Acervos Especiais

Catalogação e organização dos acervos especiais:

José Arapiraca, Arapiraca (in memorian) foi professor e diretor da Faculdade de Educação da UFBA. Dedicou-se à educação. Foi eminente pesquisador sobre a USAID e a Educação Brasileira, entre outras temáticas. A sua biblioteca foi doada pela Professora Mary Arapiraca, sua viúva e, também, professora da UFBA – Doação do acervo bibliográfico no campo da Educação e da Sociologia. (42 caixas com livros)

João Melo, in memorian) formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia. Durante dois períodos, foi Secretário Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, formulou o Plano Municipal de Saúde e foi responsável pela municipalização plena do serviço de saúde de Vitória da Conquista. Membro colaborador do Museu Pedagógico, ministrou palestras e cursos sobre História da Psicanálise dentro do projeto de extensão do Museu. Sua biblioteca foi doada pela

viúva, a sra. Edméa Prates Maia

Ana Palmira Bittencourt, é licenciada em Desenho e Artes Plásticas pela UFBA, Mestre em Teoria e História da Arte, Doutora em Educação pela UFBA e Pós-doutorado pela Unicamp. Aposentada da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, a Professora atua no Programa de Pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade e coordena o grupo de pesquisa Fundamentos da Educação: igreja, educação e teologia, vinculado ao Museu Pedagógico, do qual é uma das fundadoras. Ana Palmira é doadora dos livros que compõem o acervo que leva seu nome.