Coleção Preciosa

No dia 10 de agosto, entra no ar o site http://colecaopreciosa.com.br/, resultado do projeto “Acervo Willi Flick – Catalogação, digitalização e exposição on-line”. A Coleção Preciosa é um acervo de itens de cinema colecionados durante 52 anos (1945-1997) pelo técnico de refrigeração Ferdinand Willi Flick (in memoriam), na cidade de Vitória da Conquista, Bahia. O projeto foi realizado entre os meses de janeiro e julho e envolveu 12 pesquisadores e assistentes, que realizaram o levantamento, categorização e identificação dos itens do acervo, até então nunca catalogados.

A imersão da equipe de pesquisa permitiu a sistematização de informações sobre álbuns de filmogramas, compostos por recortes de rolos de filmes; álbuns de recortes de publicações sobre cinema nacional e internacional; álbuns com folderes; álbuns de pôsteres de filmes; cartazes e pôsteres de filmes nacionais e internacionais; exemplares de revistas especializadas em cinema e audiovisual; panfletos com programações de cinemas antigos de Vitória da Conquista, entre os anos de 1962 e 1989, além de alguns itens das cidades de Itambé e Jequié; e cartas trocadas entre Flick e colecionadores de diversos estados brasileiros, entre os anos de 1987 e 1997.

Os itens expostos no site representam um recorte de curadoria da pesquisa, que prioriza a memória do cinema nacional e direciona-se a pesquisadores e interessados em geral, com amostras em formatos de fotos, vídeos e álbuns virtuais. Além da exposição on-line, estarão disponíveis para consulta fichas e planilhas com informações de todo o material levantado na pesquisa. É possível ainda conferir o material complementar, composto por vídeos, revista e fotos, para entender mais sobre o histórico da coleção e do colecionador.

Atualmente, o material encontra-se sob guarda do Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), no Centro de Documentação Albertina Vasconcelos, campus de Vitória da Conquista. Aprovado na linha de projetos da área Audiovisual, na categoria Memória, do Prêmio das Artes Jorge Portugal, com apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, do Governo Federal, o projeto conta com o apoio do Museu Pedagógico e a parceria do programa Janela Indiscreta Cinema e Audiovisual, da Uesb.

NOTÍCIAS

Aqui você encontra a relação completa das últimas notícias sobre o Museu Pedagógico - Pe. Palmeira da Uesb e também sobre as suas respectivas áreas de interesse.

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia