CEDOC

 

O CEDOC do Museu Pedagógico (interdepartamental) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) recebeu o nome da professora do departamento de História (DH) Albertina Lima Vasconcelos que nasceu em São Francisco do Conde, na Bahia, graduou-se em História na Universidade Federal da Bahia (UFBA), cursou especialização na Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestrado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Em 1977, ainda recém-formada, chegou a Vitória da Conquista para atuar no Curso de Estudos Sociais, da Faculdade de Formação de Professores (embrião da UESB) e, imediatamente, se incorporou às lutas em defesa dos direitos sociais, de expressão e contra a ditadura militar. Teve participação ativa junto aos movimentos sociais e políticos da região, especialmente, naqueles vinculados às mulheres, aos negros e aos trabalhadores da educação. Foi uma das fundadoras da Associação dos Docentes da UESB (ADUSB) e contribuiu com as discussões para a fundação da universidade e do curso de História, em 1985. Ao longo de sua vida, pleiteou por uma universidade comprometida com as questões sociais relevantes para os segmentos marginalizados da sociedade brasileira. Faleceu em 2005, durante a elaboração de sua pesquisa de doutoramento na Universidade de São Paulo (USP).

ORGANIZAÇÃO DO CEDOC

O Centro de Documentação (CEDOC) está organizado em duas unidades, uma situada na Casa Padre Palmeira e outra na UESB. Na unidade da Casa Pe. Palmeira, os documentos são recebidos, higienizados e classificados; depois são enviados para o processamento técnico na unidade do CEDOC/MP na UESB que, por meio da associação com o Laboratório de Pesquisa em Linguística de Corpus (Lapelinc – UESB), realiza as seguintes etapas: a) controle, b) captura fotográfica, c) edição, d) processamento web/buscas dos documentos. Depois desse processo, os documentos são disponibilizados segundo critérios formais, com vistas a garantir a preservação dos materiais e otimização do processo de acesso público e biográfico dos interessados, conforme autorização prévia do NTE-BA, e de facultar a pesquisa científica, de acordo com o estabelecido em seu projeto de implantação.

IMPLANTAÇÃO E AMPLIAÇÃO

A implantação do CEDOC ocorreu no ano de 2004, a partir do estabelecimento do convênio entre o Museu Pedagógico e a DIREC-20/SEC (hoje NTE) visando a guarda, a preservação e a disponibilização de documentos das escolas extintas da região. Posteriormente, foi firmada uma parceria com o Laboratório de Pesquisa em Linguística de Corpus (LAPELINC) e, desde então, a documentação está sendo permanentemente organizada, catalogada, digitalizada e disponibilizada para o NTE-20 e para a pesquisa, aulas etc.
Em 2010, com o intuito de ampliar suas atividades, o Museu Pedagógico concorreu ao Edital do PROEXT/MEC/SESU e obteve aprovação com recursos financeiros para ampliação do centro de documentação (unidade UESB). A proposta contou, inclusive, com a contrapartida da UESB e assim o prédio, localizado no Campus de Vitória da Conquista, foi concluído e inaugurado em 2014. Posteriormente, o CEDOC acolheu, também, os livros didáticos raros pertencentes à primeira livraria comercial de Vitória da Conquista, o Bazar Cairo, fundado em 1946 pelo livreiro João Cairo, e, atualmente, disponibiliza todos os títulos catalogados para pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. No Centro de Documentação estão acessíveis, ainda, os materiais resultantes da pesquisa “Revisando o Projeto Colúmbia”, manuscritos do 1o Tabelionato de Ofícios da Imperial Vila da Vitória (atual Vitória da Conquista) e a biblioteca pessoal da professora e historiadora Albertina Lima Vasconcelos.
O CEDOC promove, ainda, cursos, eventos, exposições e reuniões de grupos de pesquisa, com o fim de promover a articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

GALERIA


NOTÍCIAS

Aqui você encontra a relação completa das últimas notícias sobre o Museu Pedagógico - Pe. Palmeira da Uesb e também sobre as suas respectivas áreas de interesse.

Contato Rápido
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia