Um dos aspectos mais importantes relacionados às finalidades do NDCA é o seu papel de espaço multidisciplinar diferenciado de formação humanística e profissional. Nele, os alunos da UESB e de outras instituições têm a oportunidade de vivenciar diversas realidades presentes na sociedade e, assim, deixam de ser sujeitos passivos do aprendizado e passam a ser agentes ativos de mudança de paradigma e de transformação social.
A articulação entre ensino, pesquisa e extensão é outro ponto de destaque do NDCA enquanto programa de extensão universitária. Além do atendimento às crianças, adolescentes e familiares/responsáveis em situação de violência e/ou violação de direitos, o NDCA desenvolve ações que fortalecem o ensino e a pesquisa, através de grupos de estudos interdisciplinares, nos quais participam os membros da equipe multidisciplinar e outras pessoas vinculadas ao universo acadêmico e comunitário. Nesses grupos são debatidas temáticas relacionadas com a infância e adolescência tendo como parâmetro a transversalidade dos temas propostos.
Desse modo, ao longo dos anos de sua existência, o NDCA tem realizado ações diversas com temáticas relacionadas à política de garantia de direitos, fomentando o debate qualificado e a construção de novas práticas sociais, alicerçando um cultura de respeito, paz e de efetivação da integralidade dos direitos de crianças e adolescentes.