A coleção que designamos de “Memória do Livro Didático” foi cedida pela Livraria Cairo, em Vitória da Conquista, Bahia.
GALERIA
2 – ACERVO DO LIVRO DIDÁTICO
2.1 Descrição do acervo:
João Cairo que veio com seus irmãos da cidade de Morro de São Paulo – BA para Vitória da Conquista em 1930 e os mesmos se estabeleceram aqui como empresários e negociantes. O bazar Cairo foi a primeira livraria de Vitória da Conquista, criada em 1946 e participante das primeiras equipes de distribuições literária no Brasil. Além de livros, o Bazar Cairo comercializava revistas, jornais, material fotográfico, produtos veterinários e esportivos. Os fornecedores eram contatados por meio de cartas, foi somente na década de 50, com a popularização do telefone, que o acesso às encomendas e pedidos foi facilitado.
Estes materiais são uma fonte inesgotável de recursos para pesquisa nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes e Interdisciplinar.
Como visto, os livros didáticos são documentos históricos, com valor social intrínseco, e por conseguinte, exigem a compreensão do contexto de sua produção, da mesma maneira que são elementos de memória, visto que estão implícitos em seu conteúdo as recordações das vivências escolares ao longo do último século. Portanto, os profissionais, formados em diversas áreas do conhecimento, e os estudantes, que utilizam cotidianamente as publicações oficiais, não podem ser privados de informações tão relevantes para o exercício de práticas pedagógicas capazes de propiciar análises críticas dos sujeitos envolvidos. No ano em curso, o Museu Pedagógico-CEDOC começou a desenvolver o projeto “Encontro com o Livro Didático: entre o passado e o presente”, exemplares dos livros circulam pelas escolas que aderiram ao projeto, conforme área de conhecimento, e os professores realizam anotações em um diário de trabalho. As discussões das anotações serão recolhidas para debate em reuniões temáticas virtuais e num seminário presencial a ser realizado no mês de setembro de 2024.
2.1 Imagens do acervo antes:
2.2 Imagens do acervo:
O Centro de Documentação Albertina Lima Vasconcelos (CEDOC) integra o Museu Pedagógico da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e tem por objetivo abrigar conjuntos documentais sobre a História da Educação. O Museu Pedagógico é um projeto interdepartamental e interinstitucional, implantado em 1999, e tem se consolidado com importantes atividades de pesquisa e de extensão, bem como, com a articulação de convênios nacionais e internacionais e a publicação de livros e artigos científicos
Seus principais acervos são: os livros didáticos e os arquivos das escolas extintas ou que funcionaram, a partir de 1940, em Vitória da Conquista e região/Bahia. No entanto, vários outros materiais, resultantes de pesquisas realizadas, também compõem o inventário catalogado no CEDOC. Por iniciativa do Museu Pedagógico, um convênio firmado entre a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e o Núcleo Regional de Educação (NRE-20/SEC) possibilitou a preservação e a disponibilização de uma variedade enorme de informações sobre as trajetórias escolares de centenas de alunos.
O CEDOC abriga ainda a biblioteca pessoal da professora e historiadora Albertina Lima Vasconcelos, bem como, promove, cursos, eventos, exposições e reuniões de grupos de pesquisa visando a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.