Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 19 de junho de 2019

UESB Governo do Estado da Bahia

DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DA LINHA 4 E OPTATIVA PARA MESTRANDOS DE OUTRAS LINHAS: Educação, Epistemologia, Ensino e Aprendizagem (PPGED 034)

PROFESSOR(A): A combinar

CARGA HORÁRIA: 45 h (3 créditos)

Ementa: Estudos sobre configurações curriculares, epistemologia e práticas de ensino e aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento.

Bibliografia:

APPLE, M. Educação e Poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989

BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo, UNESP, 1999

CUNHA, Luiz Antonio. Educação e Desenvolvimento Social no Brasil. São Paulo: Zahar, 1981.

TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

DEWEY, John. Experiência e educação. Tradução: Anísio Teixeira. 2. ed. São Paulo: Nacional, 1976.

DEWEY, John. Vida e Educação. Tradução: Anísio Teixeira. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos; Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Material Escolar, 1978.

DUARTE, Newton. (2000b) (org.). Sobre o Construtivismo: contribuições a uma análise crítica. Campinas: Autores Associados.

DUARTE, Newton. (2003). Sociedade do Conhecimento ou Sociedade das Ilusões?. Campinas: Autores Associados.

FERNANDES, Florestan, (1966). Educação e Sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus Editora.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido.11ª Ed.São Paulo: Paz e Terra, 1987.

Giroux, H. A. Os professores como intelectuais – rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

Giroux, H. A. Teoria e Resistência em Educação: Para Além das Teorias da Reprodução Petrópolis: Vozes, 1983

GRAMSCI, Antonio (1968), Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira. 1968.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade, Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

LOPES, Eliane Marta Teixeira. Colonizador-Colonizado: uma relação educativa no movimento da história. Belo Horizonte : UFMG, 1985.

LOMBARDI, José Claudinei. Reflexões sobre educação e ensino na obra de Marx e Engels / José Claudinei Lombardi. – Campinas, SP, 2010.

LUZURIAGA, Lorenzo. História da educação e da pedagogia. 15 ed. São Paulo: Nacional, 1984.

MANACORDA, Mario Alighiero.  Marx e a pedagogia moderna.  São Paulo, Cortez/Autores Associados.1991

MANACORDA, M. A. O Principio Educativo em Gramsci. Campinas, Alínea, 2º Edição, 2008.

Moreira, A. F. B. (org.) Conhecimento Educacional e Formação do Professor. Campinas: Papirus, 1994

NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. Porto Alegre, Artes Médicas, 1992.

NUNES, Clarice. História da Educação: espaço do desejo. Em Aberto, Brasília : INEP, Vol. 9, no. 47, julho/setembro 1990, p. 37-45.

Popkewitz, Thomas. Reforma educacional – uma política sociológica. Porto Alegre, Artes Médicas, 1997.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 36 ed. Campinas: Autores Associados, 2003. TEIXEIRA, Anísio. A Pedagogia de Dewey (Esboço da teoria de educação de John Dewey). In: DEWEY, John. Vida e Educação. 10 ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

SAVIANI, Dermeval.. Pedagogia histórico-crítica. Primeiras aproximações. São Paulo : Cortez. 1991

SAVIANI, D. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 4 ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

TEIXEIRA, Anísio. Educação não é privilégio. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1957.

TEIXEIRA, Anísio. Educação é um direito. Rio de Janeiro, Editora da UFRJ, 2016.

TEIXEIRA, A. Educação para a Democracia: introdução à administração educacional. 2ª ed. Apresentação de Luiz Antônio Cunha. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

Young, M. Uma abordagem do estudo dos programas enquanto fenômenos do conhecimento socialmente organizado. In: Grácio, S. & Storr, S. (orgs.) Sociologia da Educação II. Antologia. Lisboa: Horizonte, 1982 (p. 151-187).

BUSCA

ppg
capes
cnpq