GDICEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática das Ciências Experimentais e da Matemática

Resumo

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática das Ciências Experimentais e da Matemática (GDICEM) agrega, inicialmente, as áreas de Ciências Experimentais (Química e Física) e Matemática. Tem como premissa básica a pesquisa na área educativa que permita a sua articulação com as práticas docentes, bem como suas relações entre a Educação Básica e os Estudos Superiores. A pesquisa no GDICEM vem gerando a produção de novas abordagens na área do conhecimento em Didática das Ciências Experimentais e da Matemática e articulando as questões teórico-práticas que permeiam o cotidiano escolar.

Líder(es) do grupo: Profa. Tânia Gusmão  – Coordenadora do DCEM
Profa. Dra. Márcia Azevedo Campos – vice-líder

Link Diretório CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1021329295861494.

Os Seminários Integrados GDICEM pretendem estabelecer um diálogo entre diversas instituições e áreas de estudo, uma vez que o grupo é um espaço colaborativo formado por estudantes, professores da educação básica e superior e pesquisadores da UESB e de outras instituições e centros de ensino.
O(a) mediador(a) será responsável pela apresentação do convidado, gerir o ambiente, o tempo, a frequência e conduzir os questionamentos.
Os Seminários ocorrerão de forma online aos Sábados, das 15 às 17 horas e sempre no mesmo link

Link: https://meet.google.com/hne-vxvk-ehm” target=”_blank” rel=”noopener

Membros

O grupo atualmente consta com a participação de 115 pessoas, entre elas professores da educação básica,alunos da graduação e pós graduação e pesquisadores nacionais e internacionais.

Últimas publicações a partir de 2018
Artigos completos e publicados em periódicos:

GUSMÃO, TÂNIA CRISTINA ROCHA SILVA; FONT, Vicenç . Ciclo de estudo e desenho de tarefasStudy and Task Design Cycle. Educação Matemática Pesquisa, v. 22, p. 666-697, 2021.

TEIXEIRA, C. M. C. ; GUSMÃO, Tania C. R. S. .Perspectiva foucaultiana dos discursos em uma aula de Matemática: densidade demográfica, Educação Matemática Debate, v. 10, p. 1-13, 2020.

SILVA, JOSE EDUARDO ROCHA ;GUSMÃO, TÂNIA CRISTINA ROCHA SILVA ; DORIA, MARILUCE CIDADE FRANÇA . PERCEPÇÕES E REAÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS FRENTE ÀS EMOÇÕES NA AULA DE MATEMÁTICA. Revista Binacional Brasil Argentina: Diálogo entre às Ciências, v. 8, p. 95-109, 2020.

MARÍN, JORGE GARCÍA ; GUSMÃO, TÂNIA CRISTINA ROCHA SILVA . EL MACHISMO Y LAS PERFORMANCES DE LAS MASCULINIDADES HEGEMÓNICAS. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE), v. 16, p. 496-507, 2020.

PEREIRA, L. S. A. ; GUSMÃO, TÂNIA CRISTINA ROCHA SILVA . A GESTÃO DO PLANEJAMENTO DE TAREFAS MATEMÁTICAS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS. Revista Binacional Brasil Argentina: Diálogo entre às Ciências, v. 09, p. 147-166, 2020.

RODRIGUES, G. S. S. ; GUSMÃO, TÂNIA CRISTINA ROCHA SILVA . Desenho de tarefas matemáticas na perspectiva da criatividade. REVISTA SERGIPANA DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 5, p. 343-363, 2020.

PINHEIRO, A. S. ; GUSMÃO, TÂNIA CRISTINA ROCHA SILVA . O conhecimento comum, especializado e ampliado do professor para o ensino de medidas de comprimento. REVISTA SERGIPANA DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 5, p. 286-306,
2020.

CONTINI, L. E. ; FABRO, A. ; GUSMÃO, TÂNIA CRISTINA ROCHA SILVA . Tareas mediadas por tic en la enseñanza de matemática en carreras universitarias de perfil profesional. Brazilian Journal of Development, v. 6, p. 43585–43600, 2020.

SOUSA, M. O. ; SOUZA, P. S. ; MIRANDA, L. A. ; GUSMÃO, TÂNIA CRISTINA ROCHA SILVA . OPERACOES ARITMÉTICAS INVERSAS E CÁLCULO MENTAL NO JOGO DIGITAL FAZENDINHA MATEMÁTICA. Cenas Educacionais, v. 3, p. 1-25, 2020.

SOUSA, J. R. ; GUSMÃO, Tania C. R. S. ; FONT, Vicenç ; LANDO, J. . Task (re)design to enhance the didactic-mathematical knowledge of teachers. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 22, p. 98-120, 2020

DE SOUSA, JORGE RAMOS ; MOLL, VICENÇX FONT ; GUSMÃO, TÂNIA CRISTINA ROCHA SILVA ; ROSEIRA, NILSON ANTONIO FERREIRA . CONTRIBUIÇÕES DO (RE)DESENHO DE TAREFAS PARA APROXIMAÇÃO DA MATEMÁTICA COM O ENTORNO SOCIAL DA ESCOLA. PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE), v. 15, p. 444, 2019.

MOREIRA, C. B. ; GUSMÃO, Tania C. R. S. ; FONT, Vicenç . Pra lá e pra cá, vou a qualquer lugar! O papel do corpo no contexto das
tarefas para o desenvolvimento da percepção espacial na Educação Infantil. UNIÓN (SAN CRISTOBAL DE LA LAGUNA), v. 52, p. 144-166, 2018.

MOREIRA, C. B. ; GUSMÃO, Tania C. R. S. ; FONT, Vicenç . Tarefas Matemáticas para o Desenvolvimento da Percepção de Espaço na Educação Infantil: potencialidades e limites. Bolema (Rio Claro), v. 32, p. 231-254, 2018.

SILVA, Zenilton G. ; GUSMÃO, TÂNIA CRISTINA ROCHA SILVA ; EUGENIO, B. G. . LOS BUENOS PROFESSORES: dispositivos identitarios de la docencia en Matemáticas. PARADIGMA (MARACAY), v. XXXIX, p. 140-155, 2018.

Livros publicados/organizados ou edições:

MOREIRA, C. B. ; GUSMÃO, Tania C. R. S. . Desenho de Tarefas para a Educação Infantil: desenvolvendo a percepção espacial. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020. v. 1. 187p .

Capítulos de livros e publicações:

AMORIM, L. C. ; FONT, Vicenç ; GUSMÃO, Tania C. R. S. . Critérios de Idoneidade Didática: uma análise das emoções em práticas matemáticas. In: Luiz Marcio Santos Farias; Márcia Azevedo Campos. (Org.). Elementos da didática das ciências na perseverança e superação escolar. 1ed.Salvador: Edufba, 2021, v. 1, p. 47-62.

AMORIM, L. C. ; FONT, Vicenç ; GUSMÃO, TÂNIA CRISTINA ROCHA SILVA . Critérios de Idoneidade Didática: uma análise das emoções em práticas matemáticas. Elementos da didática das ciências na perseverança e superação escolar.1ed.Salvador: EDUFBA, 2021, v. 1, p. 49-63.

MAGALHAES, Livia Diana Rocha ; GUSMÃO, TÂNIA CRISTINA ROCHA SILVA . Internacionalização do conhecimento: políticas e a experiência vivida. In: José Rubens Mascarenhas de Almeida; Luci Mara Bertoni. (Org.). Estado, Política e Sociedade: está o mundo de ponta-cabeça?. 1ªed.Brasília: technopolitic, 2019, v. 1, p. 129-150.

Trabalhos completos publicados em anais de Congressos:

GUSMÃO, Tania C. R. S.. Do desenho à gestão de tarefas no ensino e na aprendizagem da Matemática. In: XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática, 2019, Ilheus. A sala de aula de Matemática e suas vertentes. Ilheus: UESC, 2019. v. 1. p. 1-15.

RODRIGUES, G. S. S. ; GUSMÃO, Tania C. R. S. . A EXPRESSÃO DA CRIATIVIDADE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO DESENHO DE TAREFAS. In: XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática, 2019,Ilheus. A sala de aula de Matemática e suas vertentes, 2019. p. 1-5.

PINHEIRO, A. S. ; GUSMÃO, Tania C. R. S. . CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA. In: XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática, 2019, Ilheus. A sala de aula de Matemática e suas vertentes, 2019. p. 1-10

MIRANDA, L. A. ; SANTOS, M. A. F. ; SOARES, G. G. ; VENANCIO, M. A. S. ; GUSMÃO, Tania C. R. S. . JOGOS NO PROCESSO
DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. In: XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática, 2019, Ilheus. A sala de aula de Matemática e suas vertentes, 2019. p. 1-12.

Resumos expandidos publicados em Anais e Congressos:

PINHEIRO, A. S. ; GUSMÃO, TÂNIA CRISTINA ROCHA SILVA . O CONHECIMENTO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS. In: XIIIColóquio Nacional e o VI Colóquio Internacional do Museu Pedagógico, 2019, Vitoria da Conquista. Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo, 2019.

SANTOS, M. A. F. ; MIRANDA, L. A. ; GUSMÃO, TÂNIA CRISTINA ROCHA SILVA . JOGOS EDUCATIVOS E OPERAÇÕES INVERSAS NA MATEMÁTICA. In: XIII Colóquio Nacional e o VI Colóquio Internacional do Museu Pedagógico, 2019, Vitoria da
Conquista. Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo, 2019. p. 1423-1427.

MORAES, K. S. B. F. ; GUSMÃO, TÂNIA CRISTINA ROCHA SILVA . O ENFRENTAMENTO DE DIFICULDADES DE
APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA REMEMORADOS POR PROFESSORES. In: XIII Colóquio Nacional e o VI Colóquio Internacional do Museu Pedagógico, 2019, Vitoria da Conquista. Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo, 2019. p. 1423-1427.

PEREIRA, L. S. A. ; GUSMÃO, TÂNIA CRISTINA ROCHA SILVA . A GESTÃO DE TAREFAS MATEMÁTICAS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: XIII Colóquio Nacional e o VI Colóquio Internacional do Museu Pedagógico, 2019, Vitoria da Conquista. Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo, 2019. p. 202-206.

CONTINI, L. E. ; FABRO, A. ; GUSMÃO, TÂNIA CRISTINA ROCHA SILVA . DISEÑO DE TAREAS CONTEXTUALIZADAS MEDIADAS POR TIC PARA LA ENSEÑANZA DE MATEMÁTICA EN CARRERAS UNIVERSITARIAS. In: XIII Colóquio Nacional e o VI Colóquio Internacional do Museu Pedagógico, 2019, Vitoria da Conquista. Distopia, barbárie e contraofensivas no mundo contemporâneo, 2019. p. 102-106.

VENANCIO, M. A. S. ; GUSMÃO, Tania C. R. S. . Game e aprendizagem por descoberta: observações sobre o MMO WarThunder. In: 1ª Jornada Bahiana de Tecnologias Digitais no Ensino, 2018, Vitoria da Conquista. 1ª Jornada Bahiana de Tecnologias Digitais no Ensino, 2018.

Apresentações de trabalho:

GUSMÃO, TÂNIA CRISTINA ROCHA SILVA; TEIXEIRA, P. M. M. . Trajetória de uma década em educação em ciências e matemática. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

BARROS, R. S. ; MENDUNI, Roberta Bortoloti ; GUSMÃO, TÂNIA CRISTINA ROCHA SILVA . Resiliência, fatores de riscos e fatores protetivos na inclusão matemática de aluno surdo. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

GUSMÃO, Tania C. R. S.. Do desenho à gestão de tarefas no ensino e na aprendizagem da Matemática. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

MIRANDA, L. A. ; SOARES, G. G. ; SANTOS, M. A. F. ; VENANCIO, M. A. S. ; GUSMÃO, Tania C. R. S. . JOGOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

RODRIGUES, G. S. S. ; GUSMÃO, Tania C. R. S. . A EXPRESSÃO DA CRIATIVIDADE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO DESENHO DE TAREFAS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

PINHEIRO, A. S. ; GUSMÃO, Tania C. R. S. . CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO: A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).