Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 19 de abril de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

DISCIPLINA OPTATIVA: A memória como objeto para pesquisa: abordagens teóricas e metodológicas (PPGED 037)

PROFESSOR(A): A combinar

CARGA HORÁRIA: 45 h (3 créditos)

Ementa: Propor discussão sobre o uso da Memória como metodologia da pesquisa em educação, a partir dos conceitos históricos e de áreas afins que possibilitem a reflexão acerca da importância da memória e oralidade em contextos sociais específicos.

Bibliografia:

BONVINI, Emilio. Tradição oral afro-brasileira: as razões de uma vitalidade. In: Projeto História. Revista de Estudos de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo: EDUC. 2001.

BORNHEIM, Gerd. A. O conceito de tradição. In: BORNHEIM, Gerd. (Org.). A Cultura Brasileira: tradição/contradição. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar/Funarte, 1997.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembrança de velhos 3 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

HALBWACHS, Maurice. A Memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 10 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

HOBSBAWM, Eric e RANGER, Terence. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

LE GOFF, Jacques. História e memória. São Paulo: Ed. UNICAMP, 1992.

PINHO, Patrícia de Santana. Reinvenções da África na Bahia. São Paulo: Annablume, 2004.

BUSCA

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
Estrada do Bem Querer, KM 04