Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 19 de abril de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

DISCIPLINA OPTATIVA: Capital, Trabalho e Educação como Emancipação Humana (PPGED 050)

PROFESSOR(A): A combinar

CARGA HORÁRIA: 45 h (3 créditos)

Ementa: O trabalho como realidade constitutiva do gênero humano e das condições sociais e históricas das dimensões produtivas e reprodutivas; O trabalho como princípio educativo; características e transformações educacionais da força de trabalho; A constituição do ser trabalhador e suas implicações para a educação e para a emancipação humana.

Bibliografia:

ALBARNOZ, Suzana. O que é trabalho. São Paulo: Brasiliense, 2008.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.

CHAVES, Eduardo O. C. O liberalismo na política, economia e sociedade e suas implicações para a educação: uma defesa. In: LOMBARDI, José Claudinei; SANFELICE, José Luis. Liberalismo e educação em debate. Campinas: Autores Associados, 2007

CHESNAIS, François. Mundialização do capital e o jogo da lei da população inerente ao capitalismo. In: SOUZA, Antônia de Abreu et al. Trabalho, capital mundial e formação dos trabalhadores. Fortaleza: Editora Senac; Edições UFC, 2008.

FORRESTER, V. O horror econômico. São Paulo: UNESP, 1997. p. 3-66 GENTILI, Pablo. Três teses sobre a relação trabalho e educação em tempos neoliberais. In: LOMBARDI, José Claudinei. SAVIANI, Dermeval. SANFELICE, José Luis. Capitalismo, trabalho e educação.

GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1982. p. 3-22;117-127.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX. (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 2001. p. 393-420.

KUENZER, Acácia Zeneida. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: LOMBARDI, José Claudinei. SAVIANI, Dermeval. SANFELICE, José Luis. Capitalismo, trabalho e educação. LUCENA, Carlos. A. Educação e trabalho: interfaces do mercado. In: LOMBARDI, José Claudinei. Temas de pesquisa em educação. Campinas: Autores Associados, 2003.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Centauro, 2004. p. 23-109.

MARX, Karl.; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Cortez, 1998. MARX, Karl. Manuscritos econômicos e filosóficos. Disponível em << http://www.marxists.org/portugues/marx/1844/manuscritos/cap01.htm>> Acesso em 26/04/2012

MARX, Karl. O capital. Vol. II. São Paulo: Nova Cultural, 1985. p. 261-294.

MÉSZÁROS. István. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2002.

PISTRAK, M. M. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Brasiliense. 1981.

________. Escola Comuna. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

BUSCA

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
Estrada do Bem Querer, KM 04