Mostra Centro de Documentação do Museu Pedagógico “Professora Albertina Lima Vasconcelos”

No processo de reconhecimento dos acervos e fontes documentais da região e nas nossas primeiras ações de busca e coleta de documentos, por meio do projeto de pesquisa: “A educação no Sudoeste Baiano: seus sujeitos, materiais e representações”, localizamos importantes arquivos de escolas extintas, armazenadas na DIREC-20, como também em escolas que funcionam desde os anos de 1940 na cidade. Pudemos observar que a situação de determinados arquivos exigia nossa atenção. Desse processo, surgiu a criação do Centro de Documentação que recebeu o nome da professora Albertina Lima Vasconcelos, historiadora, professora da UESB e co-fundadora do Museu Pedagógico. Trata-se de nosso reconhecimento a uma colega que trabalhou incansavelmente na pesquisa documental e que faleceu em 2005, ainda na mesma lida, realizando seus
estudos históricos.

O acervo do centro de documentação é composto, principalmente, pelos arquivos de escolas extintas, com dados importantes sobre a história de escolas, alunos, dirigentes educacionais e professores da região Centro Sul da Bahia. Também integra o seu acervo a coleção “Memória do Livro Didático”, em sua maioria composta por livros doados e acervos particulares em sistema de guarda, entre outros documentos escritos, orais, cartográficos e fílmicos.

Além disso, conta com o acervo de livros históricos do 1o. Cartório de Notas do Fórum de Vitória da Conquista, conforme rede de trabalho estabelecida entre o Museu, o LAPELINC/UESB (Laboratório de Pesquisa em Linguística de Corpus) e o 1o. Tabelionato de Notas Paes (antigo 1º. Cartório de Notas).

No ano de 2004, apresentamos uma proposta de convênio entre o MP/UESB e a NRE-20/SEC-BA para abrigar documentos que corriam risco de desaparecimento na situação em que ora se encontravam. O convênio foi firmado em 2005 e coube à equipe do Museu Pedagógico acolher uma ampla documentação em seu espaço. À DIREC-20 coube o papel de disponibilizar funcionários, como uma espécie de extensão do órgão, em local adequado, cedido pelo Museu. A equipe do Museu Pedagógico está potencializando sua finalidade com o processo de organização, musealização e disponibilização dos documentos para o público interessado, alunos e pesquisadores.

No ano de 2010, concorremos ao edital N° 05/2010 PROEXT/MEC/SESU para a ampliação das instalações do Centro de Documentação do MP. O projeto foi aprovado e graças a esse recurso e a contrapartida da UESB, hoje, o Museu Pedagógico conta comum prédio composto de 01 auditório, 01 sala de pesquisa, 01 sala de reuniões, 01 sala de secretaria e deverá abrigar, principalmente, o seu acervo digital.