21ª Semana Nacional de Museus

O Museu Pedagógico da Uesb na XXI Semana Nacional de Museus do IBRAM

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) desde o ano 2003, a Semana Nacional de Museus trata-se de um evento anual que ocorre em todo o território brasileiro, com o objetivo de celebrar e valorizar o papel dos museus na sociedade, além de promover o acesso à cultura e a divulgação do patrimônio histórico e cultural do país.

A ideia por trás da Semana Nacional de Museus é proporcionar uma programação diversificada e atrativa, por meio de atividades cujos temas são relacionados com o da Semana. Nesse sentido, atividades como exposições, palestras, oficinas, visitas guiadas, apresentações artísticas, entre outros, fazem parte do repertório promovidos por museus pelo país afora. Ao longo dos anos, a Semana Nacional de Museus tem se consolidado como um evento de grande relevância para o setor cultural do país, contribuindo para a promoção e o fortalecimento dos museus como espaços de conhecimento, preservação e difusão da cultura brasileira.

O Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (MP/UESB) é um dos parceiros da Semana Nacional de Museus, contribuindo para a diversidade e riqueza das atividades promovidas durante o evento, realizando uma série de ações que visam envolver a comunidade acadêmica e o público em geral. Assim, o MP/UESB busca preservar e divulgar o patrimônio histórico, cultural e educacional da região, abrigando um acervo significativo, composto por materiais e documentos relacionados à história da educação, como documentos, livros, fotografias, mobiliário escolar, objetos didáticos, entre outros.

Durante a Semana Nacional de Museus, o MP/UESB se torna um espaço de aprendizado, reflexão e troca de conhecimentos, que se revela nas atividades que promove, buscando estimular a interação entre a comunidade acadêmica, os estudantes, os professores e o público em geral, promovendo a valorização da educação e da cultura. A iniciativa tem como objetivo principal aproximar os museus do público, incentivando a participação e o engajamento da comunidade. Juntamente com o IBRAM, a participação do Museu Pedagógico da Uesb na Semana Nacional de Museus contribui para a divulgação do patrimônio educacional e para o fortalecimento do papel dos museus como agentes de transformação social e difusão do conhecimento.

A cada ano, a Semana Nacional de Museus adota um tema central que orienta as atividades propostas pelos museus participantes. Esses temas abrangem diferentes aspectos da cultura e do patrimônio, buscando estimular o debate e a reflexão sobre questões relevantes para a sociedade. Neste, o tema eleito foi “Museus, Sustentabilidade e Bem-estar”, que guia o rol de atividades que o MP/UESB apresenta (Veja programação aqui).

Marque na sua agenda: Entre os dias 15 e 19 de maio, o Museu Pedagógico – Casa Padre Palmeira promove regionalmente uma série de ações dentro da XXIª Semana Nacional dos Museus. As atividades são abertas a toda a comunidade, interna e externa.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail museupedagogico@uesb.edu.br, pelo telefone (77) 3421-3894 ou pelo perfil do Museu no Instagram.

O Museu Pedagógico da Uesb está localizado na Praça Sá Barreto, S/Nº, bairro Petrópolis, em Vitória da Conquista, Bahia.

NOTÍCIAS

Aqui você encontra a relação completa das últimas notícias sobre o Museu Pedagógico - Pe. Palmeira da Uesb e também sobre as suas respectivas áreas de interesse.

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia