• Vitória da Conquista, 19 de maio de 2024
Notícias

Plantando o saber: o agronegócio na educação infantil

Por Ana Carolina Bastos

Projeto concebido com o objetivo de ensinar às crianças sobre a importância da produção de algodão na região Oeste da Bahia, destacando o trabalho dos agricultores e a relevância econômica e ambiental desta atividade.

 

A ABAPA, Associação Baiana dos Produtores de Algodão, tem desempenhado um papel significativo na promoção da educação infantil em relação ao agronegócio, particularmente, no que diz respeito à produção de algodão. 

Seu programa “Conhecendo o Agro” representa uma iniciativa notável que busca informar e envolver crianças desde tenra idade nas complexidades e importância da agricultura e do agronegócio.

A educação é essencial para a formação do cidadão e transformação da sociedade. Ela é a responsável pela multiplicação do conhecimento e pelo desenvolvimento de habilidades úteis para a atuação do indivíduo em sua comunidade. Pensando nessa perspectiva a Associação Baiana dos Produtores de Algodão – Abapa lançou em 2019 o programa educacional “Conhecendo o Agro”, que tem como principal objetivo, aproximar os professores e estudantes da rede pública e privada de ensino dos conhecimentos teóricos e práticos ligados ao desenvolvido do setor agrícola do Oeste Baiano.

Fonta: Site ABAPA.

O programa Conhecendo o Agro capacita os professores da rede pública e privada, para que ensinem aos pequenos, do ensino fundamental I e II, de forma lúdica e de fácil entendimento a respeito da importância do agronegócio para a geração de emprego e renda, produção de tecnologia e o desenvolvimento socioeconômico das cidades que compõem o Oeste Baiano. Além de proporcionar workshops, palestras educativas, visitas técnicas às fazendas e indústrias, concursos de desenho, paródia, fotografia e maquete, o programa também demonstra a necessidade de qualificação profissional para os jovens e adolescentes que não desejam sair de sua cidade natal em busca de crescimento profissional, uma vez que a Abapa juntamente com os produtores locais buscam sempre priorizar a mão de obra local.

O gerente do Centro de Treinamento e Tecnologia, Douglas Fernandes, explica como surgiu a ideia do Conhecendo Agro. Antes do projeto tomar forma e criar uma identidade, as escolas já ensinavam seus alunos a respeito da importância do agronegócio, só que, de uma maneira menos elaborada, não havia um corpo pedagógico específico de orientação profissional, daí veio a ideia de profissionalizar o conhecimento, fazendo com que eles se sentissem dentro do negócio, cultivando suas experiências. “Para que o projeto ganhasse vida e se tornasse o sucesso que é atualmente, foi necessário criar convênios nos municípios em que a cotonicultura é mais efetiva. Assim, anualmente é realizado uma capacitação com as redes de escolas municipais, com ênfase nas escolas urbanas que estão mais próximas das oportunidades, porém com percepções mais distantes acerca disso. Através do programa de capacitação, ocorrem as visitas técnicas, às quais os fazem perceber que podem fazer parte desse mundo, em qualquer profissão que deseja seguir, seja piloto, operador, gerente, advogado. Nós queremos que nossas crianças e jovens percebam que aqui é um celeiro de oportunidades ainda no processo de formação.”

Fonte: Site ABAPA.

Para além do programa Conhecendo o Agro, a Abapa também investe em jovens para compor sua equipe profissional, tendo parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), na estruturação de estágios e encaminhamento profissional, tendo uma escola parceira em Barreiras e em municípios vizinhos.

Em conversa com Alessandra Zanotto Costa, vice-presidente da Abapa e administradora da Algodoeira Zanotto Cotton, ela também destaca a importância dos projetos criados pela Abapa e fala um pouco sobre os eventos que a algodoeira proporcionam para levar alegria, informação e muito conhecimento para crianças da vila. “A gente faz uma vez por ano, no mês das crianças em outubro, um dia das crianças numa vila que tem próximo a nossa algodoeira, onde grande parte dos nossos trabalhadores são dessa vila. Nesse dia das crianças, além de fazer um movimento mais recreativo, a gente leva folhetos, material que divulga nosso trabalho, conta um pouquinho da nossa história para essas crianças.” 

 Fonte: Ascom Abapa

Quando questionada se a algodoeira possui algum tipo de programa para jovens, Alessandra menciona a parceria da Abapa com o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), que possui um programa de Jovem Aprendiz, no qual, os produtores têm a oportunidade de “adotar” um jovem aprendiz, que estuda numa escola modelo, onde a cotonicultura faz parte da grade curricular juntamente com as matérias de praxe. Nessa “adoção”, o produtor custeia financeiramente com o ano escolar desse jovem.

Alessandra ainda citou a importância de outro programa que auxilia famílias da cotonicultura, o “Projeto Algodão que Aquece”, uma iniciativa do Núcleo das Mulheres do Agro, no qual, ajuda a aquecer os lares baianos através da fibra do algodão. A iniciativa faz parte de um projeto que ensina a cultura do algodão nas escolas, além de distribuir agasalhos feitos com 100% de algodão para crianças carentes em comunidades rurais da região. “Esse projeto começou porque essas mulheres viram que em algumas escolas, principalmente ribeirinhas, estava tendo muita evasão escolar, as crianças estavam deixando de ir pra escola por causa do frio, então esse projeto começou há 5 anos, com apoio da Abapa e a partir do segundo ano, ele começou a ser mantido por empresas e a Zanotto Cotton colabora financeiramente para a compra desses agasalhos, para que o projeto possa acontecer.”

Fonte: Site ABAPA

Mesmo sendo o principal pilar da economia brasileira, o agronegócio ainda sofre com a desinformação sobre o agro real, esse feito por milhares de brasileiros no dia a dia, que enfrentam desafios econômicos, climáticos, volatilidade de mercado e, principalmente, preservando o meio ambiente. Para diminuir essa desinformação, propagar conhecimento e capacitação profissional, a Abapa juntamente com produtores rurais do Oeste Baiano, criou e fomenta anualmente o projeto Conhecendo o Agro, que ensina diversas crianças e adolescentes ao longo dos anos, além de apoiar diversos outros projetos de suma importância para o crescimento pessoal e profissional das crianças, adolescentes e jovens que compõem o Oeste da Bahia e, que em breve, serão a mão de obra que fará o Brasil continuar produzindo e crescendo social e economicamente.

 Para um futuro brilhante, tudo começa pela educação.  

 

Copyright 2018

Todos os direitos reservados - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Desenvolvido pela ASCOM / CHP


Todas as informações contidas neste site, são de inteira responsabilidade do Portal de Jornalismo Uesb.