Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 29 de março de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

DISCIPLINA OPTATIVA: Prática pedagógica no ensino fundamental (PPGED 058)

PROFESSORA: A combinar

CARGA HORÁRIA: 45 h (3 créditos)

Ementa: Estuda a pratica pedagógica no ensino fundamental na perspectiva da emancipação humana

Bibliografia:

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Tradução Wolgang Leo Maar. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ANDRÉ, Marli (org.). Pedagogia das diferenças na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999.

BRASIL, Ministério da Educação. Ensino fundamental de nove anos: orientações geraisBrasília, Secretaria de Educação Básica. Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.Coordenação Geral do Ensino Fundamental, 2004.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 02.08.2019.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução n. 07, de 14 de dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Diário Oficial da União, DF, 15 dez. 2010b. Disponível em: portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso em julho/2017.

BRASIL. Novas Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental de 9 anos. Brasília: MEC, 2010.

CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro Crusoé. Prática pedagógica interdisciplinar na escola fundamental: sentidos atribuídos pelas professoras. Curitiba, PR: CRV, 2014.

FONTANA, Roseli A.Cação. Mediação pedagógica na sala de aula. Campinas,SP: Autores Associados, 1996.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

NETO, João Batista; SANTIAGO, Eliete. (Orgs.) Prática Pedagógica e Formação de professores. Editora Universitária UFPE, Recife, 2009.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-critica: primeiras aproximações. Campinas: Autores associados, 7. Ed, 2000.

VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez. Filosofia da Práxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988

BUSCA

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)