Implantação CEDOC

A implementação do CEDOC ocorreu no ano de 2004, a partir do estabelecimento do convênio entre o Museu Pedagógico e o NRE-20/SEC, visando a guarda, a preservação e a disponibilização de informações sobre as trajetórias escolares de centenas de alunos. Posteriormente, foi firmada uma parceria com o Laboratório de Pesquisa em Linguística de Corpus (LAPELINC) e, desde então, toda a série está sendo permanentemente organizada, catalogada, digitalizada a comunidade e instituições parceiras.

Em 2010, com o intuito de ampliar suas atividades, o Museu Pedagógico concorreu ao Edital do PROEXT/MEC/SESU e obteve aprovação com recursos financeiros para ampliação do centro de documentação. A proposta contou, inclusive, com a contrapartida da UESB e assim o prédio, localizado no Campus de Vitória da Conquista, foi concluído e inaugurado em 2014. Posteriormente, o CEDOC acolheu também os livros didáticos raros pertencentes à primeira livraria comercial de Vitória da Conquista, o Bazar Cairo, fundado em 1946, pelo livreiro João Cairo e, atualmente, disponibiliza todos os títulos catalogados para pesquisadores de diversas áreas do conhecimento.