Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 28 de março de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

DISCIPLINA OPTATIVA: Formação, Práticas e Discursos Docentes (PPGED 044)

PROFESSOR(A): A combinar

CARGA HORÁRIA: 45 h (3 créditos)

Ementa: Concepções, tendências e pesquisas sobre a prática pedagógica; as múltiplas linguagens na formação do professor como pesquisador e discursos docentes.

Bibliografia:

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003 (Coleção Questões da Nossa Época).

ANDRÉ, M.E.D. Perspectivas atuais da pesquisa sobre docência. In: CATANI, D.B. et al. Docência, memória e gênero: Estudos sobre formação. São Paulo: Escrituras Editora, 1997.

_______. O papel da pesquisa na articulação entre saber e prática docente In:CLAVES, S.M. e TIBALLI, E.F. (org.). Anais do VII Endipe, vol. II, Goiânia, 1994. DEMO, P. Educar pela pesquisa. São Paulo: Autores Associados, 1996.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995.

BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico – classe, códigos e controle. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1996. FARIAS, I. M. S. de. Inovação, mudança e cultura docente. Brasília: Liber Livro, 2006.

GATTI, Bernardete A. Formação continuada de professores: a questão psicossocial. Cadernos de Pesquisa, n. 119, p. 191-204, julho/2003.

DURAND, Marc; SAURY, Jacques; VEYRUNES, Philippe. Relações fecundas entre pesquisa e formação docente: elementos para um programa. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, v. 35, n. 125, p. 37-62, mai/ago. 2005

FAIRCLOUGH, N. Discurso e Mudança Social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001, 2008 (reimpressão).

GERALDI, C. (org). Cartografias do trabalho docente: Professor(a)- pesquisador(a). Campinas: Mercado das Letras, ALB, 1998.

LÜDKE, Menga. O professor, seu saber e sua pesquisa , Revista Educação & Sociedade, ano XXII, nº 74, Abril/2001

LÜDKE, Menga e CRUZ, Giseli Barreto da. Aproximando a Universidade da Escola Básica pela pesquisa., Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 81-109, maio/ago. 2005

NÓVOA, A. (Org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1992.

NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, ano XXII, nº 74, Abril/2001

PERRENOUD, P. Formar professores em contextos sociais em mudança: prática reflexiva e participação crítica. Revista Brasileira de Educação nº 12, Anped, set-dez. 1999

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidades e saberes na docência. In: ______. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 15-34.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

_____________. Formar professores como profissionais reflexivos; In: NÓVOA, A. Os Professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992

TARDIF, M.; LESSARD & LAHAYE. Os professores face ao saber: Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação nº 4, Porto Alegre: Panônica, 1991.

BUSCA

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
Estrada do Bem Querer, KM 04