Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 18 de abril de 2019

UESB Governo do Estado da Bahia

DISCIPLINA OPTATIVA: Currículo e Cultura (PPGED 039)

PROFESSOR(A): A combinar

CARGA HORÁRIA: 45 h (3 créditos)

Ementa: Cultura e currículo nos estudos culturais, na nova sociologia da educação e nas correntes pós-criticas. Enfoque nos aspectos da cultura e seus fluxos, hibridismo, multiculturalismo, questões de gênero, sexualidade; relações étnico-raciais e suas implicações no currículo.

 

Bibliografia:

BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

BERNSTEIN, B. Pedagogia, control simbólico e identidad. Madri: Morata, 1998.

BOURDIEU, P.; PASSERON, Jean-Claude.  Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Editora UFSC, 2014.

BUTLER, J. Problemas de gênero. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CANDAU, V. Mª. (org.). Sociedade, educação e cultura(s). Questões e propostas. Petrópolis: Vozes, 2002.

DERRIDA, J. A escritura e a diferença. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.

FORQUIN, J-C. Escola e cultura. As bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: ArtMed, 1993.

GARCIA CANCLINI, N. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2006.

GIROUX, H. Atos impuros: a pratica política dos estudos culturais. Porto Alegre: Artmed, 2003.

HALL, S. Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

LACLAU, E. Emancipación y diferencia. Buenos Aires: Difel, 1996.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Orgs). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2003.

MCCARTHY, C. Racismo Y curriculum. Madri: Morata, 1994.

MCLAREN, P. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez, 2000; _____. (org.). Pedagogía crítica e cultura depredadora. Barcelona: Paidós, 1997.

MOREIRA, A. F.; SILVA, T.T. (Orgs). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.

TORRES, Carlos Alberto. Democracia, educação e multiculturalismo. Petrópolis; RJ: Vozes, 2001.

WILLIAMS, R.Cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

BUSCA

Parceiros

ppg
capes
cnpq
fapesb
periodicos
dgp

Contato Rápido

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
Estrada do Bem Querer, KM 04
Vitória da Conquista –  Bahia
CEP: 45083-900
Fone: (77) 3424-8749
E-mail: ppged@uesb.edu.br