Company Logo
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Campus Jequié

V SEMESTRE

QE 011 - Cálculo IV - 60h (2.1.0)
Ementa: Estudo das Funções Reais de Várias Variáveis: Limite, Continuidade, Derivadas Parciais, Diferencial Total e Aplicações. Integrais Duplas e Triplas e suas Aplicações. Utilização de Softwares Matemáticos.

QE 143 - Física Geral II - 60h (2.1.0)
Ementa: Termodinâmica: Temperatura, Calor e a 1ª Lei da Termodinâmica. Ondas em Meios Elásticos. Óptica. Eletrostática. Eletromagnetismo. Acústica. Aplicações.

QE 014 - Álgebra Linear II - 60h (2.1.0)
Ementa: Autovalores e Autovetores. Polinômio Característico de uma Aplicação Linear. Diagonalização de Operadores. Produto Interno, Ortogonalidade. Formas Bilineares e Quadráticas. Aplicação ao Estudo das Cônicas e Quádricas.

QE 416 - Estatística Aplicada à Educação - 60h (2.1.0)
Ementa: Fenômenos Estatísticos. Atributos e Variável. Séries Estatísticas. Série de Distribuição de Freqüência. Mediana. Moda. Variância. Desvio Padrão. Probabilidade Condicionada e Independência de Eventos. Distribuição: Normal, Binomial e Exponencial. Distribuição Amostral. As aplicações, preferencialmente, serão direcionadas para a Área de Educação.

QE 085 - Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental I - 90h (1.1.1)
Ementa: Identificação, análise e interpretação das formas de atuação do professor de nível fundamental em Matemática. Observação e co-participação nas classes do Ensino Fundamental (3º e 4º ciclos). Análise e discussão de situações didáticas.

QE 082 - Pesquisa e Prática de Ensino em Matemática IV - 75h (1.2.0)
Ementa: O ensino de Matemática e as propostas metodológicas. O saber matemático. Interfaces da Matemática. Competências e Habilidades no Ensino de Matemática. Princípios e critérios para seleção e organização dos Conteúdos Programáticos de Matemática da Educação Básica. Laboratório de Matemática: construção de oficinas e recursos didáticos. Pesquisa, análise e discussão da realidade pedagógica das escolas do Ensino Médio.

NPDI - Nucleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Informatica - Campus Jequie