Museu Pedagógico participa da 12ª Primavera de Museus

De 17 a 22 de setembro, o Museu Pedagógico – Casa Padre Palmeira irá participar da “12ª Primavera de Museus”. Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), neste ano, a iniciativa propõe uma série de eventos, abordando a temática  “Celebrando a Educação em Museus”.

Durante a semana, diversas ações serão realizadas no Museu Pedagógico, como ação educativa, exposições e visitas guiadas, conforme programação. As atividades são abertas ao público em geral, no entanto, escolas do ensino fundamental podem agendar visitas ao espaço. Para mais informações, entre em contato com o setor por meio do telefone (77) 3421-3894.

12ª Primavera de Museus – A proposta da Primavera de Museus é desenvolver atividades que possam educar as pessoas e contribuir para despertar o interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado.

 

Link da Matéria: http://www2.uesb.br/noticias/museu-pedagogico-participa-da-12a-primavera-de-museus/

Grupo Fundamentos da Educação realizará série de encontros

Durante este mês de agosto, o Grupo de Pesquisa Fundamentos da Educação (Gefe) irá realizar uma série de ações no Museu Pedagógico – Casa Padre Palmeira, em Vitória da Conquista.

No dia 11 de agosto, o Grupo irá exibir o filme “Daens – Um Grito de Justiça”. O longa é baseado na biografia do padre Adolf Daens e trata sobre o processo de industrialização no fim do século 19. A exibição será seguida pelo comentário da professora Daniella Magalhães, vinculada ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) da Uesb.

Já no dia 18, haverá uma mesa-redonda sobre “As relações de trabalho escravo na região Sudoeste da Bahia: continuidade e exploração do trabalhador à luz das garantias fundamentais da constituição cidadã”. O evento contará com a participação de convidados do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade.

A outra mesa-redonda será realizada no dia 25 e abordará a temática “Relação Igreja e Estado no Brasil: direito, laicidade, saber jurídico, memória e religiosidade”. Todas as atividades acontecerão sempre às 15 horas.

Para mais informações, os interessados poderão entrar em contato com o Museu, por meio do telefone (77) 3421-3894.

Políticas de Saúde Mental serão tema de mesa de debate

 

Dando continuidade às atividades promovidas durante este ano, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Políticas, Álcool e Drogas (Gepad) realizará uma mesa de debates no próximo dia 10 de agosto. A atividade abordará “Políticas de Saúde Mental” e será conduzida pela professora Isabela Arruda Soares, da Faculdade Santo Agostinho, e por Vitor Clímaco de Melo, membro do Grupo.

A mesa é aberta a todos os interessados e será realizada às 14 horas, no Museu Pedagógico – Casa Padre Palmeira, localizado na Praça Sá Barreto, em Vitória da Conquista.

Para mais informações, ligue (77) 3421-3894.

Contexto histórico do trabalho docente foi tema de discussão


O quanto a qualidade do trabalho do professor é afetado por questões políticas e sociais? Foi a partir desse questionamento que se baseou a discussão da roda de conversa realizada pelo Grupo de Estudos História, Trabalho e Educação (GEHTE), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade. A atividade aconteceu no Museu Pedagógico – Casa Padre Palmeira e contou com a participação da professora Denise Bessa, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Há mais de dez anos, a professora realiza pesquisas que envolvem o mundo do trabalho, o ensino superior e a educação brasileira à luz da Psicologia de Trabalho. Nesse sentido, em sua fala, Bessa fez um panorama da temática considerando o contexto nacional nos últimos anos, passando pela intensificação e precarização do trabalho docente a partir da influência da criação e vigência de leis que contribuíram para ampliação do Ensino Superior no país.

Segundo Bessa, falar de trabalho docente engloba discutir problemáticas que podem envolver o professor de instituições públicas e privadas, o professor da Educação Básica e do Ensino Superior. Apesar de algumas diferenças vivenciadas por cada realidade, algumas situações perpassam os profissionais de todos os níveis e de todas as esferas. “A dificuldade de valorização salarial e reconhecimento, a situação de uma política educacional que tem deixado o professor, cada vez mais, assoberbado de tarefas e também com muita cobrança de produtividade e os tipos de vínculo trabalhístico são algumas de uma série de situações impostas ao docente independente do nível ou da esfera em que atua”, destacou Bessa.

Para a professora Ana Elisabeth Alves, coordenadora do Grupo de Estudos História, Trabalho e Educação, a realidade enfrentada pelos docentes precisa ser discutida de forma mais aprofundada. “Vários são os problemas vivenciados pelos professores em seu dia a dia, como a perda de direitos desses profissionais decorrentes da mercantilização do ensino superior. Esses novos modos de gestão e organização do trabalho levaram à intensificação e ao controle das atividades. Então, é muito importante discutir essa temática a partir do ponto de vista histórico e sociológico”, comentou a coordenadora.

 

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Museu Pedagógico aborda tecnologias na Semana de Museus

Gramofone, mimeógrafo, toca-discos, vinil, retroprojetor. A exposição de tecnologias que compõem a trajetória da comunicação do saber em sociedade foi uma das primeiras paradas da exposição planejada pelo Museu Pedagógico – Casa Padre Palmeira para a 16ª Semana Nacional de Museus. Com foco no público infantojuvenil, a programação busca atrair novos públicos por meio de novas abordagens.

Na manhã desta segunda, 14, que a primeira turma de estudantes esteve no Museu para conferir a história de perto. 110 alunos do Educandário Glauber Rocha participaram de uma jornada diferente, que envolveu a Exposição “Tecnopapiro: a tecnologia do ontem”, a oficina de acesso às bibliotecas digitais, visitas guiadas pelo Museu e uma sala especial que ganhou o nome de #NaCaverna.

Entrada da sala #NaCaverna

Baseado no mito de Platão, onde a imagem nem sempre corresponde com a realidade, a sala especial busca discutir a importância de se pensar a realidade e não apenas consumi-la pelas mídias. “Na própria era digital, é preciso ter cuidado e observar a realidade não só na sua aparência, como diria Platão, mas também na sua essência, compreender bem essa realidade. A #NaCaverna é uma forma de fazer com que eles também possam perceber que a realidade precisa ser pensada, averiguada”, explicou a professora Lívia Diana Rocha, coordenadora do Museu.

Conhecimento além da sala de aula

Aluno do 8º ano, Gabriel Rocha foi um dos primeiros a conhecer de perto a história reproduzida no Museu. Nascido no Rio de Janeiro, Gabriel mora em Vitória da Conquista há dois anos.  “Tá sendo bem legal, ainda mais eu que já nasci praticamente no computador e gosto bastante desse estilo de tecnologia. Aqui também tem vários conhecimentos que eu não sabia, como a biblioteca tem várias coisas de antigamente, as enciclopédias, além de algumas coisas sobre a cultura de Vitória da Conquista que eu não sabia”, contou.

Coordenadora pedagógica do Educandário, Priscila Lopes destacou a importância de enriquecer a formação educacional com atividades externa à sala de aula. “Enquanto educadores, sabemos que a educação está em todo lugar. Nesse momento, além de a gente estar tirando os alunos da rotina de sala de aula, é o momento de os alunos estarem entrando em contato com vários conhecimentos”, avaliou.

Com agenda fechada para receber diversas escolas durante a semana, o evento é organizado por uma equipe de professores, funcionários do Museu, bolsistas de Iniciação Científica e monitores da Semana, alcançando cerca de 20 pessoas. A programação terá seu encerramento no sábado, 19, com um dos encontros do projeto “Porque hoje é sábado! – Vamos falar de maio”.

 

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Museu Pedagógico debate momentos históricos do Mês de Maio

Neste mês de maio, o Museu Pedagógico – Casa Padre Palmeira está realizando o projeto “Porque hoje é sábado! – Vamos falar de maio”. O objetivo principal do projeto é revisitar momentos históricos que aconteceram no mês de maio, por meio de ações culturais e educativas, estimulando a comunidade universitária e a sociedade em geral a debater sociologicamente acontecimentos do passado e seus desdobramentos no momento atual.

De acordo com a coordenadora do Museu Pedagógico, professora Lívia Diana Rocha, vinculada ao Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), a ideia de desenvolver o projeto neste mês se deu em razão de maio ser um mês bastante emblemático e significativo na história, principalmente no que se refere às questões trabalhistas. ” Maio já começa com o Dia do Trabalho, depois vamos ter outros debates importantes como o Maio de 1968. Assim, reunimos vários acontecimentos do mês de Maio e estamos convidando a comunidade acadêmica e a comunidade em geral para revisitar esses momentos, por meio de filme, de debates e discussões, para que as pessoas se apropriem do passado para, inclusive, entender o que está ocorrendo hoje”, afirmou a professora.

A primeira atividade do projeto aconteceu no último sábado, 5, que abordou a temática “A mais-valia do trabalho”. O projeto começou com um momento cultural, ao som da Fanfarra Bamvic, que é formada por alunos da Escola Estadual Abdias Menezes. Em seguida, foi exibido o documentário “1917: A Greve Geral”. Por fim, houve uma roda de conversa com o diretor do filme, o argentino Carlos Pronzato, que tem um extenso trabalho voltado para as questões sociais e históricas, como as questões trabalhistas.

O documentário trata da primeira greve geral que aconteceu no Brasil e foi lançado em julho de 2017, quando a greve completou 100 anos. Para Pronzato, é muito positivo apresentar o seu filme durante a execução de um projeto que busca discutir momentos históricos tão importantes. “Acho que esse evento via de encontro com o sentido político de eu ter feito esse filme, que é despertar nas pessoas o interesse em estudar sua história e debater a atualidade a partir da memória”, afirmou o diretor.

O projeto “Porque hoje é sábado! – Vamos falar de maio” segue durante todo o mês com uma programação bastante diversa, que pode ser conferida aqui. Todas as atividades são gratuitas. Para mais informações, entre em contato com Museu Pedagógico pelo telefone (77) 3421-3894 ou pelo e-mail museupedagogico@uesb.edu.br.

 

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Reuniões dos grupos de estudos e pesquisas do Museu Pedagógico

O Museu Pedagógico Casa Padre Palmeira conta com grupos de estudos e de pesquisas multidisciplinares que, além de ações pontuais promovidas no espaço, realizam reuniões para debater temas vinculados às suas áreas. Nesse sentido, o projeto divulga aqui o cronograma semanal de reuniões desses grupos.
Os encontros acontecem no próprio Museu ou no Centro de Documentação Albertina Lima Vasconcelos (Cedoc), localizado no campus de Vitória da Conquista. Para conhecer sobre cada grupo, acesse a aba Grupos de Pesquisa e, caso tenha interesse em participar de alguma das reuniões, entre em contato pelo telefone (77) 3421-3894.

PORQUE HOJE É SABADO! MOVIMENTA OS SÁBADOS DE MAIO NO MUSEU PEDAGÓGICO

“Porque hoje é sábado! Vamos falar de maio” dá início ao funcionamento do Museu Pedagógico aos sábados. Com uma variada programação visando o aumento da participação do público no MP. Relembrando e discutindo datas importantes ocorridas no mês de maio na história contemporânea, foram planejadas atividades que seguem no folder do evento. Não há necessidade de inscrição. Participe. 

MUSEU PEDAGÓGICO PARTICIPARÁ DA XVI SEMANA DE MUSEUS – 14 A 29 DE MAIO

O museu pedagógico Padre Palmeira, participará das atividades da XVI semana nacional de museus que terá como tema “museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.  Nos dias 14 a 18 de maio, na sede do museu pedagógico, haverá um conjunto de atividades envolvendo oficinas, visitas guiadas, exposição. Com o título “#NA CAVERNA: o mito revisitado – realidade invertida – fake news – conectividade”, pretende-se desenvolver uma programação que situe o museu pedagógico no universo virtual da contemporaneidade.

“Os desafios da Educação do Campo na atual conjuntura política” será tema de palestra promovida pelo Museu Pedagógico e o Programa de Pós-Graduação em Memória: linguagem e sociedade

O Museu Pedagógico da UESB e o Programa de Pós Graduação Memória: Linguagem e Sociedade – PPGMLS convidam a todos a participarem da palestra “Os desafios da Educação do campo na atual conjuntura política” com a Profa. Dra. Maria Nalva Rodrigues de Araújo, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no dia 23 de fevereiro, às 18:00 no auditório 2, do Módulo de Medicina.