Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 19 de abril de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

DISCIPLINA OBRIGATÓRIA: Políticas Públicas em Educação (PPGED 001)

PROFESSORAS: Professor da linha a combinar.

CARGA HORÁRIA: 45 horas (3T; 0P; 0E)

Ementa: Estado, educação e políticas públicas. Planejamento e avaliação de políticas públicas em educação e suas implicações no contexto educacional brasileiro.

Bibliografia:

AZEVEDO, Janete M. Lins. A educação como políticas públicas. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.

BELONI, Isaura; MAGALHÃES, Heitor; SOUSA, Luzia Costa de. Metodologia de avaliação em políticas públicas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

BOBBIO, Norberto. Estado, governo e sociedade: para uma teoria geral da política. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

DEMO, P. Política Social, educação e cidadania. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1996.

FERREIRA, Naura S. Carapeto. Gestão democrática da Educação: atuais tendências, novos desafios. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

HOCHMAN, Gilberto ; ARRETCHE, Marta ; MARQUES, Eduardo. Políticas Públicas no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2007.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; ROSAR, Maria de Fátima Félix. Política e gestão da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

OLIVEIRA, Romualdo Portela (Org.) Política educacional: impasses e alternativas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Marisa R. T. (org.). Política e Trabalho na Escola: Administração dos sistemas públicos de educação básica. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

PARO, Vitor Henrique. Gestão Escolar, democracia e qualidade de ensino. São Paulo: Ática, 2007.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930/1973).Editora Vozes, Petrópolis, RJ. 1988.

SAVIANI, Dermeval. PDE- Plano de Desenvolvimento da Educação: análise crítica da política do MEC. Campinas: Autores Associados,2009.

BUSCA

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
Estrada do Bem Querer, KM 04