Universidades Para Todos

Apresentação do Projeto


O Projeto Universidade Para Todos (UPT) é uma iniciativa do governo do Estado da Bahia, implementada através do Decreto Nº 9.149 de 23/07/2004, executada através da Secretaria Estadual de Educação em parceria com as Universidades estaduais da Bahia (UESB, UESC, UEFS, UNEB e UFRB). Tem por objetivo a ampliação do acesso ao ensino superior através da oferta de curso preparatório para o vestibular. Com atuação em mais de 173 municípios, em 2020 a perspectiva é de ampliação de vagas e maior atendimento da comunidade.

Na região sudoeste da Bahia, o UPT é executado pela UESB e atualmente atende 25 municípios sendo: Barra da Estiva, Barra do Choça, Belo Campo, Caetanos, Cândido Sales, Condeúba, Ibicuí, Itagi, Itambé, Itapetinga, Itapetinga, Itaquara, Itiruçu, Itororó, Jaguaquara, Jequié, Jitaúna, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Maiquinique, Maracás, Nova Canaã, Planalto, Poções, Santa Inês, Tanhaçu e Vitória da Conquista. Com alcance de 06 Territórios de Identidade: Chapada Diamantina, Médio Rio das Contas, Médio Sudoeste da Bahia, Sertão Produtivo, Sudoeste Baiano e Vale do Jiquiriçá (Figura 01).

O Curso Pré-Vestibular ofertado através do Projeto Universidade Para Todos tem duração de maio a dezembro, compreendendo o período de matrícula, com oferta de turmas com até 50 (cinquenta) alunos. As atividades didáticas que compõem a metodologia do referido projeto são:

  • Aulas regulares que ocorrem de segunda a sexta-feira, das 19h:00min às 21h:40min;
  • Realização de “Aulões” interdisciplinares;
  • Aplicação do teste de orientação profissional;
  • Aplicação de simulados para as provas do ENEM e Vestibular da UESB;
  • Visita guiada ao campus da UESB, oportunidade em que os cursistas visitam e vivenciam o ambiente universitário, sua estrutura, possibilidades e diversidade.

Somente as aulas regulares acontecem nos espaços de instituições parceIras. As demais atividades complementares supracitadas são realizadas nos campi da UESB, sediados em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.

O êxito e alcance dos objetivos do Projeto Universidade Para Todos somente são possíveis através da celebração de parcerias com entidades do poder público e sociedade civil, visando a cessão de espaços de sala de aula.

Para melhor gestão das atividades do projeto, os municípios são divididos em Polos, de acordo com a multicampia da UESB, tendo como sedes os municípios de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.

Universidades
Copyright 2020 © - Todos os direitos reservados - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Desenvolvido pela ASCOM / CHP

O conteúdo aqui presente é de inteira responsabilidade do setor.
UESB