Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 24 de abril de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

DISCIPLINA OPTATIVA: Educação e Ciências da Educação (PPGED 010)

PROFESSOR: Cláudio Pinto Nunes

CARGA HORÁRIA: 45 h (3 créditos)

Ementa: Conceitos de Educação e de Ciências da Educação e sua cientificidade. Análise do quadro geral das Ciências da Educação, das possibilidades e práticas de pesquisa no campo da Educação e das Ciências da Educação.

Bibliografia:

BOAVIDA, João; AMADO, João. A afirmação social das Ciências da Educação: uma perspectiva histórica a partir de Portugal. Educação em Questão. v. 32, n18, maio/ago. 2008. p. 7-39.

AMADO, João; BOAVIDA, João. Ciências da Educação: epistemologia, identidade e perspectivas. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2006.

AVANZINI, Guy. Des Sciences de l’Éducation. Cahiers Binet-Simon, n. 645, 1995, p. 5-26.

BOAVIDA, João; GARCÍA DE DUJO, Angel. Teoria da educação: contributos ibéricos. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2004.

CARVALHO, Adalberto Dias de. Epistemologia das Ciências da Educação. 2. ed. Porto: Afrontamento, 1988.

ESTEBAN, J. O. Hacia uma ciencia de la educación. In: ESCOLANO et al.Epistemología e educación. Salamanca: Sigueme, 1978. p. 141-151.

ESTRELA, Albano (Org.). O tempo e o lugar das Ciências da Educação. Porto: Porto, 1999.

FRANCO, Maria Amélia. A pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Papirus, 2003.

MIALARET, Gaston. As ciências da educação. 2. ed. Lisboa: Moraes, 1980.

NÓVOA, António; CAMPOS, Bártolo, PONTE,  Pedro; BREDERODE, Maria Emilia.Ciências da Educação e mudança. Lisboa: SPCE, 1991.

NUNES, Claudio Pinto. Ciências da educação e prática pedagógica: sentidos atribuídos por estudantes de Pedagogia. Ijuí: Unijuí, 2011.

BUSCA

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
Estrada do Bem Querer, KM 04