Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 18 de abril de 2019

UESB Governo do Estado da Bahia

DISCIPLINA OPTATIVA: A Individualidade, a Formação Humana e o Professor na Contemporaneidade (PPGED 043)

PROFESSOR: Luiz Artur dos Santos Cestari

CARGA HORÁRIA: 45 h (3 créditos)

Ementa: Estuda os conceitos de formação e individualidade, destacando a ambiguidade da cultura identificada em seus momentos de distanciamento e adaptação. Enfatiza o modo como a adaptação pode tanto implicar na necessidade da construção de normas sociais e de suas reflexões críticas, quanto enveredar para a consolidação das consciências reificadas pela indústria cultural. Discute as formas de subjetivação e constituição de identificações na formação do professor nos tempos recentes.

Bibliografia

CESTARI, LAS. Individualidade e formação humana: argumentos em favor da educação como um campo próprio de saber. Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 2, p. 217-224.

Deleuze, Gilles. Empirismo e subjetividade: ensaios sobre a natureza humana segundo Hume. Disponível em: https://ayrtonbecalle.files.wordpress.com/2015/07/deleuze-g-empirismo-e-subjetividade.pdf     Acesso em 28/08/2017.

DOSSE, François. História do estruturalismo. Tradução de Álvaro Cabral; revisão técnica de Marcia Mansor D’Alessio. Bauru, SP: Edusc, 2007. v. 1: O campo do signo – 1945/1966.513 p. – v. 2: O canto do cisne – de 1967 a nossos dias. 575 p.

PAGNI, Pedro Angelo. O cuidado de si em Foucault e as suas possibilidades na educação: algumas considerações. In: Michel Foucault : sexualidade, corpo e direito / Luiz Antônio Francisco de Souza, Thiago Teixeira Sabatine e Boris Ribeiro de Magalhães, organizadores. – Marília. : Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

GALLO, Silvio. Educação: entre a subjetivação e a singularidade. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 2, p. 229-244, maio/ago. 2010 (http://www.redalyc.org/pdf/1171/117117124003.pdf

VEIGA NETO. Alfredo. Anotações sobre as relações entre teoria e prática. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 20, n. 1, p. 113-140, mar. 2015 / jun. 2015

 

BUSCA

Parceiros

ppg
capes
cnpq
fapesb
periodicos
dgp

Contato Rápido

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
Estrada do Bem Querer, KM 04
Vitória da Conquista –  Bahia
CEP: 45083-900
Fone: (77) 3424-8749
E-mail: ppged@uesb.edu.br