Mostra I Seminário do Museu Pedagógico na Escola: uma interlocução com os problemas do cotidiano escolar – 2012

Desde o ano de 2008, o projeto “Museu Pedagógico na escola” vem sendo desenvolvido com financiamento oriundo para a pesquisa, tanto da UESB quanto da FAPESB. O cotidiano da escola tem sido analisado a partir de um banco de dados construído por meio do registro de problemas vivenciados pelos professores das escolas objeto da pesquisa, o que está permitindo o estudo das principais dificuldades enfrentadas pela escola pública e a apresentação de indicativos para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a realidade das instituições de ensino de nosso Estado e Município. Duas videoconferências promovidas pela FAPESB/IAT foram realizadas para apresentar os resultados a essas agências e aos professores do Estado. Também realizou-se um seminário a fim de apresentar à comunidade da escola básica, professores, gestores, alunos e pesquisadores da educação, entre outras áreas, as análises realizadas sobre os temas apresentados e estudados, a partir da realidade dessas instituições escolares.

Assim, no ano de 2012 foi realizado o I Seminário do Museu Pedagógico na Escola: uma interlocução com os problemas do cotidiano escolar, quando foram discutido os resultados obtidos a partir do levantamento dos problemas do cotidiano registrados pelos professores das escolas parceiras/participantes do projeto de pesquisa.