Chamada para publicação de trabalhos RBBA 2021

A REVISTA BINACIONAL BRASIL – ARGENTINA: DIÁLOGO ENTRE AS CIÊNCIAS (ISSN 2316-1205), publicação eletrônica de carácter binacional, organizada pelo Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Brasil) e pelo Programa de Pós-Graduação em Didáctica de las Ciencias Experimentales, da Universidad Nacional del Litoral (UNL, Argentina), agora na modalidade de publicação contínua, divulga chamada para publicação de trabalhos inéditos para a seção de artigos de fluxo contínuo, assim como para compor o Dossiê intitulado “Ciência e luta de classes: o capitalismo e os (des) caminhos da humanidade”.

O dossiê propõe um diálogo acerca da ciência contemporânea e sua produção, levando em conta o contexto mais amplo em que é socialmente produzida, vinculada à produção capitalista. O objetivo é debater o papel da ciência na sociedade contemporânea, levando em conta os desafios sociais e políticos atuais, a profunda e duradoura crise do sistema do capital, refletida nas esferas política, social, energética, ambiental e cultural, coroada pela pandemia de Covid-19, cujos elementos fizeram emergir contradições antes mascaradas, potencializando ideias, elementos e valores que se pensava superados pela humanidade em sua história: obscurantismo, anti-intelectualismo, anticientificismo, a espreitar e a espraiar-se em escala planetária – a mesma do sistema do capital – permeando seu tecido social. Qual o papel da ciência nesse contexto? Ela é a salvadora da humanidade ou trata-se de uma construção humana em disputa na intensa luta de classes de que é constituído o capitalismo?

O dossiê está sendo organizado pelos professores Xabier Arrizabalo Montoro (Universidad Complutense, Espanha), Andrea María Pacífico (Universidad Nacional del Litoral, Argentina) e Fábio Mansano de Mello (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil).

Para este salutar e necessário debate, a RBBA convida pesquisadores nacionais e internacionais a apresentarem suas contribuições, submetendo seus trabalhos através da plataforma da Revista, acessando https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/about/submissions, onde serão encontradas as normas de submissão. Apenas os trabalhos que levarem em conta as normas da revista serão considerados para avaliação. Em tempo, registramos que a RBBA continua recebendo artigos diversos em fluxo contínuo.

Dúvidas e informações: rbba@uesb.edu.br

José Rubens Mascarenhas de Almeida