Museu Pedagógico debate momentos históricos do Mês de Maio

Neste mês de maio, o Museu Pedagógico – Casa Padre Palmeira está realizando o projeto “Porque hoje é sábado! – Vamos falar de maio”. O objetivo principal do projeto é revisitar momentos históricos que aconteceram no mês de maio, por meio de ações culturais e educativas, estimulando a comunidade universitária e a sociedade em geral a debater sociologicamente acontecimentos do passado e seus desdobramentos no momento atual.

De acordo com a coordenadora do Museu Pedagógico, professora Lívia Diana Rocha, vinculada ao Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), a ideia de desenvolver o projeto neste mês se deu em razão de maio ser um mês bastante emblemático e significativo na história, principalmente no que se refere às questões trabalhistas. ” Maio já começa com o Dia do Trabalho, depois vamos ter outros debates importantes como o Maio de 1968. Assim, reunimos vários acontecimentos do mês de Maio e estamos convidando a comunidade acadêmica e a comunidade em geral para revisitar esses momentos, por meio de filme, de debates e discussões, para que as pessoas se apropriem do passado para, inclusive, entender o que está ocorrendo hoje”, afirmou a professora.

A primeira atividade do projeto aconteceu no último sábado, 5, que abordou a temática “A mais-valia do trabalho”. O projeto começou com um momento cultural, ao som da Fanfarra Bamvic, que é formada por alunos da Escola Estadual Abdias Menezes. Em seguida, foi exibido o documentário “1917: A Greve Geral”. Por fim, houve uma roda de conversa com o diretor do filme, o argentino Carlos Pronzato, que tem um extenso trabalho voltado para as questões sociais e históricas, como as questões trabalhistas.

O documentário trata da primeira greve geral que aconteceu no Brasil e foi lançado em julho de 2017, quando a greve completou 100 anos. Para Pronzato, é muito positivo apresentar o seu filme durante a execução de um projeto que busca discutir momentos históricos tão importantes. “Acho que esse evento via de encontro com o sentido político de eu ter feito esse filme, que é despertar nas pessoas o interesse em estudar sua história e debater a atualidade a partir da memória”, afirmou o diretor.

O projeto “Porque hoje é sábado! – Vamos falar de maio” segue durante todo o mês com uma programação bastante diversa, que pode ser conferida aqui. Todas as atividades são gratuitas. Para mais informações, entre em contato com Museu Pedagógico pelo telefone (77) 3421-3894 ou pelo e-mail museupedagogico@uesb.edu.br.

Matéria original clique aqui.

NOTÍCIAS

Aqui você encontra a relação completa das últimas notícias sobre o Museu Pedagógico - Pe. Palmeira da Uesb e também sobre as suas respectivas áreas de interesse.

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia