O que é o PDI

Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI – é um instrumento de gestão institucional, proposto por legislação específica e deve ser construído pela comunidade universitária da instituição.

A legislação possui um grau de flexibilidade que permite a cada instituição construir o seu PDI com maior ou menor grau de detalhamento de seus elementos estratégicos e táticos.

Na elaboração do PDI a instituição deve levar em conta sua origem, seu histórico de atuação, as características de seu funcionamento (missão, valores, princípios e fundamentos) e a maneira como se relaciona com a sociedade na qual está inserida, bem como com as demais instituições de ensino superior.

A elaboração do PDI deverá explicitar o modo pelo qual o documento foi construído e a interferência que exercerá sobre a dinâmica da Instituição, tendo como pressuposto o atendimento ao conjunto de normas vigentes.

O PDI deverá  mostrar os caminhos para as decisões que a Universidade irá tomar ao longo dos próximos cinco anos no sentido de manter e reforçar sua posição de destaque no cenário nacional e internacional.