Coleção Educação, Memória e Religião (Editora CRV)
História da Educação: arquivos, instituições escolares e memória histórica
João Carlos da Silva,
Paulino José Orso,
André Paulo Castanha,
Lívia Diana Rocha Magalhães (Orgs)
O livro, essencial a educadores e pesquisadores que se interessam por um conhecimento mais profundo e crítico da História da Educação Brasileira, expõe experiências concretas de preservação e criação de instituições para o estudo da História e Memória da Educação, apresenta uma reflexão importante sobre a História da Educação, suas formas de expressão, âmbitos e modos de nos acercarmos do seu estudo, além de, prevalentemente, apontar para a necessidade de constituição de fundos documentais, seu acompanhamento e sistematização.
História, Memória e Educação
José Claudinei Lombardi,
Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro,
Lívia Diana Rocha Magalhães (orgs.)
Este livro foi constituído como um dos resultados do PQI/CAPES: HISTEDBR/UNICAMP e Museu Pedagógico da UESB mediante relações de pesquisa e produções sobre a História da Educação e o campo de estudos da Memória. Parte do princípio de que, — além de relações sociais, relações com a natureza, relações das forças produtivas e outras —, a história da humanidade é constituída por elementos de diferentes memórias — social, cultural e histórica — que se interpenetram de tal modo que é quase impossível separá-las.
A partir de marcos teóricos comuns, congêneres e até mesmo muitos distintos, os vários textos apresentados revelam que muitas manifestações da vida social que costumamos classificar de econômicas, políticas, psicológicas, educacionais e artísticas, guardadas as suas especificidades didáticas e científicas, podem ser analisadas à luz das teorias.
Destarte, na presente coletânea, podemos encontrar textos, cujas temáticas discutem ou apresentam abordagens teóricas mais predominantes no campo que se estabelece entre História, Memória e Educação, bem como as prospectivas de seu uso político, ideológico, e também como campo interpretativo de um determinado objeto, fenômeno, lugar.
Fonte: https://www.grupoatomoealinea.com.br/historia-memoria-e-educacao.html
A Pesquisa e a Preservação de Arquivos e Fontes para a Educação, Cultura e Memória
Ana Palmira Bittencourt S. Casimiro,
José Claudinei Lombardi
Lívia Diana Rocha Magalhães (orgs.)
Observamos que a História e a História da Educação, no Brasil, se ressentem da ausência de publicações sobre os acervos documentais e fontes primárias, bem como de informações sobre os arquivos onde esses documentos encontram-se guardados. Entendemos que a pesquisa, catalogação e arquivamento de fontes históricas (primárias e secundárias) e a disponibilização dessas fontes, principalmente as que dizem respeito à Educação, fazem parte das ações dos pesquisadores da educação.
Ensaios sobre História, Ciência e Educação
Livia Diana Rocha Magalhães,
Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro,
Ana Elizabeth Santos Alves (orgs.)
As discussões sobre a superação das barreiras disciplinares do conhecimento científico e a necessidade de organização da pesquisa em grupo favoreceram a nossa concepção do Museu Pedagógico como um lugar vivo, dinâmico, capaz de formar e ordenar coletivos de pesquisa, com base na interlocução com a história e a educação, delineando o percurso das diversas ciências, de professores oriundos de vários departamentos e de alunos de diversos cursos. Os textos apresentados, portanto, oferecem-nos múltiplas leituras sobre a nossa realidade, retratando as tendências e preocupações de sujeitos e campos diversos das ciências.
Fonte: https://www.grupoatomoealinea.com.br/ensaios-sobre-historia-ciencia-e-educacao.html
Interfaces entre História, Trabalho e Educação
Ana Elizabeth Santos Alves,
Gilneide de Oliveira Padre Lima
Manoel Nunes Cavalcanti Jr. (orgs.)
A leitura dos textos deste livro ajuda a compreender aspectos de nosso país, tão marcado pela persistente marginalização, de forma séria e bem fundamentada. É fruto da retomada que alguns estudiosos – ao contrário de modas e pautas colonizadoras adotadas geralmente na academia hoje – fazem para entender nossa sociedade. É um livro necessário.
Fonte: https://www.grupoatomoealinea.com.br/interfaces-entre-historia-trabalho-e-educacao.html
A Procissão de Cinza dos Terceiros Franciscanos da Bahia: uma expressão religiosa, pedagógica e barroca no mundo colonial
Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro
https://www.editoranavegando.com/procissao-de-cinza
A relação teoria e prática no curso de Pedagogia: uma abordagem histórico-critica
Marta Loula Dourado Viana
As redes Científicas e o Desenvolvimento da Pesquisa: perspectivas multidisciplinares
José Rubens Mascarenhas de Almeida
Lívia Diana Rocha Magalhães
Luci Mara Bertoni