Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 25 de abril de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

DISCIPLINA OPTATIVA: Gênero, Raça e Desempenho Escolar (PPGED 059)

PROFESSOR: Núbia Regina Moreira

CARGA HORÁRIA: 45 h (3 créditos)

Ementa: Desigualdade sócio educacional e suas relações com raça e gênero. Gênero/etnia/cor e escolarização. Taxas de escolarização: sucesso/fracasso escolar e sua relação com gênero/etnia. A construção de masculinidades e feminilidades na escola.

Bibliografia:

BARBOSA, Maria L. Desigualdade e desempenho: uma introdução à sociologia da escola brasileira. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.

CARVALHO, Marília. Avaliação escolar, raça e gênero. Campinas: Papirus, 2009.

CASASSUS. Juan. A escola e a desigualdade. Brasília: Liber, 2006.

COSTA, Lívia F.; MESSEDER, Marcos Luciano L.  Educação, multiculturalismo e diversidade. Salvador: EDUFBA, 2010.

NOGUEIRA, Maria A.; ROMANELLI, G.; ZAGO, N. Família e escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis: Vozes, 2000.

PAIXÃO, L.; ZAGO, N. Sociologia da Educação: pesquisa e realidade brasileira. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

RIOS, Jane Adriana. Ser e não ser da roça, eis a questão! Identidades e discursos na escola. Salvador: EDUFBA, 2011.

SILVA, Ana Célia. A representação social do negro no livro didático: o que mudou? Por que mudou? Salvador: EDUFBA, 2011.

THORNE, Barrie. Gender play: girls and boys in school. Rutgers University Press, 1997

BUSCA

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)