CEDOC

O Centro de Documentação Albertina Lima Vasconcelos (CEDOC) integra o projeto interdepartamental e interinstitucional do Museu Pedagógico/Casa Padre Palmeira – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – e tem por objetivo abrigar conjuntos documentais sobre a História da Educação na Bahia, especialmente, o acervo do livro didático e os arquivos das escolas extintas ou que funcionaram, a partir de 1940, em Vitória da Conquista e região/Bahia.

 

Albertina Lima Vasconcelos

Professora do Curso de História e uma das fundadoras do Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Albertina Lima Vasconcelos nasceu em São Francisco do Conde, na Bahia, graduou-se em História na Universidade Federal da Bahia (UFBA), cursou especialização na Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestrado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Em 1977, ainda recém-formada, chegou a Vitória da Conquista para atuar no Curso de Estudos Sociais, da Faculdade de Formação de Professores (embrião da UESB) e, imediatamente, se incorporou às lutas em defesa dos direitos sociais, de expressão e contra a ditadura militar.

Teve participação ativa junto aos movimentos sociais e políticos da região, especialmente, naqueles vinculados às mulheres, aos negros e aos trabalhadores da educação. Foi uma das fundadoras da Associação dos Docentes da UESB (ADUSB) e contribuiu com as discussões para a fundação da universidade e do curso de História, em 1985. Ao longo de sua vida pleiteou por uma universidade comprometida com as questões sociais relevantes para os segmentos marginalizados da sociedade brasileira. Faleceu em 2005, durante a elaboração de sua pesquisa de doutoramento na Universidade de São Paulo (USP).

 

Convênios e Parcerias

A implantação do CEDOC ocorreu no ano de 2004, a partir do estabelecimento do convênio entre o Museu Pedagógico e o NRE-20/SEC, visando a guarda, a preservação e a disponibilização de informações sobre as trajetórias escolares de centenas de alunos.  Posteriormente, foi firmada uma parceria com o Laboratório de Pesquisa em Linguística de Corpus (LAPELINC) e, desde então, toda a série está sendo permanentemente organizada, catalogada, digitalizada e disponibilizada, em rede, para toda a comunidade e instituições parceiras

Em 2010, com o intuito de ampliar suas atividades, o Museu Pedagógico concorreu ao Edital do PROEXT/MEC/SESU e obteve aprovação de recursos financeiros para ampliação do centro de documentação. A proposta contou, inclusive, com a contrapartida da UESB e o prédio, localizado no Campus de Vitória da Conquista, foi concluído e inaugurado em 2014. Posteriormente, o CEDOC acolheu, também, os livros didáticos raros pertencentes à primeira livraria comercial de Vitória da Conquista, o Bazar Cairo, fundado em 1946, pelo livreiro João Cairo e, atualmente, disponibiliza todos os títulos catalogados para pesquisadores de diversas áreas do conhecimento.

O CEDOC promove, ainda, cursos de capacitação, eventos, exposições e reuniões de grupos de pesquisa visando a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

NOTÍCIAS

Aqui você encontra a relação completa das últimas notícias sobre o Museu Pedagógico - Pe. Palmeira da Uesb e também sobre as suas respectivas áreas de interesse.

Contato Rápido
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia