GEMHEC – HISTÓRIA E MEMÓRIA DAS IDEIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS CONTRA-HEGEMÔNICAS

Resumo

O grupo desenvolve pesquisas, estudos e atividades de extensão que visam à produção e difusão do conhecimento histórico em educação e do ensino de história em diálogo com os estudos no campo da memória. Especificamente tem por objetivo a investigação de ideias e práticas educativas contra- hegemônicas desenvolvidas nos séculos XX e XXI e do ensino de história em perspectiva histórico-crítica. Nesse sentido, temas voltados ao papel do conhecimento em suas formas científicas, artísticas e filosóficas nas várias teorias e práticas educativas contra-hegemônicas; O papel da educação escolar nas lutas pela emancipação humana; e a discussão sobre a teoria da consciência histórica e as contribuições da pedagogia histórico-crítica ao ensino de história conformam eixos de análise que dão unidade aos projetos vinculados ao grupo

Link do grupo no diretório do CNPQ.

Membros

Prof. Claudio Eduardo Félix dos Santos – Coordenador GEMHEC

Fernanda Rodrigues Protásio

Luciana Xavier Bastos

Maria Luiza Ferreira Duques

Isis Conrado Haun

Alexandre Garcia

Leila Prates

Vamberg Bastos

Anita Mazzei

Flávio Santos de Oliveira

Ana Cláudia Mendes

João Carlos Santana

Produções

Santos, C., & Santana Maia, D. . (2021). A LUTA CONTRA A OPRESSÃO DA MULHER EM ALEXANDRA KOLLONTAI. Revista Trabalho Necessário, 19(38), 39-53. https://doi.org/10.22409/tn.v19i38.47776

FERREIRA DUQUES, Maria Luiza; FÉLIX DOS SANTOS, Cláudio Eduardo. Memórias das experiências de EJA da Universidade Federal de São Carlos e da Universidade de Brasília. Revista Teias, [S.l.], v. 21, n. 62, p. 391-403, set. 2020. ISSN 1982-0305. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/47631.Acesso em: 24 ago. 2021. doi: https://doi.org/10.12957/teias.2020.47631.