Foi realizado no auditório CAP na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia nesta terça-feira (09), o início do Projeto Trabalho, Justiça e Cidadania, que tem sido amplamente reconhecido em todo o país por sua significativa contribuição à educação cidadã e à luta contra as injustiças sociais, utilizando seu conhecimento jurídico para educar cidadãos sobre seus direitos e responsabilidades, gerando a aproximação do judiciário com o civil. Essa colaboração entre importantes entidades demonstra um compromisso mútuo com a promoção de uma educação de excelência e a construção de uma sociedade mais equitativa.
A formação ocorreu durante a manhã e tarde, com referênciadas palestras sobre assedio sexual no trabalho, a erradicação do trabalho infantil, o trabalho escravo e os aspectos jurídicos na interseccionalidade e o pensamento deocolonial, entre outros temas que corroboram para a discussão de novas ações dentro do meio docente da educação municipal de Vitória da Conquista.
Todos os direitos abordados, serão tratados com os professores e subsequentemente com os alunos em sala de aula os temas apresentados e resultará em projetos desenvolvidos entre professores e alunos. O evento contou com a participação da juíza da 5ª vara do trabalho Cyntia Cordeiro e do juiz da 1ª vara do trabalho Marcos Fava como precursores em Vitória da Conquista. Rosemeire Fernanda, juíza aposentada da 5ª região do trabalho, gestora regional no âmbito do Tribunal do Trabalho (TRT) e coordenadora do Projeto Justiça, Trabalho e Cidadania da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA).
As palestras ficaram a critério do TJC – 20 anos, na promoção do trabalho decente com Rosemeire Lopes Fernandes, com o tema “combate ao Trabalho Infantil”, e com ‘Trabalho Escravo Contemporâneo”, a juíza Viviane Martins do (TRT5), coordenadora da Unidade de Estudos e Projetos do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca) do Ministério Público da Bahia e o senhor Carlos Lins, Procurador do Trabalho (MPT), de Vitória da Conquista. A palestra finalizadora da manhã ficou a cargo da Juíza Adriana Manta, do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, com o tema “Violências no trabalho”.