Universidades Para Todos

Apresentação


O Programa Universidade para Todos (UPT), instituído pelo Decreto 20.004 de 21 de setembro de 2020. O Programa Universidade para Todos (UPT) é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através da Coordenação Executiva de Programas e Projetos Estratégicos da Educação (CEPEE) e as Universidades Públicas: Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

O Programa UPT objetiva o fortalecimento das aprendizagens e a preparação para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior para os estudantes egressos e concluintes da rede pública estadual de ensino. Além de contribuir com a Formação inicial e continuada de estudantes universitários para o exercício da docência.

Neste ano de 2022, serão ofertadas 15 mil vagas, distribuídas em mais de 200 municípios parceiros, com ofertas das atividades na modalidade presencial em 270 locais de funcionamento.

Na região sudoeste da Bahia, o Programa é executado pela UESB, que é responsável pela oferta de 2.200 vagas, em 32 municípios e implementação de 45 turmas. Desde de sua implantação em 2003, o UPT UESB já atendeu diretamente mais de 42 mil pessoas, com mais de 4.500 aprovações em instituições de ensino superior.

Trata-se de uma importante política de educação no âmbito do estado, e internamente umas das mais importantes ações de extensão da UESB em termos de público alcançado e abrangência geográfica. O UPT UESB está presente em 6 territórios de identidade: Chapada Diamantina, Médio Rio das Contas, Médio Sudoeste da Bahia, Sertão Produtivo, Sudoeste Baiano e Vale do Jiquiriçá. Possui um caráter transversal, pois além da preparação do estudante, contribui para a formação continuada de estudantes universitários para exercício da docência.

O Curso preparatório para o ENEM e Vestibular tem duração de maio a dezembro, compreendendo o período de matrícula. As atividades didáticas que compõem a metodologia do referido projeto são:

  • Aulas regulares que ocorrem de segunda a sexta-feira, das 19h:00min às 22 horas;
  • Realização de “Aulões” interdisciplinares;
  • Aplicação do teste de orientação profissional;
  • Aplicação de simulados para as provas do ENEM e Vestibular da UESB;
  • Visita guiada ao campus da UESB, oportunidade em que os cursistas visitam e vivenciam o ambiente universitário, sua estrutura, possibilidades e diversidade.

Somente as aulas regulares acontecem nos espaços de instituições parceiras. As demais atividades complementares supracitadas são realizadas nos campi da UESB, sediados em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.

O êxito e alcance dos objetivos do Projeto Universidade Para Todos somente são possíveis através da celebração de parcerias com entidades do poder público e sociedade civil, visando a cessão de espaços de sala de aula.

Para melhor gestão das atividades do projeto, os municípios são divididos em Polos, de acordo com a multicampia da UESB, tendo como sedes os municípios de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.

Copyright 2020 © - Todos os direitos reservados - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Desenvolvido pela ASCOM / CHP

O conteúdo aqui presente é de inteira responsabilidade do setor.
UESB