suas diferentes modalidades, com sólidos conhecimentos em Matemática, Matemática Aplicada e Educação Matemática, bem como com visão crítica e consciência sócio-política. Além disso, destacando a importância das Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo ensino-aprendizagem da Matemática, visa formar um profissional que possua formação humanística, técnico, e prática indispensável à compreensão das transformações sociais. Que seja capaz de interferir nos processos sociais, colocando à disposição os seus conhecimentos técnico, apresentando soluções para as exigências das acomodações sociais, preservando a capacidade de oferecer soluções aos conflitos sociais, devendo manter uma visão atualizada do mundo em particular, consciência dos problemas do seu tempo e do seu espaço. Como objetivos específicos do Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática, são evidenciados:
- Propiciar uma formação por meio da qual o profissional possa dar continuidade a seus estudos, especialmente através de cursos de pós-graduação;
- Desenvolver o aprofundamento do conhecimento matemático, com relação às suas teorias, métodos e aplicações;
- Desenvolver a capacidade de formulação e interpretação de modelos matemáticos;
- Desenvolver habilidades de raciocínio lógico e abstrato;
- Desenvolver o espírito crítico e criativo;
- Possibilitar ao egresso uma iniciação à pesquisa;
- Proporcionar a integração com a comunidade através da extensão, de estágios e de eventos científicos.
- Formar um profissional com uma sólida fundamentação sobre a Educação Matemática e suas tendências pedagógicas, estando apto a vivenciar as mais variadas situações didáticas.
- Possibilitar ao aluno uma visão reflexiva sobre o papel sócio-político-cultural da matemática.
O Projeto Pedagógico do Curso de gGaduação em Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática foi organizado em novembro de 2011 pela comissão composta pelos professores do curso tem por objetivos
Projeto Pedagógico aprovado em 23/1/2012 pelo CONSEPE.
Secretaria do Curso
Contato / Expediente
Secretário: Martha Dias Dantas de Miranda
Estágiario: Marcus Vinicius Pedreira Vieira
Correspondência:
Colegiado do Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática com Enfoque em Informática
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Campus de Jequié
Rua José Moreira Sobrinho s/n
Jequiézinho - Jequié - Bahia
CEP 45.206-190
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Novo horário de atendimento ao público
Segunda a quarta-feira: das 8:00 às 12:00 h e das 14:00 às 22:00 horas.
Quinta e sexta-feira: das 14:00 às 22:00 horas.
Tel.: +55 (73) 3528 9642
FAX: +55 (73) 3525 6683
Sub-categorias
-
Disciplinas
Quadro de disciplinas