57° Congresso Internacional de Americanistas (ICA 2021)

por Museu Pedagogico – 21.05.2020

O Comitê Organizador da edição 57° Congresso Internacional de Americanistas (ICA 2021) convida a comunidade científica internacional para este congresso que, desde 1875 existe. Esta edição ocorrerá de 19 a 23 de julho de 2021, na cidade brasileira de Foz do Iguaçu, região de fronteira com Argentina e Paraguai.

Tendo como tema central ‘A América e suas fronteiras: múltiplas vozes, múltiplos encontros’, a organização do evento intenciona atrair docentes, estudantes e investigadores de pelo menos 80 países que terão a oportunidade de socializar seus conhecimentos, intercambiar experiências e vivenciar momentos de interculturalidade, em uma das zonas mais singulares de todo o continente americano.

Quanto à importância do tema, entende que “A América e suas fronteiras…” é também um chamamento à reflexão coletiva acerca de fenômenos históricos e contemporâneos em distintos campos do Saber sobre o espaço continental, tanto em seus diálogos internos como em suas relações com as demais regiões do planeta.

O evento é coordenado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro, Brasil), que lidera um pool de instituições universitárias de vários países, tendo 21 eixos temáticos (https://ica2021.unicentro.br/eixos-tematicos/) que compõem ICA 2021, com mais de uma centena de GTs disponíveis para submissão de propostas.

Dentre estes GTs, destacamos especialmente um, no Eixo Temático de História, intitulado Ciclos de movilización, violencia política y dictaduras en la Historia Reciente Latinoamericana, que tem como coordenadores Coordenadores José Rubens Mascarenhas de Almeida (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB) e Natalia Vega (Universidad Nacional del Litoral – UNL).

Este GT pretende reunir trabalhos que tematizem, desde perspectivas teóricas e disciplinares diversas, movimentos de contestação social, assim como as respostas que as classes dominantes ensaiaram frente a elas. Interessam, particularmente, abordagens que deem conta de processos de mobilização e radicalização de distintos sujeitos coletivos (movimentos operários, camponeses, estudantis, grupos de intelectuais, religiosos…), a conformação e a ação de organizações político-militares revolucionarias, dos mecanismos de controle social, disciplinamento e repressão postos em cena pelas classes dominantes y governantes, especialmente os casos que implicaram a instalação de regimes ditatoriais, assim como as ações sociais de enfrentamento. Espera, também contribuições que indaguem sobre problemas teóricos, metodológicos e/ou sobre as potencialidades e limitações das fontes utilizadas na reconstrução dos processos em questão.,

Para submissão no GT, clique AQUI

Maiores informações sobre o evento: https://ica2021.unicentro.br