1-Museu Pedagógico – Casa Padre Palmeira

CASA PADRE PALMEIRA (ANTIGO GINÁSIO DE CONQUISTA)

     Popularmente conhecido como ‘Ginásio do Padre’, o prédio do Velho Ginásio de Conquista está localizado na Praça Sá Barreto. Segundo depoimento do Prof. Ruy Medeiros (2003), “A construção do edifício ocorreu a partir da década de 1920, por iniciativa da Igreja Católica, com subscrição pública. Construído em parte, a Prefeitura Municipal o ampliou e ali manteve estabelecimento de ensino. Porém, em 1938, a Prefeitura Municipal o devolveu à Igreja Matriz Nossa Senhora das Vitórias, mediante escritura de doação que se encontra registrada a fls. 270 do livro 3-H, do cartório do 1º ofício do Registro de Imóveis e Hipotecas da Comarca de Vitória da Conquista. No documento, o edifício foi descrito como “prédio sito à Praça Dr. Sá Barreto, nesta cidade e primeiro distrito de Conquista, contendo vinte e cinco (25) janelas de frente, duas portas (02) e dois portões, inclusive pavilhão, muro de frente, com paredes de adobes, coberto de telhas, atijolado o chão, com dois salões assoalhos, forrado, murado, edificado em terreno foreiro da mesma Igreja Matriz de Nossa Senhora das Vitórias da Conquista, cercada pelo fundo com cercas de arame nos três lados, separando-os dos vizinhos que são terrenos de Dr. Acrescência Antunes da Silveira, terrenos ocupados pelo Município e terreno da mesma Igreja dados em arrendamento a terceiros”.

    Segundo o autor, após abrigar escola municipal e temporariamente o Educandário Sertanejo, propriedade do poeta Euclides Dantas. Nas décadas de 1920 e 1930, a Igreja Matriz de N. S. das Vitórias o doou ao Padre Luiz Soares Palmeira para que ali o referido religioso instalasse um ginásio (escola secundária). No mesmo ano, o Pe. Palmeira transferiu seu ginásio da Cidade de Caetité para o prédio mencionado da Praça Sá Barreto, passando a funcionar aí o primeiro ginásio da região. O Padre Palmeira construiu, em anexo, sua residência, que seria demolida, já deteriorada, na década de 1970. O Ginásio de Conquista adquiriu grande nome e muitos conquistenses, que depois seguiriam diversas profissões, aí estudaram. Em razão disso, a comunidade local tem grande carinho pela casa por onde passaram tantos alunos e professores. Posteriormente, nos anos 60, o prédio foi transferido para a Diocese que aí manteve o Colégio Diocesano até a construção de outro prédio na mesma praça, para onde transferiu suas atividades. Mas, o velho prédio continuou servindo à educação e cultura. Aí funcionou, nos anos 70, a Faculdade de Formação de Professores, embrião da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e o Museu Padre Palmeira, ligado ao Arquivo Municipal. Doravante, o prédio encontra-se de posse da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) em regime de comodato celebrado com a Diocese de Vitória da Conquista, para abrigar, justamente, o Museu Pedagógico (MP).

Caracterização e importância

    O professor Ruy Medeiros assim descreve o prédio: construído de adobes (barro/argila cru), de paredes largas (tijolos, assentados a tição, isto é, de forma a tornar grossas as paredes), conserva o padrão de arquitetura de velhos prédios de colégios, com salas amplas, grande salão, janelas altas e largas. Exceto quanto ao telhado, piso e anexo residencial, o prédio conserva-se grandemente como era.

     O telhado anterior, feito de telhas vãs, foi substituído por telhado de telhas de amianto e rebaixado. O piso que era de placa de cerâmica branca cozida foi substituído por piso de cimento. A casa, que servia de residência anexa, sofreu deterioração e foi demolida. Mas seu valor arquitetônico fica muito aquém do grande valor histórico. Pessoas de vários lugares ainda o procuram para mostrar a filhos e netos, orgulhosamente, o local onde estudaram. Afinal, era o único ginásio num grande raio de extensão e era privilégio estudar aí.

Fonte:  Depoimento do professor Ruy Medeiros (MP-DCSA/UESB) para o projeto de  implementação  do “Museu Pedagógico da UESB”.

Clique aqui pra ver o estado da casa Padre Palmeira antes de ser assumido pela equipe do Museu Pedagógico (2003).

Implantação MP

       Em 1988, um conjunto de professores da UESB elabora um projeto para a organização do Museu Pedagógico da UESB (MP) O projeto foi elaborado e se inspirou no “Pedagogium” que foi previsto para o Brasil nos anos de 1890, mas é reelaborado à luz de seu tempo e sob a perspectiva da gestão coletiva, interdisciplinar e orientado pelo princípio histórico-dialético. Contudo “o projeto ficaria hipotecado para o futuro, todavia, ainda carecia de reunir mais condições intelectuais e materiais para a sua execução” (Magalhães, 2005, p. 166). Em novembro de 1999, o projeto foi aprovado e aprovado no Departamento de Filosofia e Ciências Humanas –DFCH e em demais instâncias da UESB, considerando que é interdepartamental, ou seja, envolve a   participação de professores de vários departamentos da UESB.

    Em 2002 foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UESB. Gradualmente o Museu Pedagógico da UESB se torna espaço vivo de defesa e proteção do patrimônio cultural, respeito à liberdade de expressão e acolhimento das diversas manifestações do fenômeno educacional e científico da região Centro-Sul da Bahia, por meio da catalogação, organização, disponibilização e discussão teórico-analítica de acervos e documentos pesquisados e coletados por seus grupos de pesquisa e parcerias, tanto nacionais como internacionais.  A articulação entre ensino, pesquisa e extensão, guiada pelo princípio dialético e interdisciplinar, tem se concretizado diuturnamente no Museu Pedagógico, ampliando o acesso público ao seu trabalho e a socialização dos resultados das discussões e produções dos seus grupos de pesquisa. Um dos seus objetivos principais, o levantamento, catalogação, organização e disponibilização de fontes e materiais escritos, orais, iconográficos, fílmicos, cartográficos entre outros, sempre pensados à luz das políticas de sua produção no campo da história, da educação e das ciências em sua interdisciplinaridade, resultou em importantes acervos, como foi previsto, e passaram a compor seu Centro de Documentação (CEDOC) que recebeu o nome da professora Albertina Lima Vasconcelos, em homenagem a  uma das fundadoras do MP.

     Além disso, o Museu Pedagógico, mantém redes de pesquisas e estudos, nacionais e internacionais, desenvolvidos por meio de projetos de pesquisa ensino e extensão por grupos associados e parcerias diversificadas e convênios nacionais e internacionais, entre outros com HISTEDBR – UNICAMP, UNL-Argentina, USC -Es entre outras, com as quais tem desenvolvido projetos de pesquisa, eventos e cursos conjuntos. Dentre outros projetos diretores (envolve conjuntamente a maioria ou todos os participantes dos MP)  já desenvolvidos ou em processo de realização  podemos citar: O primeiro projeto diretor do Museu Pedagógico intitulado: A Educação na Cidade de Vitória da Conquista e região: as leis, os sujeitos, os espaços, suas representações e materiais–da formação da cidade ao século XX; O Museu Pedagógico na Escola (MP – FAPESB, UESB);  Revisitando o Projeto Columbia University (MP-PPGMLS-UESB –  Histedbr-Unicamp;  UFscar; PUC-SP, UNEB  –  CAPES -FAPESB); O diálogo entre as ciências ( MP-PPGMLS- UNL /CAPES/SPU) e extensão: “Preservando o patrimônio cultural e educacional da região do Centro Sul da Bahia: O Centro de Documentação do Museu Pedagógico (PROEXT  – MEC) etc.”.

    Ao longo de cerca de 25 anos de trabalho o Museu Pedagógico da UESB persiste dando condições aos estudos e a pesquisa coletiva e se tornou o lastro do Programa de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu em Memória Linguagem e Sociedade e tem consolidado a produção do conhecimento e sua disponibilização para pesquisadores seniores e juniores e a socialização de sua produção por meio de exposições e organização de eventos e visitas guiadas para escolas, visitantes etc. Além disso, a cada dois anos reúne suas parcerias de pesquisa num Colóquio Nacional e Internacional de forma integrada, visando a discussão e abertura para inscrições de trabalhos e participação da comunidade no tema eleito para análise no evento.

Fonte:  O Museu Pedagógico da UESB: projetos e publicações conjuntas da equipe do MP.

GALERIA

Objetivos

 

 

Preservar e divulgar fontes documentais que testemunhem a História da Educação e das ciências na região Centro-Sul da Bahia;

Propiciar à comunidade acadêmica o acesso a fontes historiográficas, seu manuseio, catalogação, visualização do acervo bibliográfico correspondente aos diversos saberes que dão sustentação e sentido à educação, nas várias áreas do conhecimento em seu processo inter/transdisciplinar;

Identificar espaços de guarda de documentos que retratem a educação no Centro-sul da Bahia nos seus diversos aspectos, de forma a estabelecer permanente olhar e interpretação sobre a trajetória e história dos saberes;

Viabilizar a ideia de Museu como espaço vivo de defesa e proteção do patrimônio cultural, respeito à liberdade de expressão, da crítica e das várias formas de linguagem que expressam as teorias do conhecimento sobre a educação e a história.

Biblioteca do Museu Pedagógico

  A Biblioteca do Museu Pedagógico (MP) compõe o Centro de Documentação Profa. Albertina Lima Vasconcelos, inaugurado em 2005. O seu acervo é constituído de livros doados pelas professoras aposentadas da UESB: Elzir Vilas Boas, Thereza Hughes Guerreiro, Tânia Rocha Andrade Cunha, Aurea Almeida, Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro, por outras professoras(es) da instituição, pela população local, além das produções acadêmicas dos(as) sócios(as) colaboradores(as) e dos grupos HISTEDBR, CIFEX, entre outros.

A Biblioteca do MP é composta por livros e periódicos nas áreas da Educação, História, História da Educação, Filosofia, Literatura, e um conjunto de Enciclopédias e títulos especiais na área da Educação, Psicanálise, História da Arte etc. Atualmente, a Biblioteca do Museu Pedagógico conta com mais de 5 (cinco) mil exemplares de livros catalogados no sistema Pergamum.

A Biblioteca do MP, também, conta com acervos especiais: os acervos Albertina Lima de Vasconcelos, que está disponibilizado no Centro de Documentação (CEDOC/MP); os acervos Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro, João Melo Filho e José Oliveira Arapiraca.

 

A Biblioteca do MP, também, conta com acervos especiais

Acervos especiais

:

José Arapiraca, Arapiraca (in memorian) foi professor e diretor da Faculdade de Educação da UFBA. Dedicou-se à educação. Foi eminente pesquisador sobre a USAID e a Educação Brasileira, entre outras temáticas. A sua biblioteca foi doada pela Professora Mary Arapiraca, sua viúva e, também, professora da UFBA – Doação do acervo bibliográfico no campo da Educação e da Sociologia. (42 caixas com livros)

João Melo, in memorian) formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia. Durante dois períodos, foi Secretário Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, formulou o Plano Municipal de Saúde e foi responsável pela municipalização plena do serviço de saúde de Vitória da Conquista. Membro colaborador do Museu Pedagógico, ministrou palestras e cursos sobre História da

Psicanálise dentro do projeto de extensão do Museu. Sua biblioteca foi doada pela

viúva, a sra. Edméa Prates Maia

Ana Palmira Bittencourt, é licenciada em Desenho e Artes Plásticas pela UFBA, Mestre em Teoria e História da Arte, Doutora em Educação pela UFBA e Pós-doutorado pela Unicamp. Aposentada da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, a Professora atua no Programa de Pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade e coordena o grupo de pesquisa Fundamentos da Educação: igreja, educação e teologia, vinculado ao Museu Pedagógico, do qual é uma das fundadoras. Ana Palmira é doadora dos livros que compõem o acervo que leva seu nome.

 

Acervo projeto ‘Columbia”

Catalogação, organização, informatização e viabilização tecnológica do acervo do projeto ‘Columbia”

O projeto teve por objetivo a) rever os temas históricos que alcançam a atualidade por meio da recuperação das tramas de relações sincrônicas e diacrônicas do passado; b) revisitar a história, os documentos, os atores, o contexto da época que envolveu a organização e realização do Projeto, a partir de uma visão de longa duração; c) realizar a coleta, a catalogação e a musealização dos documentos, como um dos importantes passos para o registro, a análise e a sua compreensão teórica; d) rastrear e catalogar dados (manuscritos, relatórios, correspondências, falas e atos governamentais e de parlamentares, dissertações, teses, artigos de revistas e jornais, biografias, bibliografias, fotografias, mapas, filmes, depoimentos) que dizem respeito, direta ou indiretamente, ao projeto Programa de Pesquisas Sociais do Estado da Bahia Columbia University, aos seus personagens e ao contexto do período pretendido, para recuperar as fontes mais importantes e reveladoras das idéias que nortearam o desenvolvimento cultural, educacional (principalmente) e da saúde na Bahia e no Brasil, em torno da década de 50 do século XX.

O objetivo central deste projeto está, pois, em analisar de que forma projetos e programas que focaram o desenvolvimento social e a educação brasileira tiveram como referência básica o Projeto Colúmbia, articulado por Anísio Teixeira em 1950, e como teriam pressionado os rumos das relações sociais no que diz respeito às condições societais baianas durante o século XX. Isto, com a edificação de um aparato estatal devotado ao controle dos fluxos culturais e dos processos educacionais, na medida em que ambos atuaram na delimitação de um quadro de valores, cujo resultado foi a invenção de um referencial identitário, calcado na consolidação de um hábito mental e de um esquema gerador de práticas.

A partir destes objetivos, mais do que o entendimento da correlação de forças entre os grupos sociais, em âmbito local naquele estágio, a expectativa é apreender o modo como, no rastro dos impulsos modernizadores, em planos distintos, as redes sócio-humanas, no século XX, inauguram nacionalmente aquelas valorações e hegemonias com aguda penetração nos círculos de comando nacional e regional e, desde aí, decisivas ao aparecimento de institutos e órgãos comprometidos com a normatização do setor cultural, acoplando-o ao sentido de referencializar a singularidade da unidade baiana.

 

Acervo Faculdade de Formação de Professores de Vitória da Conquista – FFPVC

Colaborar com a organização catalogação e organização do acervo Faculdade de Formação de Professores de Vitória da Conquista – FFPVC

 

Escolas extintas da região Centro-sul da Bahia

Convênio UESB/MP/DIREC-20/SEC-BA: Transferência de documentos das escolas extintas da região para o MP. Cabendo ao MP receber, guardar e sistematizar os materiais, visando a centralização de documentos para a pesquisa e facilitar o acesso a comprobatórios biográficos e à DIREC-20 atender ao público.

Catalogação, organização, informatização e viabilização tecnológica do acervo de 57 Escolas extintas da região Centro-sul da Bahia

Documentos das escolas extintas da região são recebidos, higienizados e classificados, e depois enviados para o processamento técnico no Lapelinc – CEDOC/MP – na UESB – onde são realizadas as seguintes etapas: a) controle, b) captura fotográfica, c) edição, d) processamento web/buscas dos documentos. Depois desse processo, os documentos são disponibilizados segundo critérios formais, visando otimizar o processo de acesso público e biográfico dos interessados, conforme autorização prévia do NTE-BA, e de facultar a pesquisa científica de acordo com o estabelecido em seu projeto de implantação.

Acervo do IBGE

Catalogação, organização, informatização e viabilização tecnológica do acervo do IBGE;

Projeto desenvolvido, em 2013, pelo Grupo de História Trabalho e Educação que demandou o levantamento de dados estatísticos gerais a cerca Meso Região Centro-Sul Baiana.

 

Acervo Coleção  Preciosa

Catalogação, organização, informatização e viabilização tecnológica do acervo Cinema

 

Livros Didáticos CEDOC

O CEDOC possui livros didáticos raros que pertenceram à primeira livraria comercial de Vitória da Conquista, o Bazar Cairo, fundado em 1946, pelo livreiro João Cairo e, atualmente, disponibiliza todos os títulos catalogados para pesquisadores de diversas áreas do conhecimento.

Equipe Museu Pedagógico

     A sua  equipe   multidisciplinar é composta por professores, alunos, técnico-administrativos e profissionais de várias áreas  do conhecimento, de várias instituições educacionais e tem criado  condições bastante favoráveis para o desenvolvimento do trabalho acadêmico coletivo e  para a efetivação do  Museu Pedagógico, como lugar de  estudo, reflexão, pesquisa, sistematização, produção e divulgação de conhecimentos e saberes que retratam a história da educação e da Ciência, no Município de Vitória da Conquista e região Centro Sul da Bahia. Graças a atuação dos seu corpo de professores pesquisadores se torna fundamental para a aprovação e manutenção do Programa em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS), nota 6, excelência internacional no último quadriênios da avaliação da CAPES. Desde o projeto de organização e catalogação das escolas extintas da região, o Museu Pedagógico-CEDOC efetivou uma importante parceria com o Programa de Linguísticas-PPGLIN (Laboratório de Linguística e Corpus-LAPELINC).

    O Museu Pedagógico é presidido por uma coordenação colegiada que é constituída por uma coordenação geral e representantes de professores, tecnos, alunos e representante de comunidades que o cerca. Suas exposições fixas e temporárias e eventos fazem parte cotidiana de seu trabalho, conforme a projeção dos seus 10 grupos de pesquisa, os quais se reúnem a cada 15 dias no seu espaço para projetar essas ações e encaminhar para a reunião trimestral da coordenação colegiadas do MP.

Coordenação Colegiada do Museu Pedagógico

Prof. Dr. José Rubens Mascarenhas de Almeida (Coordenador)

Profa. Dra. Luci Mara Bertoni (Vice-coordenadora)

Profa. Dra. Ana Elizabeth Santos Alves

Profa. Dra. Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro

Prof. Dr. Cláudio Eduardo Félix dos Santos

Profa. Ms. Ivana Teixeira Silveira

Prof. Dr. José Alves Dias

Profa. Dra. Lívia Diana Rocha Magalhães

Profa. Dra. Maria Aparecida Silva de Sousa

Profa. Dra. Marta Loula Dourado Viana

Profa. Dra. Marisa Oliveira Santos

Prof. Dr. Ruy Hermann Araújo Medeiros

Profa. Dra. Silvia Regina Marques Jardim

Profa. Dra. Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão

Profa. Dra. Zizelda Lima Fernandes 

COLABORADORES

Profa. Dra. Camila Nunes Duarte Silveira

Profa. Dra. Cristiane Namiuti Temponi

Profa. Dra. Daniela Moura Rocha de Souza

Edmilson Santana – Artista Plástico

Prof. Dr. Fábio Mansano de Melo

Profa. Dra. Gilneide de Oliveira Padre

Prof. Dr. Jorge Viana Santos

Prof. Dr. Jornandes Jesús Correia

Profa. Dra. Leila Pio Mororó

Profa. Dra. Luciana Canário Mendes

Profa. Dra. Maria Cleidiana Oliveira de Almeida

Profa. Ms. Mércia Caroline Sousa de Oliveira

Prof. Dr. Wagner Duarte José

Prof. Dr. Wilson da Silva Santos

Prof. Esp. Clauber Teixeira da Silva

 

CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO

Rosangela Silva Santos (Secretária do MP)

Marcos Vinicius V. C. Vieira (Técnico em informática)

Mirian (Estagiária-MP)

Laryssa Santana Viana Souza (Estagiária-CEDOC)

BOLSISTAS DE EXTENSÃO

Malu Marques Miranda

Jorge Fernando dos Humildes Neto

Mariana Tanan

VOLUNTÁRIOS

Adão Filho

Davi Brito Melo

Ataíla Carneiro

SERVIÇOS GERAIS

Vitória Moreira

Demábio Queiroz

EX FUNCIONÁRIOS E COLABORADORES

Jonathan Lopes (Técnico Administrativo)

Daiana (Estagiária)

Matheus Nunes (Estagiário)

Jônatas Rodrigues de Gualberto Porto (Bolsista de extensão 2021)

Larissa Bispo dos Santos (Bolsista de extensão 2021)

Maria Clara Fernandes de Oliveira (Bolsista de extensão 2021)

Jeane Silva dos Santos (Técnica-Administrativa)

Catarina Lui Santos Henriques (Estagiária)

Cleiton Dias (Estagiário)

Elma Karine Costa Cardoso (Técnica-Administrativa)

Eliomara Dias Santos (Estagiária)

 Alessandra Martins Brandão Silva (Estagiária)

Laíza da Silva Dias (Estagiária)

Patrícia Santos Cardoso Gondim (Técnica-Administrativa)

Daniella de Almeida Carvalho (Técnica-Administrativa)