Company Logo
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Campus Jequié

QE 008 - Cálculo II - 60h (2.1.0)
Ementa: Integral Indefinida. Principais Métodos de Integração. Integral Definida. Teorema Fundamental do Cálculo. Aplicações: Cálculo de Áreas, Cálculo de Volumes e Comprimentos de Arcos. Integrais Impróprias. Utilização de Softwares no Ensino do Cálculo Integral.

QE 004 - Geometria Analítica II - 60h (2.1.0)
Ementa: Geometria Analítica Espacial. Vetores no Espaço, Norma de um Vetor. Produto Escalar, Vetorial e Misto e Aplicações. Equação da Reta e do Plano. Distância e Ângulos entre Equações de Superfícies no IR. Estudo das Crônicas. Utilização de Pacotes Computacionais em Geometria (Maple V, MATLAB, Mathematica etc.).

QE 006 - Álgebra II - 60h (2.1.0)
Ementa: Noções Básicas sobre Grupos, Anéis e Ideais. Homomorfismos de Grupos e Anéis. Teorema Fundamental de Homomorfismo. Polinômios: Propriedades Operatórias e Algébricas do Anel dos Polinômios sobre um Corpo K.

CHL166 - Metodologia da Pesquisa Científica (2) - 60h (2.1.0)
Ementa: Noções gerais de lógica e epistemologia. Principais métodos do conhecimento. O processo de pesquisa. Instrumentos de pesquisa.

CHL084 - Estrutura e Funcionamento da Educação Básica (2) - 60h (4.0.0)
Ementa: Estudo da evolução histórica da Educação Brasileira. Educação de adultos e pré-escolares. Educação popular e elites e seus condicionamentos sócio-econômico e políticos. Política educacional brasileira. Educação e Desenvolvimento. Legislação dos ensinos fundamental e médio. Evasão, repetência e eficiência. O profissional da educação: formação, estatuto e ética.

QE 080 - Pesquisa e Prática de Ensino em Matemática II - 75h (1.2.0)
Ementa: Formação e saberes do professor de Matemática. Ética profissional. Pesquisa em Associações, Sociedades Científicas e/ou Sindicatos de Professores. Reflexão sobre “ser educador”. Elaboração de um projeto individual de Formação Profissional. Pesquisa, análise e discussão da realidade pedagógica das escolas do Ensino Fundamental.

NPDI - Nucleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Informatica - Campus Jequie