Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 28 de março de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DA LINHA 2 E OPTATIVA PARA MESTRANDOS DE OUTRAS LINHAS: Currículo, Práticas Educativas e Diferença

PROFESSORES: Professor da linha a combinar.

CARGA HORÁRIA: 45 horas (3c)

Ementa: Estudos sobre teorias, práticas e políticas curriculares; culturas, representações e práticas educativas em espaços escolares e não-escolares.

Bibliografia:

BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.

BERGER, Peter L. Berger; Luckman, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes,1985.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembrança de velhos 3 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

CASASSUS. Juan. A escola e a desigualdade. Brasília: Liber, 2006.

CORAZZA, Sandra Mara. O que quer um currículo? Pesquisas pós-críticas em educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Edições Melhoramentos, 1975.

FORQUIN, J-C. Escola e cultura. As bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: ArtMed, 1993.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. São Paulo: Edições Graal, 2004.

______. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2003.

______. Vigiar e punir. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

______. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault: uma trajetória filosófica – para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

GIROUX, H. Atos impuros: a prática política dos estudos culturais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

GOODSON, Ivor (1999). A crise da mudança curricular: algumas advertências sobre iniciativas de reestruturação. In: SILVA, Luiz Heron (org.) Século XXI: qual conhecimento? Qual currículo? Petrópolis: Vozes, 109-126.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 10 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

LE GOFF, Jacques. História e memória. São Paulo: Ed. UNICAMP, 1992.

LOPES, Alice Cassimiro; MACEDO, Elizabeth (Orgs.). Currículo: debates contemporâneos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

______.  Dossiê Políticas de currículo no mundo contemporâneo. Currículo sem fronteiras. v. 6, n. 2, jul/dez 2006. Disponível em www.curriculosemfronteiras.org

MOREIRA, A. F.; SILVA, T.T. (Orgs). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.

PETERS, Michael. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença: uma introdução. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SAVIANI, Dermeval Saviani. Escola e democracia. Campinas: São Paulo. Editores Associados, 2008.

SILVA, Tomaz Tadeu. Liberdades reguladas: a pedagogia construtivista e outras formas de governo do eu. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

______. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

______. Linhas de escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

______. Documentos de identidade: uma introdução às teorias críticas do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

VÁSQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. 2.ed. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales-Clacso: São Paulo: Expressão Popular, Brasil,

2011.

VEIGA-NETO, Alfredo (Org.). Crítica pós-estruturalista e educação. Porto Alegre: Sulina, 1995.

______. Espaço e currículo. In: LOPES, Alice Cassimiro; MACEDO, Elizabeth (orgs.). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP & A, 2002b.

BUSCA

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
Estrada do Bem Querer, KM 04