Livros

Coleção Educação, Memória e Religião (Editora CRV)

 

 

 

 

Fonte: https://www.editoracrv.com.br/produtos/busca?assunto=Cole%C3%A7%C3%A3o+Educa%C3%A7%C3%A3o%2C+Mem%C3%B3ria+e+Religi%C3%A3o

História da Educação: arquivos, instituições escolares e memória histórica

 

João Carlos da Silva,

Paulino José Orso,

André Paulo Castanha,

Lívia Diana Rocha Magalhães (Orgs)

 

            O livro, essencial a educadores e pesquisadores que se interessam por um conhecimento mais profundo e crítico da História da Educação Brasileira, expõe experiências concretas de preservação e criação de instituições para o estudo da História e Memória da Educação, apresenta uma reflexão importante sobre a História da Educação, suas formas de expressão, âmbitos e modos de nos acercarmos do seu estudo, além de, prevalentemente, apontar para a necessidade de constituição de fundos documentais, seu acompanhamento e sistematização.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://www.grupoatomoealinea.com.br/historia-da-educacao-arquivos-instituicoes-escolares-e-memoria-historica.html

História, Memória e Educação

José Claudinei Lombardi,

Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro,

Lívia Diana Rocha Magalhães (orgs.)

 

Este livro foi constituído como um dos resultados do PQI/CAPES: HISTEDBR/UNICAMP e Museu Pedagógico da UESB mediante relações de pesquisa e produções sobre a História da Educação e o campo de estudos da Memória. Parte do princípio de que, — além de relações sociais, relações com a natureza, relações das forças produtivas e outras —, a história da humanidade é constituída por elementos de diferentes memórias — social, cultural e histórica — que se interpenetram de tal modo que é quase impossível separá-las.

A partir de marcos teóricos comuns, congêneres e até mesmo muitos distintos, os vários textos apresentados revelam que muitas manifestações da vida social que costumamos classificar de econômicas, políticas, psicológicas, educacionais e artísticas, guardadas as suas especificidades didáticas e científicas, podem ser analisadas à luz das teorias.

Destarte, na presente coletânea, podemos encontrar textos, cujas temáticas discutem ou apresentam abordagens teóricas mais predominantes no campo que se estabelece entre História, Memória e Educação, bem como as prospectivas de seu uso político, ideológico, e também como campo interpretativo de um determinado objeto, fenômeno, lugar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://www.grupoatomoealinea.com.br/historia-memoria-e-educacao.html

A Pesquisa e a Preservação de Arquivos e Fontes para a Educação, Cultura e Memória

Ana Palmira Bittencourt S. Casimiro,

José Claudinei Lombardi

Lívia Diana Rocha Magalhães (orgs.)

Observamos que a História e a História da Educação, no Brasil, se ressentem da ausência de publicações sobre os acervos documentais e fontes primárias, bem como de informações sobre os arquivos onde esses documentos encontram-se guardados. Entendemos que a pesquisa, catalogação e arquivamento de fontes históricas (primárias e secundárias) e a disponibilização dessas fontes, principalmente as que dizem respeito à Educação, fazem parte das ações dos pesquisadores da educação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://www.grupoatomoealinea.com.br/a-pesquisa-e-a-preservacao-de-arquivos-e-fontes-para-a-educacao-cultura-e-memoria.html

Ensaios sobre História, Ciência e Educação

 

Livia Diana Rocha Magalhães,

Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro,

Ana Elizabeth Santos Alves (orgs.)

    As discussões sobre a superação das barreiras disciplinares do conhecimento científico e a necessidade de organização da pesquisa em grupo favoreceram a nossa concepção do Museu Pedagógico como um lugar vivo, dinâmico, capaz de formar e ordenar coletivos de pesquisa, com base na interlocução com a história e a educação, delineando o percurso das diversas ciências, de professores oriundos de vários departamentos e de alunos de diversos cursos. Os textos apresentados, portanto, oferecem-nos múltiplas leituras sobre a nossa realidade, retratando as tendências e preocupações de sujeitos e campos diversos das ciências.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://www.grupoatomoealinea.com.br/ensaios-sobre-historia-ciencia-e-educacao.html

Interfaces entre História, Trabalho e Educação

Ana Elizabeth Santos Alves,

Gilneide de Oliveira Padre Lima

Manoel Nunes Cavalcanti Jr. (orgs.)

A leitura dos textos deste livro ajuda a compreender aspectos de nosso país, tão marcado pela persistente marginalização, de forma séria e bem fundamentada. É fruto da retomada que alguns estudiosos – ao contrário de modas e pautas colonizadoras adotadas geralmente na academia hoje – fazem para entender nossa sociedade. É um livro necessário.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: https://www.grupoatomoealinea.com.br/interfaces-entre-historia-trabalho-e-educacao.html

 

A Procissão de Cinza dos Terceiros Franciscanos da Bahia: uma expressão religiosa, pedagógica e barroca no mundo colonial

Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro

https://www.editoranavegando.com/procissao-de-cinza

A relação teoria e prática no curso de Pedagogia: uma abordagem histórico-critica

Marta Loula Dourado Viana

As redes Científicas e o Desenvolvimento da Pesquisa: perspectivas multidisciplinares

José Rubens Mascarenhas de Almeida

Lívia Diana Rocha Magalhães

Luci Mara Bertoni