INFÂNCIAS ROUBADAS: A LUTA PELA PROTEÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA
Neste 8º episódio, vamos abordar o combate e a erradicação do trabalho infantil.
O nosso país tem sido palco de um número alarmante de casos de trabalho infantil. Apenas no ano de 2023, segundo dados retirados do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FETIPA), no Nordeste, os estados da Bahia e do Maranhão contam com os maiores números absolutos da região: 187 mil e 100 mil. Esse problema afeta meninos e meninas com idades de 5 a 17 anos.
Nossa convidada da vez, é a juíza Cyntia Cordeiro, auxiliar da 2º Vara do Trabalho de Vitória da Conquista, doutoranda em Direito pela Universidade Estácio (UNESA/RJ), Mestra em Direito pelo Centro Universitário FG (UNIFG), Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho pela JusPodivm, Bacharela em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal).
O trabalho infantil é uma problemática alarmante em nosso país, e compreender mais sobre o tema nos mantém alertas para sua gravidade. A presença de uma juíza do trabalho para abordar esse assunto é fundamental, no nosso bate-papo discutimos sobre sinais de que aquela criança está em situação de trabalho infantil, como denunciar, se há idade correta para iniciar no mercado de trabalho, e se há padrões demográficos nestes casos. Entenda, ainda, o que é o termo “Os 3 P” e como um termo simples, pode simplificar a nossa visão a respeito das infâncias que mais são atingidas pela prática cultural do trabalho infantil, uma questão urgente!
Junte-se a nós enquanto exploramos esse tópico em nosso podcast! Clique aqui para acessar nosso episódio no Spotify!
Nos siga no Instagram Clique aqui