Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 18 de abril de 2019

UESB Governo do Estado da Bahia

DISCIPLINA OPTATIVA: Educação, Subjetividades e Diferença (PPGED 042)

PROFESSOR(A): A combinar

CARGA HORÁRIA: 45 h (3 créditos)

Ementa: Segmentaridades Sociais. Movimentos de territorialização, desteritorializaçao e reterritorialização. Educação e produção de Subjetividades. O currículo escolar e suas relações com a produção de subjetividades/individualidades.  Diferenciação e diferençação na Diferença. Devir.

Bibliografia:

DELEUZE, G. Nietzsche a e filosofia. Trad. Ruth Joffily e Edmundo Fernandes Dias. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.

______ ¿Que és un dispositivo? In: Michel Foucault, filósofo. Barcelona: Gedisa, 1990, pp. 155-161. Trad. Wanderson Flor do Nascimento. Disponível em:  http://escolanomade.org/pensadores-textos-e-videos/deleuze-gilles/o-que-e-um-dispositivo. Acesso em: 01 de junho de 2015.

______. A imanência: uma vida… Educação & Realidade. V. 27, nº. 2. jul./dez. 2002b, Disp. em: http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/31079/19291. Acesso em: 02 de junho de 2015. p. 10-18.

______. Espinoza: filosofia prática. Trad. Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002b.

______. Diferença e Repetição. 2ª ed. Trad. Luiz Orlandi, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 2006.

DELEUZE, Gilles e PARNET, Claire. L’abécédaire de Gilles Deleuze, entrevista feita

por Claire Claire Parnet, filmada e dirigida por Pierre-André Boutang. Paris: Vidéo

Éditions Montparnasse, 1996. O abecedário de Gilles Deleuze. Transcrição integral do vídeo, para fins exclusivamente didáticos. Disponível em: http://stoa.usp.br/prodsubjeduc/files/262/1015/Abecedario+G.+Deleuze.pdf. Acesso em: 10 de junho de2015.

______; ______. Diálogos. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.

______; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 1992.

______; ______. Mil Platôs. Vol. 1. Trad. Ana Lucia de Oliveira e Aurelio Guerra Neto, Célia Pinto Costa.  São Paulo: Ed. 34, 1995a.

______; ______. Mil Platôs. Vol. 2. Trad. Ana Lucia de Oliveira e Lúcia Cláudia Leão.   São Paulo: Ed. 34, 1995b

______; ______. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 3. Trad. Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudio Leão e Suely Rolnik. 2ª ed. São Paulo: Ed. 34, 2012a.

______; ______. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 4. Trad. Suely Rolnik. São Paulo: Ed. 34, 1997.

______; ______. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 5. Trad. Peter Pál Pelbart e Janice Caiafa. 2ª Ed. São Paulo: Ed. 34, 2012b.

______; ______; O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. 2ª ed. Trad. Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2011.

FUGANTI, Luiz. Corpo em devir. Sala Preta/PPGAC, 2007. Vol. 7. P. 67-76. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57321. Acesso em: 02 de junho de 2015.

______. Agenciamento. In: AQUINO, Julio G.; CORAZZA, Sandra M. (orgs.), Abecedário: Educação da diferença. Campinas, SP: Papirus, 2009. p. 19-23.

______. Criação de si como obra de arte. Uberlândia, MG: UFU, setembro de 2013. Palestra ministrada aos alunos  e professores da Faculdade de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia.

GALLO, Silvio. Transversalidade e educação: pensando uma educação não-disciplinar. In: ALVES, Nilda; GARCIA, Regina L. (orgs.) O Sentido da Escola. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

LARROSA. Jorge. Nietzsche & a Educação. 3ª ed. Trad. Semíramis Gorini da Veiga. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

PEREIRA, Marcos V. O limiar da experiência estética: contribuições para pensar

um percurso de subjetivação. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 1 (67), Jan./abr. 2012.  p. 183-195.

______. Sobre a Interdisciplinaridade e diferença: um debate filosófico. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação – RESAFE, n. 22. Maio-Out/2014. p. 108-128.

ROLNIK, Suely. O mal estar da diferença. Publicado na França, in Chimères no 25. Association Chimères, Paris, outono 1995. Versão ligeiramente modificada do ensaio publicado no Anuário Brasileiro de Psicanálise. Relume-Dumará, Rio de Janeiro, 1995 e, na Argentina, in Zona Erógena, Revista abierta de Psicoanalisis y Pensamiento Contemporaneo, no 24. Buenos Aires, inverno 1995. Disponível em: http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/Malestardiferenca.pdf. Acesso em: 22 de setembro de 2014.

STEGMAIER, Werner. As linhas fundamentais do pensamento de Nietzsche: coletânea de artigos 1985-2009. Organização de Jorge Luiz Viesenteiner e André Luis Muniz Garcia. Petrópolis, RJ: Vozes 2013.

ULPIANO, Claudio. Nietzsche: a individuação e a identidade ou a conquista da diferença. Aula proferida na Escola Senador Correia, em 20 de agosto de 1989. Disponível em: http://claudioulpiano.org.br.s87743.gridsever.com/?p=2728&print=1. Acesso em: 14 de setembro de 2014.

______. Acontecimento e campo de poder. Aula proferida na Escola Senador Correia, em 05 de abril de 1989b. Disponível em: http://claudioulpiano.org.br.s87743.gridsever.com/?p=76&print=1. Acesso em: 16 de setembro de 2014.

BUSCA

Parceiros

ppg
capes
cnpq
fapesb
periodicos
dgp

Contato Rápido

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
Estrada do Bem Querer, KM 04
Vitória da Conquista –  Bahia
CEP: 45083-900
Fone: (77) 3424-8749
E-mail: ppged@uesb.edu.br