AC- MEMÓRIA E HISTÓRIA DO DESMONTE E DA RESISTÊNCIA (anos 2000…)

PROJETO – MEMÓRIA E HISTÓRIA DO DESMONTE E DA RESISTÊNCIA (anos 2000…)

  Esta proposta de ação e colaboração é uma iniciativa do Grupo THESE – Projetos Integrados de Pesquisas sobre Trabalho, História, Educação e Saúde (UERJ – UFF – EPSJV/Fiocruz) e do Museu Pedagógico – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

      Diante do desmonte de instituições, prevalentemente da escola pública brasileira e de outros entes democráticos que lhes dão sustentação (conselhos, instituições, associações, assessorias), consideramos fundamental organizar um “corpus documental” que evidencie a memória do desmonte da educação brasileira e a memória da resistência, da defesa inconteste da escola pública e de outras instituições a ela correlatas.

      À motivação inicial do Projeto, preservar a memória do desmonte das instituições, educacionais e dos processos de resistência, somou-se a evidência da extinção de outros entes democráticos (conselhos, instituições, associações, assessorias), a ofensiva governamental de militarização das escolas, com a transformação de escolas públicas em escolas cívico-militares, as mudanças na legislação para a liberalização de armas para todos os cidadãos.

   Em termos breves, o Projeto Memória e História é um projeto interinstitucional de constituição de acervo de documentos escritos, orais, auditivos e iconográficos que constituam uma memória dos processos de tentativa ou implementação de intervenções nas escolas públicas das redes federal, estaduais e municipais de ensino público no Brasil, e das resistências aos projetos de intervenção, com ênfase inicial na militarização da sociedade e de escolas. Sua estrutura organizacional é constituída por uma coordenação geral e pelas coordenações/grupos de pesquisa de apoio e colaboração, vinculados a diversas instituições de ensino e pesquisa brasileiras.

    De modo preliminar, para fins de coleta e organização das fontes, ressalvadas as necessidades específicas de catalogação do Museu Pedagógico, os documentos estão organizados conforme as seguintes categorias:

I – Militarização de escolas – levantamento bibliográfico

1 – Artigos em periódicos acadêmicos: 28

2 – Teses e dissertações: 32

3 – Livros: 10

4 – Capítulos de livros: 12

5 – Trabalhos completos em anais: 14

6 – Legislação e documentos institucionais complementares: 16

 

II – Militarização de escolas – levantamento na internet, em jornais e revistas

1 – Mídias sociais (Internet): 20

2 – Vídeos (Digital): 18

3 – Imprensa – Jornais e revistas: 26

3.1 – Jornais e revistas (Digital): 26

3.2 – Jornais e revistas (Impressos): 28

3.3 – Jornais e revistas (Fotografias): 52

4 – Cursos: 38

5 – Pesquisas futuras: 27