RBBA PUBLICA NOVA EDIÇÃO (VOL. 10, Nº 02)

RBBA: “Ciência e luta de classes: o capitalismo e os (des)caminhos da humanidade”

Temos a grata satisfação de divulgar o lançamento de mais uma edição da Revista Binacional Brasil-Argentina: diálogo entre as ciências, vol. 10, num. 02, dez/2021, disponível para acesso e download dos artigos no link https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba
A RBBA é uma publicação acadêmico-científica eletrônica, de periodicidade semestral, criada no âmbito do Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Brasil) e do Programa de Pós-Graduação em Didáctica de las Ciencias Experimentales, da Universidad Nacional del Litoral (UNL, Argentina) e inserida no Portal de Periódicos da UESB.
Esta nova edição expressa o atual cenário de crise sistêmica espraiado em escala planetária, que permeou a tessitura social, acompanhado pela pandemia de COVID-19, aguçado em suas desigualdades, desnudando a miséria social, mas também intelectual e cultural de uma sociedade (a capitalista) esgarçada pela frenética busca de acumulação. Nesse sentido, potencializou ideias, elementos e valores que se pensava superados pela humanidade em sua história, como obscurantismo, negacionismo, anti-intelectualismo, anticientificismo, que se encontrava nas sombras à espreita dessa oportunidade.
É nesse contexto que nasce esta nova edição da RBBA, expressando, como tem sido uma marca sua, uma composição um tanto heterogênea em relação à pluralidade de áreas científicas, assim como de temas e ângulos, apresentando preocupações variadas e interessantes, na perspectiva da produção social da ciência e de sua apropriação. O resultado é uma mescla de temas e enfoques de inequívoca originalidade, abordando questões atuais e candentes no plano teórico e prático do âmbito acadêmico-científico. Assim, não é aleatoriamente que seu foco se centrou em “ciência e luta de classes: o capitalismo e os (des)caminhos da humanidade”.
A Revista recebe artigos em fluxo contínuo para suas publicações semestrais.
Na oportunidade, reafirmamos nosso compromisso com uma reflexão crítica e cientificamente embasada que dialoga no âmbito das diversas ciências.
Saudações rbbeanas,
Rubens Mascarenhas
Editor Responsável

Acesse a home page da revista CLICANDO AQUI .