HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO – GEHTE

Resumo

O grupo de estudos História, Trabalho e Educação do Museu Pedagógico tem como objetivos refletir sobre o trabalho-educação, divisão sexual do trabalho, trabalho familiar, saberes e modos de vida nos processos de produção da vida social de trabalhadores e trabalhadoras de comunidades tradicionais rurais; analisar a mercantilização do ensino superior; analisar a política pública de extensão rural. As questões levantadas pelos estudos dizem respeito as práticas de trabalho que se articulam entre as atividades produtivas e reprodutivas em comunidades rurais mediadas pelo capital, assim como as possibilidades educativas no exercício do trabalho profissional e doméstico; além de questões em torno do ensino superior e o trabalho docente. O grupo é formado por docentes da UESB, pesquisador do IAPAR-EMATER, bolsistas CNPq e alunos do PPGMLS.

No momento desenvolvemos os seguintes projetos de pesquisa:
Trabalho-Educação em comunidades tradicionais rurais: saberes escolares e não escolares nos processos de produção da vida social”, cujo objetivo é analisar de que maneira a escola está entrelaçada com os processos de produção da vida social de trabalhadores e trabalhadoras de comunidades tradicionais rurais, no que diz respeito à incorporação de saberes não escolares construídos por meio de experiências educativas em torno da terra, da família e do trabalho. Projeto financiado pelo CNPq, contando com a colaboração de professora da UFF, professores da UESB, bolsista de iniciação científica e de Apoio Técnico/AT. Coordenado pela profa Ana Elizabeth Santos Alves.

Memórias da resistência universitária: uma análise da Revista Universidade e Sociedade (2011-2018), cujo objetivo é investigar os desdobramentos da mercantilização do ensino superior brasileiro durante os governos de Dilma Rousseff e Michel Temer. Coordenado pelo professor Fábio Mansano de Melo.

Questão agrária, extensão rural e a formação histórica dos sujeitos do campo: uma análise da política de ATER a partir dos públicos especiais tem como objetivoanalisar a relação existente entre a política pública de extensão rural, as leituras contemporâneas acerca da questão agrária enquanto parte constituinte das expressões da questão social, e como os distintos sujeitos do campo se apropriam dessa política.A ideia é promover uma aproximação com a diversidade de sujeitos existentes no campo brasileiro e como a extensão rural, historicamente homogênea e conservadora, se apresenta enquanto política agrícola/agrária/social a esses públicos. Coordenado por José Carlos do Amaral Junior.

Memórias do trabalho e dos modos de vida em comunidades rurais tem como objetivo analisar por meio do trabalho familiar em Casas de Farinha as transformações dos processosprodutivos e dos modos de vida de trabalhadores(as) rurais em detrimento da presença dos interesses capitalistas sobre os territórios. Sob a perspectiva do campo de pesquisa, propõe-se a continuidade dos estudos a partir da economia popular como prática social desenvolvida pelos sujeitos de pesquisa para a produção da vida e dos saberes, na luta pela subsistência e no contraponto do modo de produção capitalista. Coordenado pela profa Marisa Santos Oliveira.

 

Membros

Profa. Dra. Ana Elizabeth Santos Alves – Coordenadora (PPGMLS/UESB)

Andréia Pereira dos Santos

Alano José Soares Sandes (ADM/UFBA)

Fábio Mansano de Melo (DCHL/PPGMLS/UESB)

Ivana Teixeira Silveira (DFCH/UESB)

José Carlos do Amaral Junior (IAPAR-EMATER)

Marisa Oliveira Santos (DCSA/UESB)

Manoel Nunes Cavalcanti Júnior (IFBA)

Isabela de Jesus Gomes (Graduanda em História. Bolsista de iniciação científica -IC/CNPq)

Renné da Glória Andrade (Doutoranda do PPGMLS)

Adriana Caires (Mestranda do PPGMLS)

Vanilda dos Santos Silva (Mestranda do PPGMLS)

 

Produções a partir de 2018

ALVES, A. E. S.; SILVEIRA, I. T.; SANTOS, M. O. Mujeres, trabajo y asociación rural. Quaderns de Ciències Socials, v. Segona Época, ES, p. 3-88, 2019.

ALVES, A. E. S.; MELLO, F. M. de; SANTOS, M. O. Trabalho, educação e saberes: em defesa da escola pública para mulheres e homens do campo. In: Antonio Bosco de Lima; Fabiana Santana Previtali; Carlos Lucena. (Org.). EM DEFESA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. 1ed.Uberlândia-MG: Navegando Publicações, 2020, v., p. 51-74.

AMARAL JUNIOR, J. C. do. Economia Doméstica e Serviço Social: análise das contingências históricas de uma aproximação. Serviço Social em Perspectiva, v. 5, p. 179-193, 2021.

AMARAL JUNIOR, J. C. do. Serviço Social e Extensão Rural: questão agrária, questão social e a inserção do assistente social na ATER paranaense. Revista Humanidades em Perspectiva, v. 3, p. 1-13, 2021.

AMARAL JÚNIOR, J. C. Questões teórico-metodológicas para o -trabalho social- na extensão rural: desafios para economistas domésticos e assistentes sociais. OIKOS: FAMÍLIA E SOCIEDADE EM DEBATE, v. 30, p. 262-283, 2020.

AMARAL JÚNIOR, J. C.. Concepções pedagógicas e momentos históricos de extensão rural: uma análise da ATER paranaense. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico (Online), v. 224, p. 187-198, 2020.

AMARAL JÚNIOR, J. C.. Três teses sobre a Economia Doméstica no Brasil. Cadernos de História (Belo Horizonte), v. 21, p. 73-91, 2020.

AMARAL JÚNIOR, J. C..; ALVES, A. E. S. -Lugar social da mulher- e família como sinônimos. Revista Caderno Espaço Feminino do Núcleo de Estudos de Gênero e Pesquisa sobre a Mulher, v. 33, n.1, p. 397-417, 2020.

AMARAL JÚNIOR, J. C.; ALVES, A. E. S. Elementos para a construção de uma gênese do ensino de Economia Doméstica: ‘ A Tratise On Domestic Economy’ de Catherine Beecher. Revista HISTEDBR On-line, v. 21, p. 1-18, 2021.

AMARAL JÚNIOR, J. C.; ALVES, A. E. S. Ellen Richards e as ‘Ciências Domésticas’. Intelligere – Revista de História Intelectual, n.09, p. 230-251, 2020.

MELLO, F. M. de; ALMEIDA, J. R. M. Reforma do Estado e mercantilização do ensino superior no Brasil dos governos FHC e Lula (1995-2010). In: Eraldo Leme Batista; Paulino José Orso. (Org.). Capitalismo, trabalho e educação em tempos de devastação neoliberal. 1ªed.Marília-SP: Editora Lutas Anticapital, 2019, v., p. 125-150.

MELLO, F. M. de; ALVES, A. E. S. O Banco Mundial e as memórias acerca da mercantilização do ensino superior. In: José Rubens Mascarenhas de Almeida; Luci Mara Bertoni. (Org.). Estado, Política e Sociedade: está o mundo de ponta-cabeça? 1ed.Brasília-DF: Technopolitik, 2019, v., p. 57-68.

MELLO, F. M. de; CIAVATTA, M. Universidade, pecado nativo? o ensino superior privado no Brasil. 1. ed. Curitiba-Pr: CRV, 2020. 206p.

MELLO, F. MANSANO de; ALVES, A. E. S. História e Memória do Ensino Superior: caminhos de uma investigação. TRABALHO NECESSÁRIO, v. 18, p. 336-357, 2020.

SANDES, A. J. S.; ALVES, A. E. S. Panorama da literatura científica sobre a juventude rural no Brasil: uma revisão sistemática. Revista Rural e Urbano – UFPE, v. 06, p. 180-193, 2021.

SANTOS, A. P.; ALVES, A. E. S. Memórias do trabalho docente: a docência como vocação feminina na escola normal de Caetité. I Colóquio Internacional do diretório/grupo de pesquisa “Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais-HISTEDBR” PPGE PUC-GO. 19 a 21/05/2021.

SANTOS, A. P.; ALVES, A. E. S. REVISTA DE EDUCAÇÃO ORGAM DA ESCOLA NORMAL DE CAETITÉ: FONTES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. In: XV Jornada do Histedbr IV Seminário Nacional de Educação Básica II Seminário em História da Educação da Amazônia, 2018, Belém-PA. Anais da XV Jornada do Histedbr, 2018.

SANTOS, M. O. ALVES, A. E. S. MODOS DE VIDA: A busca por um entendimento na transformação da ruralidade. Revista Geopauta, V.5, nº2, p. 1-21, 2021.

SANTOS, M. O.; ALVES, A. E. S. As memórias e os trabalhadores de casas de farinha. In: Maria Madalena Souza dos Anjos Neta; Mariana Domitila Padovani Martins. (Org.). Trabalho, diversidade e consumo: um percurso pela sociedade contemporânea. 1ªed.Maringá(PR): Uniedusul Editora, 2020, v. 01, p. 102-116.

SANTOS, M. O.; ALVES, A. E. S. Mundo Rural, Modo de vida e as memórias do processo de trabalho em Casas de Farinha. GEOINGÁ: Revista do Programa de Pós-graduação em Geografia, v. 13, p. 21-40, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Geoinga/article/view/56258/751375151785

SANTOS, M. O; AMARAL, U. T.; ALVES, A. E. S.; CAVALCANTI JUNIOR, M. N. Casas de farinha: reflexões acerca do trabalho e educação em comunidades tradicionais do interior da Bahia. REVES – Revista Relações Sociais, v. 1, n.2, p. 0255-0269, 2018.