Diminuir Fonte Aumentar Fonte Alto Contraste

Campus de Vitória da Conquista, 25 de abril de 2024

UESB Governo do Estado da Bahia

DISCIPLINA OPTATIVA: Gestão da Educação (PPGED 013)

PROFESSORA: A combinar

CARGA HORÁRIA: 45 h (3 créditos)

Ementa: Gestão educacional. Análise dos princípios da gestão democrática e sua relação com a educação de qualidade. Estudo das dimensões pedagógica, financeira, administrativa e política da gestão educacional.

Bibliografia:

BARROSO, J. Políticas educativas e organização escolar. Lisboa: Universidade Aberta, 2005

Educação básica: políticas, legislação e gestão. São Paulo: Pioneira, 2004.

FERREIRA, N. S. C. (org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FOUCAULT. M. Microfísica do poder. 19. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2004.

HARVEY, D. Condição pós-moderna. 16. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

HORA, D. L. da. Gestão educacional democrática. Campinas: Alínea, 2007

LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: política, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.

LUCK, H; FREITAS, K. S. de; GIRLING, R; KEITH, S. A escola participativa. Petrópolis: Vozes, 2005.

MENDONÇA, E. F. A regra e o jogo. Democracia e patrimonialismo na educação brasileira. Campinas, Unicamp. Tese de doutorado. 2000.

OLIVEIRA, D. A. (Org.). Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

OLIVEIRA, D. A.; ROSAR, M. de F. F. Política e gestão da educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

PARO, Vitor Henrique. Por dentro da escola pública. São Paulo: Xamã, 1995.

____. Eleição de diretores: a escola básica experimenta a democracia. Campinas: Papirus, 1996.

____. Gestão democrática da escola pública. 3. ed. São Paulo: Ática, 2006

____. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo: Ática, 2007.

TENDLER, J. Bom governo nos trópicos: uma visão crítica. Rio de Janeiro: Revan, 1998.

BUSCA

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)
Estrada do Bem Querer, KM 04