Intervenções

O caráter intersetorial das ações desenvolvidas pelo Núcleo tem influenciado diretamente o “agir institucional” dos diversos atores do Sistema de Garantia de Direitos no município de Vitória da Conquista, proporcionado novas práticas que promovem direitos e evitam a revitimização de crianças e adolescente em situação de violência. Assim, o programa também tem contribuído de modo importante para a qualificação dos debates em torno da política municipal de atendimento aos direitos de crianças e adolescentes, considerando que sua equipe tem participado constantemente de encontros e reuniões com diversos setores da comunidade com o objetivo de propor soluções e reflexões acerca dos rumos das políticas setoriais.

O projeto mais destacável é o INTEGRAR, o qual visa o fortalecimento da rede municipal de proteção à criança e ao adolescente. Através dele, a equipe do Núcleo visita as instituições governamentais e não governamentais de maneira a estreitar os laços com os atores do Sistema de Garantia de Direitos, conhecendo a realidade e fragilidades da rede, e, sobretudo, criando mecanismos de mudanças e avanços juntamente com os órgãos gestores das políticas setoriais.

Tem-se ainda o projeto desenvolvido junto às escolas da rede pública municipal, onde debatemos temáticas relacionadas com a política de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, como forma de aproximar a universidade da comunidade e interferir diretamente na dinâmica social, através da socialização do conhecimento e da construção de novas práticas sociais.