PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: ciência, currículo e didática

O Museu Pedagógico – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas “História, sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR) do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), abre inscrição para o curso de extensão PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: ciência, currículo e didática. O curso ocorrerá entre os dias 18 de março de 2021 à 08 de julho de 2021, semanalmente na quinta-feira de 09:00h às 13:00 com carga horária de 60 horas. A transmissão será no Canal do HISTEDBR no YouTube, no qual ficarão todas as aulas disponíveis para serem acessadas de acordo com o horário de cada cursista.

O curso de extensão tem por objetivo o estudo e o debate acerca das questões teóricas e práticas da pedagogia histórico crítica no que diz respeito à concepção marxista de ciência, método, currículo e didática, na perspectiva de assegurar a compreensão da articulação dialética da teoria pedagógica com a prática docente no desenvolvimento da atividade educacional. E tem como público-alvo discentes dos cursos de licenciaturas e pós-graduação bem como professores da Educação Básica.

As atividades serão transmitidas pelo canal do HISTEDBR no Youtube.

Os interessados poderão se inscrever CLICANDO AQUI.

Cronograma:

08/04 – aula 1: (Prof. Dr. José Claudinei Lombardi) – Abertura do curso; apresentação e discussão do programa

15/04 – aula 2: (Convidado: Prof. Dr. Dermeval Saviani) – A Pedagogia Histórico Crítica como uma teoria pedagógica marxista

22/04 – aula 3: (Convidado: Prof. Dr. Newton Duarte e Prof. Dr. Anselmo Colares) – Fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica

29/04 – aula 4: (Convidado: Profa. Dra. Ana Carolina Galvão Marsiglia e Prof. Dr. Tiago Nicola Lavoura) – Concepção marxista de ciência e método: implicações para o currículo e para a didática

06/05 – aula 5: (Convidado: Profa. Dra. Maria Claudia Sacomanni e Profa. Dra. Bruna Carvalho, Adriana Franco) – Alfabetização: leitura, escrita e matemática

13/05 – aula 6: (Convidado: Prof. Dra. Ana Carolina Galvão Marsiglia e Profa. Dra. Lenilda R.A. de Faria) – As ciências do homem: conteúdo e didática para o entendimento da História dos Homens

20/05 – aula 7: (Convidado: Prof. Dr. Marcelo Ubiali Ferracioli e Prof. Dr. Célia Regina da Silva) – Psicologia – Contribuições da Psicologia Histórico Cultural para a Pedagogia Histórico Crítica

27/05 – aula 8: (Convidado: Prof. Dr. Mateus Turini, e Prof. Dr. Marco Antonio de Oliveira Gomes) – Ciências Humanas – Contribuições para a Pedagogia Histórico Crítica

03/06 – aula 9: (Convidado: Prof. Dr. Marcos Antonio Campos Couto e Prof. Dr. Marcos Lima) – Ciências Humanas / Geografia e História (espaço e tempo): conteúdo e didática do conhecimento da história dos homens

10/06 – aula 10: (Convidado: Prof. Dr. Antonio Carlos Hidalgo Geraldo, Profa. Dra. Júlia Mazinini Rosa e Prof. Dr. Helio da Silva Messeder Neto) – As ciências da natureza: conteúdo e didática do conhecimento da Natureza

17/06 – aula 11: (Convidado: Prof. Dr. Helio da Silva Messeder Neto e Profa. Dra. Luciana Massi) – Química e Ensino de Química

01/07 – aula 12: (Convidado: Profa. Dra. Júlia Mazinini Rosa e Prof. Dr. Antonio Carlos Hidalgo Geraldo) – Biologia Ensino de Biologia

08/07 – aula 13: (Convidado: Profa. Dra. Celi Taffarel e Profa.Dra.Joelma Albuquerque) – Educação Física na educação escolar na perspectiva da PHC

15/07 – aula 14: (Convidado: Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto e Profa.Dra. Marise Nogueira Ramos) – Concepção politécnica de educação e a organização do trabalho escolar

22/07 – aula 15 (Convidado: Prof. Dr. Paulino Orso e Prof. Dr. José Claudinei Lombardi) – Transição do Capitalismo ao novo modo de produção e a educação dos vivem do trabalho: implementação da PHC e formação do novo homem para uma nova sociedade

29/07 – aula 16 (Convidado: Prof. Dr. Dermeval Saviani) – Conclusão: perspectivas para a pedagogia histórico crítica diante dos problemas da educação brasileira no contexto da sociedade atual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *