Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 29 de março de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

DISCIPLINA OPTATIVA: Educação, Movimentos Sociais, Formação e Trabalho (PPGED 035)

PROFESSOR(A): A combinar

CARGA HORÁRIA: 45 h (3 créditos)

Ementa: Estudos sobre a relação entre trabalho, educação e formação, dando destaque ao trabalho e à formação docente; as diversas formas de educação que se relacionam com os movimentos sociais e educação popular. Políticas, programas e processos de promoção da educação em diferentes contextos.

Bibliografia:

ALBARNOZ, Suzana. O que é trabalho. São Paulo: Brasiliense, 2008.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.

ASSUNÇÃO, Áda Ávila; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Intensificação do trabalho e saúde dos Professores. Educação e Sociedade, Campinas, vol 30, n. 107, p. 349-372, maio/ago. 2009.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1980.

FRIGOTTO, G. Educação e crise do capitalismo real. São Paulo : Cortez, 1995.

GOHN, M. G (Org.). Movimentos Sociais no Início do Século XXI: Antigos e Novos Atores Sociais. Petrópolis: Editora Vozes, 2004.

GOHN, M. G.  A educação não-formal e a relação escola-comunidade. Revista ECCOS, nº 2, vol. 6, Dez 2004, p. 39-65.

LIMA. E.N. ; NETO. L.B. Educação e trabalho: é possível uma leitura marxista sobre os discursos e práticas educacionais no campo? Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 295-308, abr. 2011.

MEDRANO, Consuelo Vélez de; VAILLANT, Denise. Aprendizaje y desarrollo profesional docente. Santillana: Madrid, 2009.

PISTRAK, M. M. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Brasiliense. 1981.

BUSCA

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
Estrada do Bem Querer, KM 04