LANÇAMENTO Vol. 10, N° 01 RBBA 2021

Temos a satisfação de divulgar o lançamento de mais uma edição da Revista Binacional Brasil-Argentina: diálogo entre as ciências, que está disponível para acesso e download dos artigos no link https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba

A RBBA é uma publicação acadêmico-científica eletrônica, de periodicidade semestral, criada no âmbito do Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Brasil) e do Programa de Pós-Graduação em Didáctica de las Ciencias Experimentales, da Universidad Nacional del Litoral (UNL, Argentina) e inserida no Portal de Periódicos da UESB.

Esta nova edição expressa uma composição um tanto caleidoscópica de temas e prismas científicos de diversas áreas do conhecimento, apresentando combinações variadas e interessantes, uma mescla de temas e enfoques de inequívoca originalidade, abordando questões atuais e candentes no plano teórico e prático do âmbito acadêmico-científico. Assim, as mais de duas dezenas de artigos que a compõem, versando sobre História e Memória, Economia Política, Filosofia, Literatura, Política, Ensino, Educação, Física e Biologia, estabelecendo um diálogo incomum entre as ciências, como se caracteriza a RBBA.

A Revista recebe artigos em fluxo contínuo para suas publicações semestrais.

Na oportunidade, reafirmamos nosso compromisso com uma reflexão crítica e cientificamente embasada que dialoga no âmbito das diversas ciências.

Rubens Mascarenhas

Editor Responsável

 

 

Nota de falecimento

À querida colega Anete Charnet, nossa eterna gratidão por tudo que compartilhamos na UESB e no Museu Pedagógico.
Sempre recordaremos sua competência, amizade e seriedade!
Anete, presente!
Homenagem no dia 18 de Maio às 18h30 no canal do Museu Pedagógico no YouTube.
Segue abaixo o vídeo da homenagem.

19ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

A equipe do Museu Pedagógico – Casa Padre Palmeira convida a todos os interessados para participar da 19ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS. A 19ª Semana Nacional de Museus é uma ação de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus que une instituições museológicas, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos. Esse ano o tema escolhido foi “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar” e propõe a reflexão sobre o futuro dos museus. Os interessados poderão se inscrever através do e-mail: museupedagogico@uesb.edu.br

1º DE MAIO: DIA INTERNACIONAL DO TRABALHADOR

A referência a este dia remonta o primeiro de maio de 1886, quando da greve dos trabalhadores da cidade de Chicago, Estados Unidos da América, reivindicando melhores condições de trabalho, sendo que, entre tais reivindicações, se encontrava a da redução da jornada de trabalho (à época, chegava 17 horas diárias) para 8 horas. No episódio, as forças repressivas do Estado burguês reprimiram as manifestações, entrando em confronto com os trabalhadores, resultando em prisões e mortes destes.

Essa greve, tornou-se uma referência para várias outras que viriam e que, ademais dos custos em vidas humanas, garantiriam direito à classe trabalhadora até hoje usufruídos.

No entre guerras mundiais, a maioria dos países industrializados fixaram a jornada de trabalho em 8 horas diárias, cedendo à pressão das lutas dos trabalhadores. Em referência a esta histórica conquista, aquela primeira greve foi tornada marco internacional da comemoração, por parte da classe trabalhadora, que elegeu o dia primeiro de maio como Dia Internacional do Trabalhador.

Viva o dia do trabalhador!!!

Elencamos aqui uma lista de filmes representativos desta data e que podem favorecer reflexões sobre a trajetória de lutas e situações da classe trabalhadora.

1. O encouraçado Potemkim (1925), dirigido por Serguei Eisenstein, produzido pela Mosfilm e lançado em 1925.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=TrEmh2UGzwI

2. Spartacus (1960), dirigido por Stanley Kubrick.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=8amPW3NhtCo

3. A Batalha de Argel (1966), dirigido por Gillo Pontecorvo.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=PB-xK_ViPck

4. Danton – O Processo da Revolução (1983). Dirigido por Andrzej Wajda.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=GODpn6lSa94

5. O Espírito de ‘45 (2013) dirigido por Ken Loach.
Link: https://vimeo.com/124353555

6. Como era verde meu vale (1941), dirigido por John Ford.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=DMlk_ze4_KM

7. Sindicato de ladrões, dirigido por Elian Kazan.
Links: https://www.youtube.com/watch?v=5MdEHgQxZ44 ou https://www.youtube.com/watch?v=gwvXmne2UlY

8. A Greve (1925), dirigido por Serguei Eisenstein.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=VD40vLjRaNA

9. Metrópolis, dirigido por Fritz Lang.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=Vnp_TAb52AI

10. Eu, Daniel Blacke (2016), dirigido por Ken Loach.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=129PJIj-q6E

11. Que horas ela volta (2015), dirigido por ANNA Muylaert.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=xJ40jj_uDqk

12. Dois dias uma noite (2014), dirigido por Jean-Pierre e Luc Dardenne.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=HD73FsXMoYQ

13. Domésticas (2012), dirigido por Gabriel Mascaro.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=Se5QUGucJMA

14. Eles não usam Black-tie (1981), dirigido por Leon Hirszman.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=Uzl2K1bDRog

15. Tempos modernos (1936), dirigido por Charles Chaplin.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=Bv1sdRGRb8k

16. O sal da terra (1954), dirigido por Herbert J. Biberman.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=ujFgZXPhX3Q

17. Sacco e Vanzetti 1971 dirigido por Giuliano Montaldo.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=PdhIMUVfpPM

18. A batalha de chile, 3 partes 1975, 1977, 1979. Dirigido por Patrício Guzmán.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=KSwStY5VfNw

19. Cantata de Chile (1975), dirigido por Humberto Solás.
Link: https://vimeo.com/115124470

20. La última cena (1976), dirigido por Tomás Gutiérrez Alea.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=g_CPbHIgnF4

21. Pão e Rosas (2000), dirigido por Ken Loach.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=J2lkeGOC-ZE

22. Terra para Rose (1987), dirigido por Tetê Moraes.
Link: https://vimeo.com/12323209 ou https://www.youtube.com/watch?v=1ZlqjK4K1-0

23. O Homem Que Virou Suco (1980), dirigido por João Batista de Andrade.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=FF70tq8QSS4

24. ABC da Greve (1979/1980), dirigido por Leon Hirszman.
Link: https://youtu.be/2hhFk0cml6Y

25. Braços cruzados, maquinas paradas (1979), dirigido por Sérgio Toledo e Roberto Gervitz.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=W49uzPHOer4

26. São Paulo, Sociedade Anônima (1965), dirigido por Luís Sérgio Person.
Link: https://youtu.be/ns-LPKhz_AE

27. La Terra Trema (1947) dirigido por Luchino Visconti.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=WK_fW2pR5PM

28. A classe operária vai ao paraíso (1971), dirigido por Elio Petri.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=0Knujm17DJ8

29. Linha de Montagem (1982), dirigido por Renato Tapajós.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=3MuoLdrapBE

30. Ladrões de Bicicletas 1948, dirigido por Vittorio De Sica.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=alLEqEieAno

31. Le Fond de l’Air Est Rouge (1977) Escrito e Dirigido por Chris Marker.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=3EopPujn9u4

32. Estou me guardando para quando o carnaval chegar (2019), dirigido por Marcelo Gomes.
Disponível na Netflix.

33. Indústria Americana (2019), dirigido por Steven Bognar e Julia Reichert.
Disponível na Netflix.

 

I Seminário da Rede “Projeto Ibero-americano sobre passados traumáticos recentes”

No dia 27 de abril deste ano, às doze horas, acontecerá o I Seminário da Rede “Projeto Ibero-americano sobre passados traumáticos recentes”, com transmissão aberta pela internet.

Os estudos acerca dos passados traumáticos recentes, fundados na História e na memória social, se expandiram nas últimas duas décadas, marcadamente aqueles voltados para as experiências do terrorismo de Estado na América Latina, mais diretamente os concentrados nas operações das ditaduras militares dos anos 1960-1980. Contudo, esse passado traumático não é uma exclusividade das sociedades latino-americanas e, em seu cenário traumático, também continua exigindo revisitas contemporâneas, resultado de processos de recuperação, transmissão e interpretações de um passado carregado de traumas sociais e políticos provocados pelo Estado capitalista, portanto também resultado da permanência das relações sociais do mesmo tipo. A rede do “Projeto Ibero-americano sobre passados traumáticos recentes” pretende estar presente na resistência contra o esquecimento, entendendo que a luta pela memória não oficial desse passado é parte da luta mais geral contra a dominação de classe.

A rede foi criada no ano de 2019 e envolve o Museu Pedagógico da Uesb (Brasil), a FedIcária (Federación Icária, Espanha), a Universidad Pedagógica Nacional (Colômbia), o CESIL (Centro de Estudios Sociales Interdisciplinarios del Litoral, Argentina) e a Universidad de Valparaiso (Chile) e tem por objetivo teórico-prático fazer um levantamento histórico-historiográfico dos passados considerados “traumáticos” e, conjuntamente, discutir, debater e sistematizar, a partir das perspectivas teóricas apresentadas, os resultados de seus trabalhos. Este I Seminário vem nesse sentido, mas outras formas de socialização dos resultados do projeto também se darão através de publicações parciais em meios de comunicação como a Revista Binacional Brasil-Argentina (RBBA), Con-ciencia Social (CS) e Contenciosa como também por meio da organização de números de caráter monográfico das produções envolvidas no Projeto.

O intuito desse I Seminário é iniciar uma dinâmica de conversação sobre os problemas e desafios compartilhados pelas realidades históricas dos povos-nações envolvidos, numa perspectiva analítico-comparativa dos processos autoritários, violências políticas e ditaduras militares no passado recente e suas permanências no presente histórico do Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Espanha e versará sobre:

– Passados traumáticos no Brasil: história e historiografia, memória e ideologia – concisas inferências;

– La dictadura de Franco como tema sensible en la sociedade, la política y las aulas españolas del siglo XXI;

– Cartografía del conflicto armado colombiano: tendencias interpretativas;

– Historia reciente en Chile. Disputas narrativas de un pasado presente: entre los límites políticos, historiográficos y educativos y las aperturas de memorialización social;

– Luchas por la memoria, investigación histórica y desarrollos educativos em el caso argentino: um estado de situación.

 

O evento será transmitido pelos canais de comunicação dos anfitriões. No caso para o Brasil, pelo canal do YouTube do Museu Pedagógico da Uesb:

Sinta-se convidado!

“Descomemoração” do Golpe Militar

Durante o mês de abril, os grupos de pesquisa do Museu Pedagógico desenvolverão uma série de atividades remotas em “Descomemoração” ao Golpe Militar. A programação do evento é composta por lives, rodas de conversa, visitas guiadas às exposições do Museu, etc
Segue a programação:

 

Chamada para publicação de trabalhos RBBA 2021

A REVISTA BINACIONAL BRASIL – ARGENTINA: DIÁLOGO ENTRE AS CIÊNCIAS (ISSN 2316-1205), publicação eletrônica de carácter binacional, organizada pelo Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB, Brasil) e pelo Programa de Pós-Graduação em Didáctica de las Ciencias Experimentales, da Universidad Nacional del Litoral (UNL, Argentina), agora na modalidade de publicação contínua, divulga chamada para publicação de trabalhos inéditos para a seção de artigos de fluxo contínuo, assim como para compor o Dossiê intitulado “Ciência e luta de classes: o capitalismo e os (des) caminhos da humanidade”.

O dossiê propõe um diálogo acerca da ciência contemporânea e sua produção, levando em conta o contexto mais amplo em que é socialmente produzida, vinculada à produção capitalista. O objetivo é debater o papel da ciência na sociedade contemporânea, levando em conta os desafios sociais e políticos atuais, a profunda e duradoura crise do sistema do capital, refletida nas esferas política, social, energética, ambiental e cultural, coroada pela pandemia de Covid-19, cujos elementos fizeram emergir contradições antes mascaradas, potencializando ideias, elementos e valores que se pensava superados pela humanidade em sua história: obscurantismo, anti-intelectualismo, anticientificismo, a espreitar e a espraiar-se em escala planetária – a mesma do sistema do capital – permeando seu tecido social. Qual o papel da ciência nesse contexto? Ela é a salvadora da humanidade ou trata-se de uma construção humana em disputa na intensa luta de classes de que é constituído o capitalismo?

O dossiê está sendo organizado pelos professores Xabier Arrizabalo Montoro (Universidad Complutense, Espanha), Andrea María Pacífico (Universidad Nacional del Litoral, Argentina) e Fábio Mansano de Mello (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil).

Para este salutar e necessário debate, a RBBA convida pesquisadores nacionais e internacionais a apresentarem suas contribuições, submetendo seus trabalhos através da plataforma da Revista, acessando https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/about/submissions, onde serão encontradas as normas de submissão. Apenas os trabalhos que levarem em conta as normas da revista serão considerados para avaliação. Em tempo, registramos que a RBBA continua recebendo artigos diversos em fluxo contínuo.

Dúvidas e informações: rbba@uesb.edu.br

 

José Rubens Mascarenhas de Almeida

Editor Responsável

PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: ciência, currículo e didática

O Museu Pedagógico – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas “História, sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR) do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), abre inscrição para o curso de extensão PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: ciência, currículo e didática. O curso ocorrerá entre os dias 18 de março de 2021 à 08 de julho de 2021, semanalmente na quinta-feira de 09:00h às 13:00 com carga horária de 60 horas. A transmissão será no Canal do HISTEDBR no YouTube, no qual ficarão todas as aulas disponíveis para serem acessadas de acordo com o horário de cada cursista.

O curso de extensão tem por objetivo o estudo e o debate acerca das questões teóricas e práticas da pedagogia histórico crítica no que diz respeito à concepção marxista de ciência, método, currículo e didática, na perspectiva de assegurar a compreensão da articulação dialética da teoria pedagógica com a prática docente no desenvolvimento da atividade educacional. E tem como público-alvo discentes dos cursos de licenciaturas e pós-graduação bem como professores da Educação Básica.

As atividades serão transmitidas pelo canal do HISTEDBR no Youtube.

Os interessados poderão se inscrever CLICANDO AQUI.

Cronograma:

08/04 – aula 1: (Prof. Dr. José Claudinei Lombardi) – Abertura do curso; apresentação e discussão do programa

15/04 – aula 2: (Convidado: Prof. Dr. Dermeval Saviani) – A Pedagogia Histórico Crítica como uma teoria pedagógica marxista

22/04 – aula 3: (Convidado: Prof. Dr. Newton Duarte e Prof. Dr. Anselmo Colares) – Fundamentos da Pedagogia Histórico-Crítica

29/04 – aula 4: (Convidado: Profa. Dra. Ana Carolina Galvão Marsiglia e Prof. Dr. Tiago Nicola Lavoura) – Concepção marxista de ciência e método: implicações para o currículo e para a didática

06/05 – aula 5: (Convidado: Profa. Dra. Maria Claudia Sacomanni e Profa. Dra. Bruna Carvalho, Adriana Franco) – Alfabetização: leitura, escrita e matemática

13/05 – aula 6: (Convidado: Prof. Dra. Ana Carolina Galvão Marsiglia e Profa. Dra. Lenilda R.A. de Faria) – As ciências do homem: conteúdo e didática para o entendimento da História dos Homens

20/05 – aula 7: (Convidado: Prof. Dr. Marcelo Ubiali Ferracioli e Prof. Dr. Célia Regina da Silva) – Psicologia – Contribuições da Psicologia Histórico Cultural para a Pedagogia Histórico Crítica

27/05 – aula 8: (Convidado: Prof. Dr. Mateus Turini, e Prof. Dr. Marco Antonio de Oliveira Gomes) – Ciências Humanas – Contribuições para a Pedagogia Histórico Crítica

03/06 – aula 9: (Convidado: Prof. Dr. Marcos Antonio Campos Couto e Prof. Dr. Marcos Lima) – Ciências Humanas / Geografia e História (espaço e tempo): conteúdo e didática do conhecimento da história dos homens

10/06 – aula 10: (Convidado: Prof. Dr. Antonio Carlos Hidalgo Geraldo, Profa. Dra. Júlia Mazinini Rosa e Prof. Dr. Helio da Silva Messeder Neto) – As ciências da natureza: conteúdo e didática do conhecimento da Natureza

17/06 – aula 11: (Convidado: Prof. Dr. Helio da Silva Messeder Neto e Profa. Dra. Luciana Massi) – Química e Ensino de Química

01/07 – aula 12: (Convidado: Profa. Dra. Júlia Mazinini Rosa e Prof. Dr. Antonio Carlos Hidalgo Geraldo) – Biologia Ensino de Biologia

08/07 – aula 13: (Convidado: Profa. Dra. Celi Taffarel e Profa.Dra.Joelma Albuquerque) – Educação Física na educação escolar na perspectiva da PHC

15/07 – aula 14: (Convidado: Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto e Profa.Dra. Marise Nogueira Ramos) – Concepção politécnica de educação e a organização do trabalho escolar

22/07 – aula 15 (Convidado: Prof. Dr. Paulino Orso e Prof. Dr. José Claudinei Lombardi) – Transição do Capitalismo ao novo modo de produção e a educação dos vivem do trabalho: implementação da PHC e formação do novo homem para uma nova sociedade

29/07 – aula 16 (Convidado: Prof. Dr. Dermeval Saviani) – Conclusão: perspectivas para a pedagogia histórico crítica diante dos problemas da educação brasileira no contexto da sociedade atual.