I Seminário da Rede “Projeto Ibero-americano sobre passados traumáticos recentes”

No dia 27 de abril deste ano, às doze horas, acontecerá o I Seminário da Rede “Projeto Ibero-americano sobre passados traumáticos recentes”, com transmissão aberta pela internet.

Os estudos acerca dos passados traumáticos recentes, fundados na História e na memória social, se expandiram nas últimas duas décadas, marcadamente aqueles voltados para as experiências do terrorismo de Estado na América Latina, mais diretamente os concentrados nas operações das ditaduras militares dos anos 1960-1980. Contudo, esse passado traumático não é uma exclusividade das sociedades latino-americanas e, em seu cenário traumático, também continua exigindo revisitas contemporâneas, resultado de processos de recuperação, transmissão e interpretações de um passado carregado de traumas sociais e políticos provocados pelo Estado capitalista, portanto também resultado da permanência das relações sociais do mesmo tipo. A rede do “Projeto Ibero-americano sobre passados traumáticos recentes” pretende estar presente na resistência contra o esquecimento, entendendo que a luta pela memória não oficial desse passado é parte da luta mais geral contra a dominação de classe.

A rede foi criada no ano de 2019 e envolve o Museu Pedagógico da Uesb (Brasil), a FedIcária (Federación Icária, Espanha), a Universidad Pedagógica Nacional (Colômbia), o CESIL (Centro de Estudios Sociales Interdisciplinarios del Litoral, Argentina) e a Universidad de Valparaiso (Chile) e tem por objetivo teórico-prático fazer um levantamento histórico-historiográfico dos passados considerados “traumáticos” e, conjuntamente, discutir, debater e sistematizar, a partir das perspectivas teóricas apresentadas, os resultados de seus trabalhos. Este I Seminário vem nesse sentido, mas outras formas de socialização dos resultados do projeto também se darão através de publicações parciais em meios de comunicação como a Revista Binacional Brasil-Argentina (RBBA), Con-ciencia Social (CS) e Contenciosa como também por meio da organização de números de caráter monográfico das produções envolvidas no Projeto.

O intuito desse I Seminário é iniciar uma dinâmica de conversação sobre os problemas e desafios compartilhados pelas realidades históricas dos povos-nações envolvidos, numa perspectiva analítico-comparativa dos processos autoritários, violências políticas e ditaduras militares no passado recente e suas permanências no presente histórico do Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Espanha e versará sobre:

– Passados traumáticos no Brasil: história e historiografia, memória e ideologia – concisas inferências;

– La dictadura de Franco como tema sensible en la sociedade, la política y las aulas españolas del siglo XXI;

– Cartografía del conflicto armado colombiano: tendencias interpretativas;

– Historia reciente en Chile. Disputas narrativas de un pasado presente: entre los límites políticos, historiográficos y educativos y las aperturas de memorialización social;

– Luchas por la memoria, investigación histórica y desarrollos educativos em el caso argentino: um estado de situación.

 

O evento será transmitido pelos canais de comunicação dos anfitriões. No caso para o Brasil, pelo canal do YouTube do Museu Pedagógico da Uesb:

Sinta-se convidado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *