Company Logo
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Campus Jequié

IV SEMESTRE

QE 009 - Cálculo III - 60h (2.1.0)
Ementa: Séries Numéricas: Principais Critérios de Convergência. Séries de Funções. Equações Diferenciais Ordinárias. Sistemas de Equações Diferenciais Ordinárias. Utilização de Pacotes Computacionais na Resolução de Equações Diferenciais e na expansão de Séries.

QE 142 - Física Geral I - 60h (2.1.0)
Ementa: A disciplina Física Geral I é apresentada em nível básico, proporcionando ao estudante um conhecimento amplo das leis e fenômenos físicos. Nesse sentido a disciplina abrangerá conteúdos teórico-práticos de: Algarismos Significativos. Medição. Grandezas Físicas, Padrões e Unidades. Análise Dimensional. Mecânica Clássica: Cinemática, Dinâmica da Partícula, Trabalho e Energia, Conservação do Momento Linear e Colisões, Cinemática da Rotação, Dinâmica da Rotação e Gravitação. Aplicações.

QE 013 - Álgebra Linear I - 60h (2.1.0)
Ementa: Matrizes e Sistemas de Equações Lineares. Espaço Vetorial, Subespaços, Bases e Dimensão. Aplicações Lineares. Aplicações Lineares e Matrizes.

QE 094 - Banco de Dados (2) - 60h (2.1.0)
Ementa: Noções de Sistemas de Informação; Conceito, objetivos, vantagens e evolução das SGBDs; Modelos de Dados; Aspectos de modelagem e projeto de banco de dados; Ferramenta Case.

QE 017 - Didática da Matemática - 60h (4.0.0)
Ementa: O objetivo de estudo da Didática. As relações entre a Didática Instrumental e a Didática Fundamental. O Ensino da Matemática em uma perspectiva critica. O planejamento de ensino e sua estrutura. Os objetivos do ensino a seleção dos conteúdos. Aspectos metodológicos do Ensino da Matemática. A desmistificação e utilização adequada dos Recursos Didáticos.

QE 081 - Pesquisa e Prática de Ensino em Matemática III - 75h (1.2.0)
Ementa: Aspectos Epistemológicos relacionados à Prática de Ensino. Aspectos da Gestão Escolar. Importância do Planejamento. Organização do Trabalho Pedagógico: Projeto Político-Pedagógico, Projeto de Curso, Projeto de Aula. Avaliação. Estudo do Erro. Pesquisa, análise e discussão da realidade pedagógica das escolas do Ensino Fundamental.

NPDI - Nucleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Informatica - Campus Jequie